Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

13 maio 2016

Dean Reed no Brasil "A Passagem de Dean Reed pelo Brasil em 1962"


            
                  A BREVE E ÚNICA PASSAGEM DE DEAN REED PELO BRASIL EM 1962  

É muito curioso saber que Dean Reed tenha passado pelo Brasil e nenhum registro oficial tenha sido feito na época. A imprensa evitou de noticiar a sua passagem porque o Brasil assim como os países da América Latina enfrentavam o forte regime militar e Dean Reed era um opositor a estes regimes.

Americano, nascido em 22 de Setembro em Denver no Colorado, USA teve a sua breve passagem histórica em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 23 de julho de 1962, uma segunda feira,  Dean Reed esteve em São Paulo. No auge da carreira musical, o ícone do rock cantou na Record. Em uma de suas entrevistas disse “Quero me casar com uma brasileira”.
O cantor norte-americano chegou em 22 de julho de 1962 em São Paulo, apresentando-se nos dias 23 de julho [segunda] e dia 29 de julho [domingo].
Havia um anúncio grande sobre a estreia de Dean Reed às 21 horas no Teatro Record, cantando, tocando e dançando. 

Alto, moreno, com 20 anos. Na verdade ele era loiro e nasceu em 1938, no Colorado, tendo, portanto, 24 anos de idade, na época. Modesto e um tanto tímido, Dean estava numa ótima posição nas paradas de sucesso dos USA, vendendo tantos discos quanto os cartazes de grandes astros, como Fabian, Frankie Avalon e Paul Anka.  

Seu ritmo predominante era o Rock’n’Roll e seus maiores sucessos foram:  “Our Summer Romance”,“ I Ain’t Got You” [1959], “Don’t Let Her Go”,“No Wonder” [1960], “Humming Bird” e “Pistolero” [1960] além de trilhas sonoras para os seus filmes na década de 70.
 Todavia nenhum destes superou a versão de “La Novia” e ”Female Hercules” [1961], que encabeçava seu repertório para a América do Sul. 

Dean andava louquinho para se casar.  Por todos os países que passou nesta turnê: Argentina, Chile, Perú e Brasil, tentou conquistar uma garota.  Conquistou várias mas nenhuma para o altar, como queria.  Esperava ter sorte no Brasil explicando o porquê deste desejo: “A mulher americana é autoritária;  tem mania de agir como homem.  Além disso, as latinas me parecem muito mais “quentes”. 

Dean pregava também um pouco de religião, ensinando a respeitar a vida humana e Deus.  Formou-se em meteorologia e, em matéria de musica, afirmou conhecer Maysa e Cauby Peixoto.

Em 26 de julho de 1962, quinta feira, Dean Reed esteve em Campos do Jordão. Na editado na coluna “Jornal do Ricardo Amaral”: Dean Reed,  na base do Twist,  que canta no Teatro Record, será a grande atração no Sábado, dia 28 Julho, na Boite do Grande Hotel de Campos do Jordão.
Os rapazes vão oferecer um coquetel a Reed, no Condomínio Vila Simonsen ou na residência de Verônica Fontoura. 

Em 30 de julho de 1962, segunda feira na Coluna do “Ricardo Amaral”: O astro americano Dean Reed, que se apresentou no sábado em Campos de Jordão, ficou entusiasmado com uma carioca chamada Ana Marta Amaral e, ao despedir-se dela na manhã de ontem [domingo], após beijo cinematográfico, marcou encontro para depois de amanhã [quarta] na Guanabara, e falou em casamento. 
Como vemos, Dean Reed fazia a cabeça das jovens naquele ano.
Morreu em Berlin, Alemanha em 13 de Junho 1986 aos 47 anos de idade com morte até hoje polêmica sendo noticiado por alguns jornais como suicídio mas até hoje inexplicado.
Existem rumores de que Steven Spielberg pretende filmar a vida de Dean Reed e o ator mais cogitado para o papel seria Tom Hanks, mas devido a direitos autorais de outros envolvidos o projeto ainda está na gaveta. 


Dean Reed - The Red Elvis - Der Rote Elvis - 2007 Documentary - English Subtitles

4 comentários:

  1. Uma vez eu li um artigo no Jornal Estado de Minas, cujo tema era sua atividade política. Ele está inesquecível em "Sabata, Adeus", com Yul Brynner. Parabéns pelo artigo - Grande novidade!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigão, se possuir mais alguma informação de Dean Reed no Brasil, seria bom para ilustrar ainda mais esta postagem. Grato pela participação.

      Excluir
  2. bem lembrado eu não sabia que ele esteve no brasil este ator

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muita pesquisa para conseguir confirmar essa informação e só aqui ficou registrado para conhecimento dos fãs. Abraço Floriano Ferreira

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: