Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

18 setembro 2020

40 Túmulos para 40 Rifles "Machismo: 40 Graves for 40 Guns" (USA 1971) Subtitle/Legenda Inédita PTBR SRT exclusiva Brasil


40 Túmulos para 40 Rifles - Brasil 
The Revenge of the Wild Bunch - USA 
Machismo: 40 Graves for 40 Guns - USA 
Machismo - 40 Gräber für 40 Gewehre - Alemanha 
Forty Graves for Forty Guns - USA Machismo - Holanda 

Produção: USA, 01 de Julho de 1971 
Direção: Paul Hunt 
Duração: 95 minutos 
Produção: Ronald Víctor García 
Poster do filme: Robert Tanenbaum 
Chuy Franco - Cantor do temas mexicanos 
Locações: Hopetown, Yosemite Valley, Yosemite National Park, California, USA
Co Produção: Boxoffice International Pictures (BIP)  

Elenco:
Robert Padilla - Hidalgo
Gregory Sierra (Dirk Peno) - Lopez
Federico Gómez (Federico Gomez) - Vicente
Louis Ojena (Lou Ojena) - Fernandez
Jose Jasd - Rodriguez
Chuy Franco (Chuey Franco) - Garcia
Ron Castro (Ronald Castro) - Juarez
Stanley Adams - Granger/Ferreiro
Mike Robelo - Capitão Ramirez
Bruce Gordon - Burt/Dono da Loja
Nancy Caroline - Louise/Dona do Bar
Sue Bernard - Julie
Royal Dano - Zach/Bêbado
Leslie York - Ruby
Rita Rogers - Lil
Liberty Angelo - Dugan
Lilyan Chauvin - Kate
Patti Heider - Phyllis
Noble 'Kid' Chissell (Kid Chissell) - Doc/Médico Bêbado
Ferdinand Zegel - Minerador
Sean Kenney - Wichita
Joe Tornatore - Jake
Gary Kent - Jim Harris
James Lemp - Ed Harris
Gary Graver - Tim Harris
Randy Starr - Roper
 

Nunca exibido no Brasil, raríssimo Western com ritmo acelerado e violento, este faroeste ambientado na fronteira do México com os Estados Unidos narra a luta sangrenta para defender pessoas inescrupulosas que não merecem ser salvas da morte por uma gangue assassina de quarenta bandidos.

Um grande Western! Feito quase na época do "Wild Bunch” [Meu Ódio Será Tua Herança - 1980 de Sam Peckinpah], com um roteiro que lembra muito: "Seven Samurai” [Os Sete Samurais - 1954 de Akira Kurosawa] ou "The Magnificent Seven” Sete Homesn e um Destino - 1960 de John Sturges. 

O mais curioso é que o experiente diretor Paul Hunt, inverteu os personagens e os heróis aqui são sete mexicanos que chegam a uma cidade americana na fronteira mexicana cheia de fanáticos e solitários personagens problemáticos. 

A permanência destes sete bandidos pistoleiros e ladrões fazem parte de um acordo com o capitão Federale Ramirez do exército mexicano para capturarem a gangue assassina dos irmãos Harris, outros três bandidos mas americanos que saquearam e aterrorizaram vilas no México, barbarizaram uma igreja de Tecate, mataram os padres e também roubaram a Cruz de Ouro de Santo Agostinho, uma relíquia. Dentre as seis pessoas mortas mencionadas pelo capitão estão sua esposa e dois filhos. 

O capitão Federale designado para capturar a gangue de Harris percebe que ele está lidando com monstros e que para pegá-los ele deve combater fogo com fogo, portanto faz um acordo com um outro notório vigarista ladrão com a promessa de perdão das autoridades mexicanas por seus delitos e de seus seis homens se eles forem bem sucedido fazendo o serviço pegando os Harris vivos ou mortos. 

No acordo também inclui uma grande recompensa em dinheiro aos sete homens. A anos a gangue de Harris usa a cidade como seu esconderijo privado abusando das garotas e todos os habitantes da cidade são intimidados a acompanhá-los sob a ameaça de morte se não o fizerem. [Lembram de Django “Sergio Corbucci?” 

O plano de Hidalgo, líder do grupo dá errado quando a gangue dos três irmãos Harris entra na cidade e caem numa emboscada de Hidalgo, mas um dos bandidos consegue fugir e avisar os mais de quarenta bandidos acampados próximo à cidade em uma localidade conhecida como Gila Ben. 

 Um próximo ataque à cidade é emintente e depois de matar dois dos Harris, acabam ficando e tentam defender a cidade deles. 

Os mexicanos são gradualmente atraídos a ajudar a salvar a população pelos líderes Hidalgo (Robert Padilla) e Vicente (Federico Gómez), que se apaixonam por duas das mulheres. Um filme muito censurado em vários países mas que não mostram cenas de consumação sexual, apenas um leve nudismo e insinuações de estupros. 

Lopez (Gregory Sierra, sob o pseudônimo de Dirk Peno) implora que eles saiam e acha que é a coisa certa a fazer, mas é ignorado pelo resto dos mexicanos e fica por sua própria conta e risco. Com uma grande semelhança com o ator espanhol Aldo Sambrell, Gregory Sierra se destaca muito em seu papel. É perfeito como o mais rebelde dos sete amigos. 

Quando as duas gangues implacáveis finalmente se chocam, em meio a um considerável furor e traição, segue-se um derramamento de sangue e caos sem paralelo digno de Quentin Tarantino em “Django Unchained” (2012). 

Obviamente, com um orçamento muito baixo, ele mostra um bom resultado de aventura, machismo, suspense, vingança, arrogância, violência com bons tiroteios, cenas fortes e com muito sangue. 


Chuy Franco, Garcia mais tarde se tornou um conhecido cinegrafista e vigorosamente dirigido por Paul Hunt, e que mais tarde faria mais de 20 longas-metragens, trabalhando inclusive com Orson Welles de 1970 até seu falecimento em 1985. Ele também é o compositor e interpreta as baladas mexicanas tristes neste filme e que dá Tum tom Espaghetti ao filme Royal Dano e Stanley Adams tiveram atuações muito boas também interpretando os bandidos mexicanos. 

Pena não existir uma boa cópia disponível deste filme. Tudo o que consegui descobrir é uma cópia VHS com legendas alemãs disponíveis em algumas plataformas sociais, mas independente da qualidade o que apreciamos neste espaço é a arte em sua essência e não a tecnologia na produção ou preservação. Um filme marcante para fãs e apreciadores do Western mundial. 

Tive o maior prazer em elaborar a tradução e a subtitle/legenda no idioma Português ptbr srt para que possa ser traduzida em outros idiomas para que os fãs possam conhecer mais esta raridade do cinema.

                                                                     Trailer Inglês

 

Ilustração Fantasia

4 comentários:

  1. Ola amigo..tentei baixar pelo youtube mas só da erro...tens como verificar...muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu programa Downloader deve estar com problemas.
      Tente outros, aqui baixa normal.

      Excluir
  2. Atualizei o A Tube Cachter e não tem jeito de baixar ..outros filmes que tu postou consegui mas este não.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando a todos os leitores deste blog que este espaço é aberto para comentários e observações referente às matérias nele editadas, mas muita gente somente tem interesse em adquirir filmes.
    Nossa intenção não é essa.
    Grato.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: