Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

06 julho 2016

O Colt Assassino [Uccideva A Freddo] Especial Brasil


O Colt Assassino - Brasil
Assassino À Sangue Frio - Brasil
Uccideva A Freddo - Itália
Mataba A Sangre Fria - Espanha
Tué À Froid - França
To Megalo Katharma - Grécia
The Cold Killer - USA

Produção, Itália, 1966
Direção: Guido Celano (William First)
Escrito: George W. Ballor e Ambrogio Molteni (George Molten)
Baseado na novela "La montagna spaccata" de W. Charlie Reed e  Amedeo Trilli (Amid Trail)
Música: John Ireson e Wayne Parham
Songs: “He Wore A Silver Star”, “Lovely girl", "Pickin' And Grinning” e “Welcome Song”
Interpetadas por The Wilder Brothers
Duração: 92 minutos
Fotografia: Angelo Baistrocchi  
Edição: Dolores Tamburini         
Produção de Design: Italo Santoni         
Decoração do Set: John W. Truman       
Co Produção: Palinuro Film - Elios Estudios - Roma
Distribuido originalmente nos cinemas brasilerios pela Marte Filmes.

Bruno Piergentili (Dan Harrison) - Bill McGregor/Walcom
Philippe March (Philip March) - José Desmet
Luigi Barbieri (Luis Barber) - Carson, pianista
Mario Feliciani - Salazar
Attilio Dottesio - Tabelião
Rita Ferrel - Helena/Ellen
Lillian Faber - Sra. Becket
Amedeo Trilli (Amid Trail) - Padre
Guido Celano (Guy W. Ceylon) - Xerife de Anaconda
Ennio Pagliani - Bob/Segurança de Desmet
Claudio Ruffini - Lester/Segurança de Desmet
The Wilder Brothers - Cantores do saloon
e com W. Thomas Green, Bill Reed, Claude Mealli, Giorgio Bandiera e Luciano Odorisio.

Baseado no livro, "La montagna spaccata" de W. Charlie Reed é um drama obscuro, com momentos de tensão e num clima sombrio.

José Desmet, é um mordomo que mata o seu empregador Salazar (Mario Feliciani), com quem trabalhou nesta função por muitos anos após ter o seu pai condenado e morto por enforcamento por seus crimes pelo próprio Salazar que na época foi o juiz que deu a sentença e adotou o garoto órfão, ainda muito jovem  que tornou-se seu mordomo após muito tempo.
 
Desmet executa seu plano de vingança contra seu patrão após vários anos sabendo-se da herança de uma mina de ouro na qual a filha de Salazar Helena (Rita Ferrel), será a herdeira e parte de um mapa está em segurança com os índios Apaches "Lobo Solitário e Pena Vermelha", amigos de Salazar.

Após Desmet assassinar também o Tabelião (Attilio Dottesio), apodera-se de documentos e parte em busca do mapa da mina de ouro. Libertando quatro bandidos prisioneiros de Rangers em um acampamento, ele os recruta para formar o seu bando, elimina os índios, apodera-se do mapa da mina e estabelecem-se na cidade de Anaconda esperando algum tempo para pegarem o ouro.

Com sua destreza e frieza, ganha a simpatia local apoderando-se de muitas propriedades e aguardando a chegada da jovem Helena para tentar seduzi-la no qual demonstra sentir alguma atração por ela e aliado a isso, apoderar-se da mina dela.


Desmet como no titulo "mata a sangue frio" todos os que se opõe a seus planos. Duas de suas vítimas à queima roupa e indefesas são: a proprietária do saloon "Becket (Lillian Faber) e o médico local. Becket após descobrir o tráfico de armas de Desmet com os índios é morta por isso quando tenta chantageá-lo pedindo-lhe dinheiro para sair da cidade.

O médico é morto por desconfiar de que a Sra. Becket não se suicidou e sim fora assassinada. Em meio as sequências de violência e crimes não comprovados ou testemunhados, há Bill McGregor (Bruno Piergentili) [Dan Harrison], um investigador do governo infiltrado na cidade juntamente com o delegado e agora com a ajuda da recém-chegada jovem Helena, apaixonada por Bill, preparam-se para pôr fim as atividades de Desmet na região.

Uma história baseada na vingança que não conhece limites e influências para violência.
O assassino com o seu Colt na medida em que o seu desejo de enriquecimento e ambição aumenta, mostra o seu comportamento frio e arrogante mesmo em circunstâncias totalmente alheios ao seu objetivo original que convém merecidamente ao título do filme.


Mais um Espaghetti Western raro que por falta de informações, resolvi analisá-lo e desvendar algumas curiosidades.

Guido Celano dirige esse filme com o pseudônimo de William First e também faz o papel do xerife de Anaconda e usa um segundo pseudônimo como ator, Guy W. Ceylon.
Como observa-se nos créditos, algumas pessoas da parte técnica do filme também faz uma pontinha como atores e figurantes.

Filmado totalmente na itália com poucos rostos conhecidos e roteiro interessante. Talvez com uma edição melhor mais atenciosa e maiores sequencias de ação, haveria um resultado melhor porque no que dependeu do ator Philippe March o titulo do filme foi cumprido à risca em seu papel por ele.

Leva-se em consideração também que na época estes filmes tinham seus orçamentos e prazos muito curtos para execução. Filmava-se em uma semana e na próxima, já tinha data marcada para estreia.


A trilha sonora composta pelo grupo americano "Wilder Brothers" é maravilhosa. A dupla formada pelos irmãos John Ireson e Wayne Parham tem as canções vocais: “He Wore A Silver Star”, “Lovely girl", "Lost and found" e "Pickin' And Grinning".

Algumas sequências seguem temas com tom misterioso e as músicas vocais são executadas no saloon e em ritmo de animação como a balada "He Wore A Silver Star" [Ele usava uma estrela de prata]. Infelizmente não podem ser ouvidas por completas no filme, mas são marcantes e envolventes. Uma raridade de registro para os arquivos dedicado ao gênero Espaghetti Western.

Os irmãos Wilder (foto) foram três irmãos verdadeiros, Warner, Walter, e George Weidler.
Warner e Walter nasceram na Alemanha e George depois que a família emigrou para os Estados Unidos. Eles foram incentivados por sua mãe, uma ex-cantora de ópera wagneriana, para explorar tanto a música e atuar e futuramente apareceriam em vários filmes.

Na Europa na década de 60 alcançaram muito sucesso principalmente na Itália e compuseram e interpretaram várias trilhas do Espaghetti Western.

Uma delas é "Lanky Fellow" de "Pelo Prazer de Matar" [Per il Gusto di Uccidere].
As vinte faixas feitas para o filme em 1967 foram remasterizadas e lançadas em uma quantidade limitada em 2011.
Um Espaghetti Western lento na ação, mas com aceitável conteúdo.

No Brasil existe uma única cópia com a dublagem clássica dos anos 60 e esta disponível no Youtube recentemente com áudio italiano:


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Ze Carlos.
      Muito bom usa participação por aqui.
      Também gosto destas relíquias.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: