Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

27 junho 2016

A Restauração do Cortijo Del Frare (Campos de Nijar, Almeria)



O Cortijo del Fraile,  Campos de Nijar (Almeria): ainda em mãos privadas, após as obras de reabilitação.
Ainda sobre muita polêmica a conservação deste patrimônio cultural no qual temos interesse.
O Conselho observa que a lei exige a preservação, manutenção e custódia, mas nenhuma reforma abrangente. As obras de reabilitação consolidaram a fachada da torre do sino e capela do Cortijo del Fraile.

O Cortijo del Fraile [Convento dos Frades] ainda encontra-se em mãos privadas, embora o seu proprietário fora multado em até nove vezes por Andaluzia durante os anos em que foi abandonado.
O governo regional considera que as obras recentes e o proprietário "tem cumprido com as exigências da conservação e manutenção" desta propriedade, declarada de Interesse Cultural (BIC), que determinou a expropriação.

Foram a Associação dos Amigos do Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar e da Associação de Amigos da Alcazaba de Almeria, os grupos que chamaram para o Conselho de tomar posse do Cortijo del Fraile, "para uma expropriação forçosa ou um acordo de permuta". “O Conselho rejeitou, e mantém a sua posição de que é o proprietário é que deve manter e preservar a propriedade", como confirmou fontes do Ministério da Cultura.



O governo regional também recorda que a legislação artigo 18 da Lei 14/2007 do Patrimônio Histórico da Andaluzia exige que os proprietários destes bens em que ocorrem os fatos devem fazer a conservação,

O Ministério da cultura, que, com base na lei e defender estes bens, iniciou um processo disciplinar por violação e duas ordens de execução, exigiu que seus proprietários apresentem um projeto de conservação e em execução, obras de reforço e consolidação da propriedade, sempre de acordo com as mesmas fontes. "Embora os recursos levantados envolvidos, nove multas coercivas impostas neste caso, os proprietários têm respeitado a conservação, manutenção e guarda do Cortijo del Fraile", admite Andaluzia.

Esperamos que o poder público da região possa também ajudar com campanhas de iniciativa privada e angariar verbas públicas na questão junto aos proprietários e que cheguem a um acordo consenso entre ambas as partes para a concretização dos projetos.

Um patrimônio valioso e histórico que também fez foi cenário de grandes filmes ítalo Espanhóis dentre eles os Espaghetti Westerns de Leone como "Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo" [O bom, o Mau e o Feio/Três Homens em Conflito] 1966, El Chuncho "Quien Sabe" [Uma Bala para o General] 1966 de Damiano Damiani, "I Quattro Dell´Ave Maria" [Os Quatro da Ave Maria] 1968 de Giuseppe Colizzi, "Sella D'Argento" [Sela de Prata] de Lucio Fulci em 1978, "Il Tempo degli Avvoltoi" [O Último dos Homens Maus/Kitosh] de Nando Cicero, 1967 entre outros.



Associações de conservação tinham chamado para discutirem um "abrangente projeto de conservação, reabilitação e integração do proprietário para cumprir as obrigações de conservação e proteção dos valores nominais históricas e que Andaluzia deve continuar a exigir de forma administrativa que os proprietários cumpram com as suas obrigações".

O que é mesmo de interesse internacional é de que está sendo feito alguma coisa para preservar este patrimônio e estaremos acompanhando junto as Ongs de preservação o andamento e desdobramento deste caso.

Javier M. de la Horra
La voz de Almería
Compilação e complementação
Edelzio Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: