Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

22 abril 2021

“O Renegado” (The Sundowners) (1950) Subtitles/Legendas PTBR SRT para versão com áudio Inglês, INÉDITA E EXCLUSIVA BRASIL DOWNLOAD”


O Renegado - Brasil
Os Madrugadores - Brasil
The Sundowners - USA/Austrália/Canadá/ Nova Zelândia
La frusta di fuoco - Itália
Zweikampf vor Sonnenuntergang - Austria
Duel au Texas - Bélgica
Torden over Texas - Dinamarca
Yön ratsastajat - Finlândia
Les Cavaliers du Crépuscule - França
Die Großen Helden des US-Westerns - Alemanha
Zweikampf bei Sonnenuntergang - Alemanha
Epidromeis tis Nyhtas - Grécia
Éjszakai Lovasok - Hungria
Thunder in the Dust - Irlanda/UK
La Sangre Llama - México
Nattens Hevnere - Noruega
O Último Duelo - Portugal
Cei de la Apusul Soarelui - Romênia
U Smiraj Dana - Sérvia
El Cuatrero Errante - Espanha
Kid den Laglöse – Suécia 


Produção: USA, 02 de Fevereiro de 1950 
Direção: George Templeton 
Escrito: Alan LeMay (Novel: "Thunder in the Dust") 
Música: Leonid Raab 
Fotografia: Winton C. Hoch 
Duração: 83 minutos 
Edição: Jack Ogilvie 
Locações: Texas Panhandle, Parque Estadual Palo Duro Canyon, Stinnett e Amarillo, Universal Studios, 100 Universal City Plaza, Universal City, California, USA. 
Co Produção: Le May-Templeton Pictures
 
Robert Preston - James Cloud/Kid Wichita
Robert Sterling - Tom Cloud
Chill Wills - Sam Beers
Cathy Downs - Kathleen Boyce
John Litel - John Gall
Jack Elam - Earl Boyce
Don Haggerty - Xerife Elmer Gall
Stanley Price - Steve Fletcher
Clem Fuller - Turkey
Frank Cordell - Jim Strake
Dave Kashner - Gill Bassen/O Chicote
John Drew Barrymore - Jeff Cloud
Alan Le May - Pastor

Robert Preston, que faz um ótimo vilão, como "Kid Wichita“ e os irmãos Cloud, Tom e Jeff,  estão em uma pequena  guerra  com alguns de seus vizinhos fazendeiros que estão roubando o seu gado e querem se apoderar de suas terras.

Este é um filme Western-B excepcional na velha tradição que definitivamente vale a pena conferir e que conta também com Cathy Downs, veterana de vários faroestes, como "Kathleen Boyce". Ela tem um papel importante como a bela esposa ruiva de Earl (Jack Elam), que naturalmente procura amor em outro homem. Jack Elam aparece em um papel secundário como um marido revoltado em um de seus primeiros filmes aos 29 anos de idade.

Tem alguns personagens interessantes e algumas representações realistas de como as pessoas eram realmente no velho oeste em sua época.

Tem o grande fazendeiro que quer mandar em tudo e o pequeno fazendeiro tentando sobreviver. Há muito diálogo do que a maioria das pessoas estão acostumadas em assistir a um filme de faroeste, mas é isso que o torna único. Alguns críticos ficaram um pouco desconcertados com a quantidade de conversa no roteiro, mas isso é o que permite que você entenda a mentalidade dos personagens na época.

O bandido é um tipo malandro canastrão que gosta de provocar. Você fica em dúvida se gosta dele ou não por suas provocações o tempo todo, respeitando sua ousadia. É mal-educado e tão arrogante que você não tem dúvidas de que ele pode ser inescrupuloso, mas ele tem uma maneira de não ser revoltante mesmo assim. 

 


Esse filme não deve ser confundido com o filme de 1960 de mesmo nome sobre tropeiros de ovelhas australianos estrelado por Robert Mitchum e Deborah Kerr. Até o protagonista principal, Tom Cloud, que representa a sabedoria e a bondade aqui, revela um lado imprudente com sua cumplicidade nos fatos. 
 
O pai do líder dos fazendeiros, no entanto, não é corrupto e não sabia o que o filho xerife estava envolvido na bandidagem, embora suspeitasse mas calado inerte à situação. Kid Wichita, tem um passado duvidoso, e isso significa que ele cometeu alguns crimes mas após sua chegada, Wichita aparentemente não faz nada de errado. Será? 
 
Existem várias referências a Wichita assassinando alguém, mas, na verdade, ele pegou o indivíduo tramando e não atirou até que o seu oponente tentasse pegar numa arma. Isso não é assassinato; é legítima defesa. Wichita é um pistoleiro ousado que exala confiança e enfrenta destemidamente a verdadeira corrupção (mal). Ele geralmente oculto, faz seu trabalho eliminando os bandidos sem a aprovação da lei e da população da cidade. 
 
Kid Wichita queria apenas limpar o lixo do condado. Talvez ele merecesse morrer por seus delitos no passado, mas não por nada que ele fizesse nesta história e aqui, ele aparece como uma versão maligna de Shane. 
 
Kid Wichita, aliás, é um excelente exemplo de anti-herói clássico antes dos anti-heróis entrarem na moda dos Espaghetti Westerns de Sergio Leone na década de 60.
 
Filmado no Texas Panhandle no Parque Estadual Palo Duro Canyon e fazendas perto de Canyon, Stinnett e Amarillo, mostra alguns cenários incríveis em um maravilhoso Technicolor, com trabalho de edição feitos no estúdio da Universal. Há muitas situações que se cruzam no enredo, tornando a história às vezes difícil de entender e de acompanhar, mas no desfecho final tudo é elucidado.
 

Recentemente, surpreendentemente surgiu uma cópia restaurada desse filme no canal youtube e resolvi elaborar com muita dificuldade devido aos rápidos diálogos tradicionais da época, uma Subtitle/Legenda SRT no idioma português do Brasil para que todos possam poder traduzi-la em outros idiomas e entenderem a história através dessa matriz em PTBR.SRT.
 
Link disponível na Web: 
https://www.youtube.com/watch?v=6TBY3fnkewI&t=705s
 
 
Ilustração Fantasia

6 comentários:

  1. Sensacional. Obrigado pelo empenho em todos estes clássicos fantásticos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo.
      Seus comentários serão sempre bem-vindos.

      Excluir
  2. Obrigado Sanches por disponibilizar essa raridade, estou doido para baixar e conferir esse filme raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu amigo.
      Este filme não possui nenhuma legenda decente em português.
      Agora ele ficou perfeito pra assistir.
      grande abraço, seus comentários serão sempre bem-vindos.

      Excluir
  3. Aposto que esse filme serviu de inspiração para os Western Spaghetti na dec. de 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Também acho que conseguiram assimilar algo dele. Abração.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: