Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

13 maio 2016

Blutsbrüder - Zwischen Leben und Tod [Irmãos de Sangue] Especial Brasil


Irmãos de Sangue - Brasil
Blutsbrüder - Zwischen Leben und Tod - Alemanha
Кръвни братя - Bulgária             
Frères de sang - França               
Vértestvérek - Hungria
Blood Brothers - USA
Braca po krvi - Yuguslávia e Sérvia

Produção: Alemanha, 26 de Junho de 1975
Direção: Werner W. Wallroth   
Escrito: Wolfgang Ebeling e Dean Reed               
Duração: 100 minutos
Música: Karl-Ernst Sasse             
Fotografia: Hans Heinrich           
Edição: Helga Emmrich
Desgin de Produção:  Heinz Röske
Co Produção Deutsche Film (DEFA)
Tema: “Love Your Brother” Performance de Dean Reed 


Dean Reed - Jack/Harmônica
Gojko Mitic - Harter Felsen/Hard Rock/Rocha Dura
Gisela Freudenberg - Rehkitz/Pequeno Gamo
Jörg Panknin - Joe
Cornel Ispas - Big Fred
Iurie Darie - Bill Simmons
Sina Fiedler-Engel - Garçonete
Alexandru Manea - Tenente
Eugenia Bosânceanu - Esposa de Simmons
Toma Dimitriu - Grauer Elch/Chefe Alce Cinzento
Joachim Schönitz - Barman
Elena Sereda - Dicke Frau/Mulher Gorda
E com Fred Ludwig e Pedro Hebenstreit 

Em um breve resumo: narra a história de uma aldeia indígena Cheyenne que é atacada pelo Exército Americano e os índios são cruelmente mortos, entre eles em sua maioria mulheres e crianças. Um dos soldados chamados Jack (Dean Reed) e também conhecido como Harmônica sente-se repugnado pelos assassinatos das mulheres e crianças inocentes. Ele decide fugir da prisão na qual encontra-se preso por ter quebrado a bandeira americana após o ataque a aldeia e abandonando o exército e passa a viver com os índios apaixonando-se por uma mulher índia chamada “Pequeno Gamo”. Ele se torna um amigo de “Rocha Dura”, irmão da índia, um dos mais valentes índios do território. Ele entende que juntos conseguirão o respeito dos brancos e a liberdade do seu povo.


"Blutsbrüder" é um dos conhecidos "filmes de índios", que foram produzidos na Alemanha na década de 70. Eram Westerns diferenciados dos americanos, uma vez que narrava sobre o destino, as aventuras e os sofrimentos entre homens brancos e nativos americanos.

Nos Estados Unidos os filmes de índios faziam do homem branco um herói e carrasco dos selvagens peles vermelhas eliminando-os em sangrentos massacres por conquista de território ao contrário do filmados na Europa e especificamente na Alemanha em que o índio é considerado o herói e luta pelo seu espaço que a princípio pertencera semprea ele que é invadido pela perversidade do branco.

Soldados cruéis, mercenários e caçadores de escalpos na época do pioneirismo americano. Nesta aventura ao lado de Dean Reed temos o ator sérvio Gojko Mitic que se tornou uma verdadeira celebridade no papel do índio honrado.


A Alemanha Oriental entre 1966-1983 produziu 12 "Indianerfilme". Alguns deles realmente muito bons e outros não tão bons mas "Blutsbrüder" [Irmãos de Sangue] encaixa-se no grupo dos bons.

Os protagonistas principais do filme são interpretados por Gojko Mitic e e Dean Reed, um cantor americano, ator e pacifista que fez uma carreira de sucesso no bloco socialista, depois de ter estrelado em vários Westerns Espaghettis. Ele interpreta o soldado Harmônica que participa de um sangrento massacre em uma pequena aldeia Cheyenne exterminando mulheres e crianças indefesas e ele fica traumatizado com a atrocidade executada pelo seu Exército.

Ele foge da prisão com outros dois desertores acusados de traição e partem os três para um terrítório indígena ao qual não tem outra escolha para suas fugas. Ele salva uma índia de ser morta pelos seus parceiros de fuga e é capturado pelos índios, mas gradativamente se torna um amigo da tribo e do bravo guerreiro Rocha Dura, interpretado por Gojko Mitic.
Eles passam a lutar juntos contra as injustiças e atrocidades dos homens brancos após um outro ataque a sua aldeia quando na ausência dos homens em uma saída de caça.
Dean Reed interpreta a forte canção tema deste filme “Love Your Brother”.


Quando o grupo retorna da caça encontra a aldeia exterminada e daí em seguida, Harmônica tenta fazer a sua vingança sozinho à procura do responsável pela morte de “Pequeno Gamo” que já estava grávida dele. Ele encontra o assassino responsável mas não tem coragem de matá-lo por ele ser um pai de família.

Transtornado, ele cai no esquecimento frequentando bares alcoolizado tocando sua gaita a troco de bebidas, quando surge um grupo de Cheyennes prisioneiros na cidade e vê que são os seus amigos índios que estão sendo levados para a reserva. Neste momento ele volta-se a realidade e consegue libertar seus amigos índios do exército. Um belo drama e talvez a melhor atuação de Dean Reed em um western.

O filme lembra apenas como curiosidade, roteiros como o de Kevin Costner em "Dança com Lobos" e de Richar Harrys em “O Homem Chamado Cavalo”. A bela atriz alemã “Gisela Freudenberg” também é um show de beleza à parte para esta aventura.


No entanto, este enredo é interessante e os personagens são complexos: cada um dos dois homens sofrem mudanças ao longo do filme e consideram seus ideais e convicções sobre questões como a paz, vingança e perdão. À bela história romântica são adicionados agradáveis cenários e descampados.

A trilha sonora composta por Karl-Ernst Sasse é notável e Dean Reed compõe e canta uma de suas fortes canções bem conhecidas "Ame o seu irmão" [Love your Borther] para este filme. Ele e Gojko Mitic têm um dos melhores desempenhos nas suas carreiras. Ainda desconhecido e inédito nos cinemas brasileiro, sem dúvida nenhuma, "Blutsbrüder" é altamente recomendável para todos os fãs de aventura e westerns.

Blutsbrüder Áudio búlgaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: