Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

02 agosto 2016

Celebración del 50º Aniversario de "El Bueno, El Feo y eL Malo" Sad Hill Burgos - Espanha - Conclusão



                               BELÍSSIMO TRABALHO QUE VIDOU DOCUMENTÁRIO

Após um ano de incessante trabalho para a restauração através da Associação Cultural Sad Hill, seus associados e organizadores comemoraram com sucesso absoluto a reabertura do cenário cinematográfico escolhido por Leone e criado pelo artesão Carlo Simi.

Conseguiram recriar 1.000 das 4.000 tumbas que foram construídas para a cena final do filme e muitas delas adquiridas simbolicamente por pessoas fãs de todo o mundo que as patrocinaram e receberam o seu nome nelas. Presença de autoridades e personalidades importantes, ex atores coadjuvantes e que participaram do filme ainda vivos estiveram presentes.


Mensagem de Clint Eastwood, James Hetfield (Metallica) e Ennio Morricone foram assistidas no telão durante as projeções do filme com cópias especialmente estendidas e remasterizadas para o evento.

[A música de abertura dos Shows da banda de rock “Metallica” pelo mundo é "The Ecstasy of Gold” de Ennio Morricone e tema do duelo final do filme, por isso a sua mensagem em agradecimento ao convite e tributo a Leone e Morricone].

Qualquer fã da Trilogia dos Dólares de Leone deve ter guardado em sua memória cinematográfica a magnífica cena da sequência final de "O Bom, o Mau e o Feio". Um filme de referência no gênero oeste, ou do Espaghetti Western neste caso, e de pico na carreira de diretor Sergio Leone. Mas a crítica de cinema não é a razão para este momento.


Em 1966, uma equipe de filmagem comandada por Leone escolheu um lugar quase perdido num vale da província de Burgos para criar, do nada, um dos mais emblemáticos cenários da história do cinema que ficou conhecido como: Sad Hill Cemetery, um lugar onde o duelo "Grand Finale" entre Clint Eastwood (O Bom) Eli Wallach (O Feio) e Lee Van Cleef (O Mau) seria acompanhada pela extensa e melancólica música de Ennio Morricone.

Neste local natural tiveram a sua proeminência e após cinco décadas agora, retornou à vida, depois de 50 anos quase esquecido. Esta recuperação foi possível graças aos esforços voluntários dos criadores da Associação Cultural Sad Hill, que em sua origem haviam três entusiasmados fundadores e que foram posteriormente seguidos por muitos outros. Agora, 50 anos mais tarde e depois de muito trabalho, reconstruíram e decoraram o lugar no qual julgaram como uma obrigação em preservá-lo para os fãs do filme e para o turismo da região.


Este local natural deslumbrante abre-se por trilhas num caminho estreito entre Santo Domingo de Silos e Salas de Los Infantes. O acesso é difícil e no ponto mais alto você pode desfrutar de uma vista privilegiada com o vale do Cemitério de Sad Hill no centro.

Para aqueles que são os espectadores, Leone e sua Trilogia única do dólar este panorama nos faz ignorar lágrimas de emoção, não de ouro, mas também por viajar 50 anos de volta no tempo diretamente para a rodagem do filme, no momento em que a história e o Oeste Selvagem é vivído. Tudo o que está presente neste lugar é especial de Burgos.


Já no meio do vale à distância existem algumas vacas que pastam no que sempre foi a sua terra e agora resurge o cemitério que até a um ano atrás permanecera enterrado, quando os voluntários da associação por pura determinação partiram em trabalho braçal para limpar o terreno e voltar a dar vida a Sad Hill.

Agora Burgos estará ainda mais conhecida e visitada por turistas do mundo inteiro com a consequência do projeto e sabemos que não parará por aí. Outros locais "Set" estarão também recebendo uma atenção maior em preservação enriquecendo ainda mais a região que fez parte da história do cinema Europeu.


Javier, um dos voluntários que participaram nos últimos meses na recuperação do lugar diz que: "Tem sido uma experiência muito gratificante. O trabalho não parecia muito grande, mas não foi fácil e aos poucos descobriram o tamanho da criação de Carlo Simi e o avanço se tornava lento a medida que visualizavam a grandiosidade do cenário criado por ele".

Mas relata orgulhoso do sucesso do projeto. Hugo, um dos moradores que ajudaram, diz que: enquanto se observa a região a partir do centro do cemitério, você se sente completamente dentro daquela cena do filme. Uma bela encenação do duelo foi recriada pelos associados e atores dando um clima especial para todos os presentes no evento.


O filme continua a ter um exército de fãs e entusiastas em todo o mundo e continua crescendo. Tanto é que "Um colaborador americano pediu para que suas cinzas possam ser despejadas aqui quando morrer", disse David Alba, um dos criadores da associação.

Durante os últimos meses de trabalho têm surgido muitas histórias em todo o processo e muitas curiosidades vão surgindo em meio a divulgação da região e um dos mais curiosos talvez tenha sido o de um casal holandês que escolheu este local e o definiram para uma possível cerimônia de casamento inclusive com a música original do filme.

Um cenário inigualável tanto para se unir ou para morrer, realtaram. Para bens a todos os envolvidos neste projeto e pode contar com a colaboração deste espaço para dar continuidade em divulgar e noticiar os seus projetos.

 

Conclusão do Evento de 24 de Julho de 2016

8 comentários:

  1. EXCELENETE REPORTAJE AMIGO¡¡Y BONITO RECUERDO¡¡EL PROXIMO AÑO MAS Y MEJOR¡¡SALUDOS¡¡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos disponíveis para atuar junto aos próximos projetos.
      Saludos a todos.

      Excluir
  2. Belo trabalho Edelzio!...Parabéns aos demais hermanos por projeto. A fala de Clint Eastwood, é um presente para todos, me emociona, ontem, hoje e sempre!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este cemitério agora é parte de um museu permitindo visitas turísticas ao local e virou patrimônio universal do cinema e da Espanha.
      Valeu pela participação meu amigo!

      Excluir
  3. Bela máteria amigo, parabéns isso e muito mais direcionado a este grande clássico faz com que o mundo inteiro viva esta nostalgia do melhor d maior clássico do western spaghetti, jamais vira outro semelhante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma produção que viverá eternamente no seguimento.
      Uma joia única e inigualável.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Grato por sua valorização, participação e comentário, meu amigo!

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: