Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

18 novembro 2015

Morre Nicholetta Machiavelli (Seatlle - Washingotn - USA)

Estou muito triste mais uma vez, agora  pela perda de uma grande atriz e amiga pela qual tinha muita admiração também como pessoa porque passei a conhecer e conversar frequentemente com ela por e-mails, já que ela viajava muito e não tinha muita familiaridade com redes sociais.

O meu primeiro contato com a atriz foi em julho de 2011 e em meados de agosto de 2012 foi quando a procurei para lhe propor uma entrevista aos fãs em meu humilde blog no Brasil, ela não hesitou em conceder e ficou muito feliz em responder algumas perguntas sobre sua carreira e sua vida pessoal.

Expliquei que era um espaço dedicado aos protagonistas do Western Espaghetti e sem fins lucrativos. Era um tributo a todos os seus protagonistas que eu fazia voluntariamente por paixão.

Ela ficou ainda mais entusiasmada. Explicou-me que demoraria para responder as perguntas por causa das viagens mas que eu poderia
perguntar o que eu quisesse saber.

Ela respondeu a todas as perguntas durante as suas viagens que como guia turística internacional, eram inadiáveis e não podiam ser interrompidas e eu logicamente entendi sua situação. Era o seu trabalho.

A cada resposta que me chegava, as vezes uma ou duas a cada semana, ela dizia onde estava.
Foram algumas semanas de ansiedade esperando e recebendo as suas respostas às perguntas em que ela as respondia com riqueza de detalhes de tudo o que ela lembrava inclusive enviando fotos de seu arquivo pessoal para ilustrar a matéria. 
Detalhes de "filme a filme" (Western) que perguntei, Nicoletta respondia cuidadosamente dando atenção especial a cada um deles.

Deixou revelações curiosas e sinceras em seus relatos inclusive por ter se desligado totalmente do cinema, não gostava de dar mais entrevistas mas ela viu em minha sinceridade, amizade a confiança a alegria de contar algumas histórias e suas opiniões aos fãs.

Ela chegou a pleitear uma viagem ao Brasil se possível em um Carnaval, que ela já conhecia, ela achava muito bonita toda a festa dos brasileiros e eu prontamente me comprometi em recepcioná-la,
mas infelizmente não será mais possível.

Firmamos um laço de amizade virtual mas que se tornava presente nos diálogos.
A entrevista foi editada no blog em 27 de Dezembro de 2012, considerado um grande presente de Natal naquele ano aos seus fãs com repercussão mundial e com comentários e mensagens de atores, diretores e seus amigos que deixaram suas mensagens como pode ser comprovado no espaço [Comentários] da entrevista no blog.

“INACREDITÁVEL! Espero conhecê-los um dia, um por um, e obrigado Edelzio, por me contatar
e aproximar-me mais dos fãs brasileiros e da América do Sul !"
Pretendo um dia voltar a dançar um Samba por aí.”
                                                                                                   "Nicoletta Machiavelli"

Tenho certeza de que esta foi a sua última entrevista a um meio ligado ao cinema e que ela concedeu com espontaneidade e muito carinho.

A MORTE DE UMA DIVA

... Deixou seu corpo em 15 de novembro de 2015.

Ma Prem Anado (Nicoletta Machiavelli) nasceu em Stuffione, Ravarino, Emilia-Romagna, na
Itália em 01 de Agosto de 1944; seu pai era Florentino e sua mãe, americana de ascendência
escocesa-irlandesa. Ela era descendente de Niccolò Machiavelli, historiador do Renascimento italiano, político, diplomata e filósofo.
Ela se tornou atriz em uma idade bem jovem com e o tempo chegou a estrelar mais de 40 filmes.

Ela tornou-se um discípulo de Osho em 1978 pro isso seu novo nome "Ma Prem Anado" e aposentou-se do negócio do cinema.
Ela foi viver em Pune e Rajneeshpuram, juntamente com seu filho Nirjo (Wega).
Em 1985 ela se mudou para Seattle, WA, onde lecionou italiano para adultos e deu aulas particulares.
Ela também ofereceu itinerários personalizados para várias regiões da Itália trabalhando no turismo,
e deu aulas de culinária. Ultimamente se dedicava ao seu neto, Alessio.

Ontem, 15 de Novembro de 2015, às 12:06, aos 71 anos de idade, Anado (Nicoletta Machiavelli) parou de respirar, cercado pelo amor de sua família e da presença de seus amigos em Seattle, WA.

A doença começou em março, e o progresso foi rápido. Para os anos em que estivemos muito perto: ela vinha me visitar em Maremma, Itália, onde eu moro, duas vezes por ano e eu passei um tempo com ela em Seattle todos os anos quando viajava aos Estados Unidos para visitar o meu filho.

Minha querida amiga, irmã no coração, generosa, inteligente, bonita, cheia de amor e energia, contagiante jóia de vida.

Quando soube que os médicos deram-lhe pouco tempo para vida, eu tentei com pressa para estar com ela novamente, mas uma série de circunstâncias adiava minha viagem por semanas... era como se ela tivesse esperado que... Sábado de manhã, quando cheguei à casa de repouso, ela abriu os olhos e me reconheceu. Passei o dia e a noite com ela; na parte da manhã vieram amigos que estiveram mais próximos durante a doença, e então veio Prem Nirjo, seu filho. Sentei-me ao lado dela na meditação, quando sua respiração parou.

Foi num dia chuvoso e este deveria permanecer assim, mas, de repente, acreditem, o sol saiu...
“Anando Emanuela”

R.I.P Nicoletta Machiavelli                                                       TRIBUTO YOUTUBE




 FILMOGRAFIA ESPAGHETTI WESTERN NICOLETTA MACHIAVELLI

1966 Joe, o Pistoleiro Implacável  (Navajo Joe) Com Burt Reynolds e Aldo Sambrell
1967 Quando os Brutos se Defrontam  (Faccia a Faccia) Com Tomas Milian, gian Maria Volontè e William Berger
1966 Sangue nas Montanhas (Un fiume di dollari) Com Thomas Hunter e Henry Silva
1969 Uma Longa Fila de Cruzes (Una lunga fila di croci) Com William Berger e Anthony Steffen
1968 Caçada ao Pistoleiro (Un minuto per pregare, un instante per morire) Com Alex cord e Robert Ryan
1968 Rezo a Deus e Odeio Meu Próximo (Odia il prossimo tuo) Com Horst Frank, Spiros Focás e George Eastman
1968 A Pistoleira Virgem (Giarrettiera Colt) Com Claudio Camaso e Walter Barnes
2009 An Indian Named Joe (Documentário) Com Nori Corbucci e Ruggero Deodato
2008 A History of Dollars (Documentário) Direção de  Federico Caddeo 

4 comentários:

  1. Excellent obituary amigo. I don't think Nicoletta realized she was so well known and remembered by so many fans until she was contacted in Washington some years ago. She had left that part of her life behind her in Italy and had begun a new life in America. Thankfully she allowed contact with her and she was able to garner some of the adulation she deserved for her film career. Gracias amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certainly Tom
      We were very lucky that we are privileged to be part of this select group of her friends in the last few years of his life.
      I'm grateful.

      Excluir
  2. Prezado amigo Edélzio,ironia do destino. Só fiquei sabendo da morte da Nicoletta, hoje, dia 3 de Janeiro de 2016 (justamente no dia do aniversário de minha esposa). Sua matéria "In memorian", é triste, mas que ao mesmo tempo conforta a alma de seus fãs. Se não fosse seu blog eu não estaria sabendo. Ela esteve no Brasil para filmar (anos 60):"Operação Paraíso", com Michael Connors. Inclusive neste filme aparece Esmeralda Barros e Adriano Reys. Sua incursão no Western italiano vai ficar em minha memória. Era uma mulher de rara beleza, que expressava seus traços de forma delicada, sem ser agressiva. A primeira vez que vi seu rosto foi em "Caçada ao Pistoleiro", com Alex Cord. Fazia uma personagem muda, sofrida, mas que no fundo tinha coração, pois ela é quem socorre o mocinho, em um momento difícil. Sei que ela, buscava a religião budista, para melhor compreensão da vida humana. Isso que dizer que ela encontrou o caminho da luz...Obrigado!.

    ResponderExcluir
  3. É triste que este fato tenha acontecido, mas suas palavras também ajudam a confortar muitos fãs pelo mundo.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: