Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

07 setembro 2015

Morre Sergio Ciani [Alan Steel] em Roma, Itália. Especial Brasil

Morre Sergio Ciani, ele interpretou Hércules e Maciste com 
o psedônimo de Alan Stell.


Ele teria morrido na noite de 5 de setembro de 2015, na véspera do seu 80º aniversário em sua casa em Ostia, um bairro nos arredores de Roma.
Graças ao fisiculturismo, tornou-se famoso nos anos 60 e 70 como um intérprete de heróis mitológicos em "Épicos” [Peplum] em aventuras e ambientações fantasiosos, como em "Zorro Contro Maciste" à "Sansone Contro il Corsaro Nero”, ambos produções de 1963.

Poucas horas após o anúncio da morte de Mauro Vestri, que atuou em um Espaghetti Western comédia como um pianista em  “C´era una Volta Questo Pazzo, Pazzo, Pazzo West” (A Dupla Maluca do Oeste - Brasil), [1973] ao lado de Gordon Mitchell”, veio a notícia de mais esta grande perda para o cinema italiano e seus cultuados fãs.

Nascido em 7 de Setembro de 1935, criado em Roma e, suas conquistass como um fisiculturista, levou-o a ingressar na indústria cinematográfica. Em virtude de seu poderoso físico, ele se tornou famoso por papéis de heróis mitológicos, como Hércules, Sansão, Maciste e Ursus ao lado de colegas como Steve Reeves e Gordon Scott.

Talvez por associar-se a estes famosos estrangeiros que trabalhavam em Cinecittà,  adotou também um pseudônimo americano, o de “Alan Steel”, num momento em que já era um costume para muitos diretores e atores italianos.
Iniciou em 1959, em " Ercole e la regina di Lidia" (Hércules e a Rainha da Lídia –Brasil) 1959,      
ao lado de Reeves, Sylva Koscina e o pugilista Primo Carnera.

De lá em diante, seguiram-se uma série de aparições como um ator coadjuvante, até que no primeiro papel principal no filme curioso de Umberto Lenzi "Zorro Contro Maciste", onde o herói contacenou com o espadachim mascarado, interpretado por Pierre Brice, destacou-se. 

Desde então, ele conseguiu os papéis principais em diferentes ambientações Épicas [Peplum].
Fantasia, como: "Golia e il Cavaliere Mascherato" (tripla atuação!), "Sansone Contro il Corsaro Nero", "Ercole Contro Roma", "Sansone e il Tesoro Degli Incas" e uma junção "Ercole, Sansone, Maciste e Ursus gli invincibili".

Após o declínio no gênero, mudou-se para oeste onde trabalhou no Western "Sapevano Solo Uccidere"  e no  policial "Dagli Archivi Della Polizia Criminale", e depois apareceu na comédia com Renato Pozzetto "Lo Tigro, tu Tigri, egli Tigra". 


Após se aposentar em 1979, seu nome volta as manchetes acusado de fraude em 2001, o qual entrou com apelação em um pequeno tribunal em Lazio.

Ele possui em sua carreira mais de 25 trabalhos para o cinema, e dentre eles constam quatro Espaghetti Westerns:

Sansone e Il Tesoro Degli Incas [1964], “O Tesouro Perdido dos Astecas” - Brasil - “William Smith/Samson”.

Sapevano solo uccidere [1968], “Somente Sabia Matar” - Brasil - “Pedro”.

Mi Chiamavano 'Requiescat'... Ma Avevano Sbagliato [1973], “O Caçador de Fugitivos/Sartana Volta para Matar” - Brasil - “Jeff Madison”.

The Little Cowboy (Turquia), [1973]. “Monty Donovan.”

Será sempre eternizado nas telas do cinema mundial em meio a tantas aventuras de heroismo que ficarão guaradas na retina de gerações.

O seu último filme em que participou foi numa comédia "Baby Love", em 1979 dirigida por Rino di Silvestro. Após este, ele se retirou completamente de cena.

8 comentários:

  1. Uma pena mesmo, Edelzio. Gostava dele e não era mal ator. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mas o tempo e a idade será implacável com todos.
      Importante que ele nos deixou os seus trabalhos e que ficarão por gerações.

      Excluir
  2. Que Pena. Minha infância foi povoada por ele, Dan vadis, Mark Forrest, Kirk Morris e outros ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Joao Melo, aos poucos os atores da época de ouro do cinemas estão nos deixando. Uma época que não haviam efeitos digitais. Eles atuavam de verdade.

      Excluir
    2. Sou fã deste blog...Acesso-o todos os dias. Abraço

      Excluir
    3. Obrigado João Melo.
      É bom saber que tem pessoas que curtam o blog.
      O trabalho é feito com muito carinho para todos os fãs.
      Seus comentários e críticas, sugestões serão sempre bem vindas.

      Excluir
  3. Gostaria de saber onde anda e o que faz atualmente Kirk Morris e se ele é ou foi casado com quem. Obrigada Um abraço. Edina Resende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceu em 26 Agost8 1938 em Veneza, Itália e ainda vive.

      Um dos muitos homens musculares do peplum que dominavam épicos espada-e-sandálias italianos no início dos anos 60, Italiano Kirk Morris (nascido Adriano Bellini) nasceu no final de 1930 e arrancou dos canais de Veneza Para Seu ir em moviedom. Um gondoleiro Quando descoberto por um produtor de cinema italiano, ele foi considerado um speciman perfeita para mostrar seus óculos e um herói encaixe para ajudar a compensar os efeitos especiais ridiculamente bobo e diálogo dublado. Se um deve tentar distinguir Kirk do resto dos fisiculturistas míticas (Steve Reeves, Alan Steel, Richard Harrison, Dan Vadis, Reg Park, Brad Harris, et al.), Muitas vezes ele tingiu o cabelo de estilo topete loiro e tinha um ligeiro, semelhança sulky a Elvis Presley. Fora isso Seus posings estóicas de Hércules, Sansão, Maciste e os outros não eram melhores ou piores. Uma vez que o gênero havia perdido a sua audiência em meados dos anos 60, Kirk mantida por mais alguns anos em westerns e histórias de guerra, mas eventualmente migrou para os Estados Unidos, onde ele entrou na área de publicidade. Anos mais tarde, ele voltou para a Itália e os filmes - desta vez como produtor.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: