Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

09 junho 2015

Seu Nome Era 'Amem' [Così Sia´] Especial Brasil

Seu Nome Era “Amem” - Brasil
Così sia´ - Itália
They Call Him Amen - U.S.A.
Dein Wille geschehe, Amigo - Alemanha
Trinita schiet en zegt... Amen! - Bélgica

Produção: Itália 11 Agosto de 1972
Direção: Alfio Caltabiano [Alf Thunder]
Duração: 95 minutos
Fotografia: Riccardo Pallottini
Musica: Daniele Patucchi
História: Alfio Caltabiano [Alf Thunder]
Escrito: Adriano Bolzoni, Alfio Caltabiano [Alf Thunder]
Produção: Nicola Venditti
Edição: Mario Morra     
Design: Alberto Calabrese         
Co Produção: Laser

Luc Merenda - Così Sia´/Amen/Horatio
Sydne Rome - Professora
Alfio Caltabiano [Alf Thunder] - Reverendo 'Ladrão' Smith
Tano Cimarosa - Chaco
Míla Beran - Grampa
Renato Cestiè - Gartinho/John
Pasquale Nigro [Pat Nigro] - Barman/Porter
Edda Ferronao - Adelaide, Passageira Diligência/Dançarina
Dante Maggio [Dan May] - Professor
Mimmo Poli - Tocador do Sino/Alarme de Fogo
Artemio Antonini - Bando de Chaco
Fortunato Arena - Condutor da Diligência
Furio Meniconi - Primeiro Xerife
Remo Capitani - Segundo Xerife
Omero Capanna - Bando de Chaco
Osiride Pevarello - Cidadão durante o Fogo
Angelo Susani - Guarda do Banco
Sergio Testori - Bando de Chaco
e com Biagio Pelligra, Roberto dell’Acqua, Raul Martinez e Franco Gulà.


O herói aqui é interpretado por Luc Merenda surgindo em uma primeira cena com um sombreiro esfarrapdo, chamado Amé m. Chega à cidade para visitar um velho "amigo", Smith, interpretado pelo próprio diretor Alfio Caltabiano. Smith é o padre e também o ferreiro local. Um em um de seus assaltos, Smith rouba algum dinheiro de Amém, que agora veio cobrar de volta, mas, infelizmente, Smith usou o dinheiro para servir a Deus. Como? Prometendo a um padre que o substituiria após a sua morte assumindo a sua santa profissão mas infelizmente este padre estava morto estava morando em uma cidade sem uma igreja. Então, Smith investiu toda a parte do dinheiro de Amém na construção de uma.


Agora, além de um servidor de Deus, o reverendo Smith também é conhecido como um homem especialista em abrir qualquer cofre seguro. Na verdade, Alfio Caltabiano (creditado como Alf Thunder) tem uma boa presença como padre, forte e sua maneira de abrir um cofre é com enormes martelos mas serão raros os momentos para os risos. Luc Merenda provavelmente não esperava um resultado tão ruim neste filme uma vez que nesse anos os filmes comédias de Terence Hill e Bud Spencer estavam em moda. Apesar do resultado cômico fraco ainda ganhou uma sequência no ano seguinte (1973) Oremus, Alleluia e Così Sia [Gang Explosiva (Brasil)].


Este filme não deve ser confundido com outras variçãoes que mencionam “Così Sia´” [Amém] em seus títulos originais tais como “A Man Called Amen” com George Ardisson do diretor Guido Zurli de 1968 ou “Era Sam Wallash... Lo Chiamavano E´ Così Sia´!” [Um Pistoleiro Mais Violento que Ringo – Brasil] de Demófilo Fidani com Robert Woods de 1971 e "Spara Joe... E Così Sia´!" [Dakota Joe - Brasil] com Richard Harrison de 1972.


Um segunda cena, é a emboscada em uma diligência que oferece uma combinação de piadas homossexuais, tiroteios, brigas, fugas ecorreria de rotina em que ninguém é morto como nos filmes de Trinity, linhas de uma tentativa de ser engraçado. Uma perseguição, com os bandidos gays caçando um viajante da diligência despido vestindo um espartilho em meio ao deserto e até o burro participa na perseguição ao gay.


Não fica muito claro a que público o filme foi feito porque ninguém é morto durante todo o filme, o que justificaria que fosse feito para crianças e adolescentes, mas a violação homossexual (embora fora da câmera) está no presente.

Após presenciarmos algumas cenas que não fariam diferença se estivessem no filme conseguimo ver Amém, depois de ter sido testemunha das qualidades não tão divínas do reverendo, propõe a ele unir forças para o roubo de uma caixa forte contendo meio milhão de dólares.


Na sua quadrilha para o golpe eles convidam um velho homem popular local meio insano e ladrão barato, um barman atrapalhado e, sim, um garotinho loiro bonito mas um exímio ladrão e golpista. Como não podia faltar, há o interesse amoroso para o herói. Há uma garota professora, a atriz Sydne Rome. Jovem e bonita e no início de sua carreira, que ainda não chegou ao fim (sua última aparição foi em Don Matteo de Terence Hill).


Mas não podemos esperar muito dela neste filme, embora há algumas semi-nudez, os seus fãs, na cena de banho curto é bastante interessante. Cada membro da gangue tem seu papel específico, mas é o assalto poderia ter sido melhor planejado no qual para um Espaghetti Western, deixou a desejar.


Após algumas reviravoltas, o filme caminha para uma grande, louca e interminável briga, na qual Caltabiano faz todos os presentes no saloon a se degladiarem entre si e que ele próprio deflagra dezenas de golpes no gênero Bud Spencer em aramadilhas óbivias, espinhos de cactus, socos clássicos e Luc Merenda executando golpes de karatê ou seria kung-fu? Truques, gritarias e até mesmo Caltabiano usando um oponente como uma bola de basquete e arremessando-o em uma cesta de basquete.


Os bandidos gays também participam na briga e novamente eles perseguem outro gay bem vestido para satisfazerem seus impulsos. Difícil entender o propósito desta situação em meio a uma luta tão agressiva, enfim, a briga culmina em um final entre Amém e o reverendo sem um final conclusivo significativo. Era apenas um pretexto pra quebrarem tudo e fazerem muito barulho.


Embora um filme esquecido em meio a tantos outros oferece até algum divertimento em algumas voltas e reviravoltas. Se o roteiro tivesse sido melhor elaborado, talvez, eu acho que filme poderia ter funcionado
melhor com um ator mais experiente e divertido mas mesmo assim admito que algumas idéias são bastante divertidas e certamente vai proporcionar diversão para aqueles que procuram pelo pastelão sem compromisso.


O maestro Daniele Patucchi compôs um tema que começa de uma forma séria, mas rapidamente se transforma em uma melodia alegre com os homens cantando "Così sia´".

A versão mas completa é a com áudio em Inglês com aproximadamente 89 minutos e sem cortes enquanto que na versão com áudio italiano com dois cortes ficou apenas com 85 minutos mas que não alteram em nada o roteiro e o sentido do filme.
Nunca foi exibido na Televisão Brasileira. Só para fãs fervorosos!


Versão On Line em Inglês em:
http://www.filmon.com/vod/view/276032-0-they-called-him-amen/ 
Musica tema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: