Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

14 maio 2015

Oklahoma John - Brasil [Il Ranch Degli Spietati] Especial Brasil


Oklahoma John - Brasil
Il Ranch Degli Spietati - Itália
Oklahoma Colt - Grécia
O Homem de Oklahoma - Portugal
Alçaklar Affedilmez - Turquia
Ranch of the Ruthless - USA
The Man from Oklahoma - USA
Der Sheriff von Rio Rojo - Alemanha


Produção Espanha, Itália e Alemanha - 11 de Março de 1965
Direção: Jaime Jesús Balcázar e Roberto Bianchi Montero (Robert M. White)
Escrito: Alfonso Balcázar, Helmut Harun e Giuseppe Maggi
Musica: Francesco De Masi  interpretada por Cantori Moderni de Alessandro Alessandroni     
Fotografia: Giuseppe La Torre  
Edição: Rosemarie Laudin
Co Produção: Balcázar Producciones Cinematográficas,
Cinematografica Associati (CI.AS.), International Germania Film


Richard S. Hornbeck (Rick Horn) - Oklahoma Dan/John 
José Calvo (Joseph Calvo) - Rod Edwards
Sabine Bethmann - Georgina White
Giuseppe Addobbati (John McDouglas) - Ken Hogg
Tom Felleghy - (Tom Felleghi) - Watson
Karl-Otto Alberty - (Charles Alberty) - Hondo
George Herzig -  (George Herzig) - Jim Edwards
Carmen Gallen - Proprietária do Saloon
Jesús Puche - Cruck
Remo De Angelis - Michael
Anton Geesink - Xerife
Eduardo Lizarza - (Edward Lewis) - Criado
Leontine May - Senhora Hogg
Fernando Rubio  (Ted Ruby) - Mexicano
Giovanni Ivan Scratuglia - Randy
Juan Torres - Amigo de Michael


Este foi um dos Eurowesterns mais obscuros e enigmáticos da história. É um dos primeiros exemplos do gênero, mas ninguém tinha informações seguras sobre o elenco e havia também um monte de confusão sobre quem roteirizou e dirigiu, e quem esteve estrelando nele.
Alguns pensaram que o ator Rick Horn era holandês, outros pensavam que fosse um campeão olímpico de judô, Anton Geesink. Horn parecia um grande e forte companheiro, mas não grande e forte o suficiente: Geesink pesava 130 quilos em seus tempos áureos e era todo músculo.

O pesquisador Scherpschutter entrou em contato com o escritório do Sr. Geesink e seu filho confirmou que seu pai nunca tinha feito um Eurowestern. Então, quem é esse Rick Horn? Aparentemente é um fisicultor conhecido como Samson Burke, que foi bastante ativo no gênero Peplum [Épico Romano], que ficou de fora da fase Espaghetti Western também.

Geesink tinha feito o personagem bíblico Sansão em outra co produção europeia, e, aparentemente, os nomes se confundiram gerando uma confusão em torno do nome Rick Horn e que agora está esclarecido por sua viúva.

O filme conta uma história bastante básica de um novo xerife que chega para restaurar a lei e a ordem na cidade fronteiriça de Rio Rojo, onde as pessoas são espancadas na rua e homens da lei são mortos em seu escritório. Há também uma subtrama sobre petróleo e envenenamento de gado por um fazendeiro assassinado, oferecendo muito trabalho ao novo xerife, Oklahoma John (Dan para os amigos) além de ser atraído amorosamente, é claro, pela filha do falecido, Georgina White.

Assim, enquanto Dan Oklahoma faz limpeza na cidade, (John para os vilões) também ajuda a pobre moça a descobrir quem matou seu pai anos atrás. Quem é o responsável por todos esses crimes? O rico proprietário de terras, Rod Edwards (José Calvo), seu filho, Jim Edwards, um bêbado e seu amigo e capataz, Hondo, ou o noivo de Georgina White.


Qualquer um que goste de histórias de detetive vai gostar do resultado, mas ainda assim o filme muitas vezes funciona melhor como um thriller do que como um Western, e não seria surpresa se ele originalmente foi concebido para ser um thriller. Enquanto fontes espanholas listam Roberto Bianchi Montero ou Alfonso Balcazar como o único diretor do filme, outras fontes geralmente listam os dois, e é uma Coprodução Espano Ítalo e Alemã inclusive os nomes mencionados dos roteiristas.

Foi lançado na Itália em 1964, mas por algum motivo não liberada até 1965. O tom geral do filme parece sugerir uma produção muito precoce (pré-64, pré-Leone). Sugere-se que o novo xerife é um agente secreto do governo e não espere ver nada de Leone neste aqui.


Há um pouco mais de sangue do que em outros europeus, violência até o final, mas a única parte do filme que sente-se a sensação real do Espaghetti, é na parte final. Será que Pepe Calvo, que está no filme, disse às pessoas sobre como filmar o final de um Espaghetti corretamente após ele ter tido uma experiência com Leone?

O filme parecia ter sido desaparecido por completo, mas pode-se conseguir boas cópias com áudio em Espanhol na internet, não sendo um clássico memorável e ainda assim é surpreendentemente e agradável. Rick Horn com físico de Sansão consegue locomover-se bem e cavalgar muito bem. Pepe Calvo e Tom Felleghy sempre foram muito bons nestes filmes e deram segurança aos outros atores mais novos no neste aqui.

Há indícios de "Rio Bravo" nos personagens da cidade, um bêbado redimido pelo apoio do Xerife, um carcereiro idoso, um gentleman desempenhando papeis talvez paralelos desempenhados por Dean Martin e Walter Brennan no clássico de Howard Hawks.

O domínio da cidade por Rod Edwards lembra também outro clássico americano como "Dodge City" ou "My Darling Clementine". Há um pouco de falta de entusiasmo genuíno, mas alguns elementos, especialmente o Gran Finale Leonesco, foi bem sugerido.

E como curiosidade Dan ou John (ou simplesmente Oklahoma), é também chamado Thomas Hunter em algumas versões. Para os fãs mais fervorosos conferirem e apreciarem mais uma página desta curiosa e fantástica história do Espaghetti Western.

Rick Horn - R.I.P.

2 comentários:

  1. Marco Giusti sustenta essa versão de que Jaime Jesus Balcázar apenas teria cedido o nome para efeitos de co-produção. Acredito que seja verdade porque é algo bastante comum nas produções dos Balcázar, sejam elas creditadas ao Jaime ou ao Alfonso.

    Eu vi o filme não faz muito tempo, achei demasiado lento mas não é desagradável e dependendo da paciência do espectador, pode marchar sem problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nesta versão de Marco Giusti e o filme só é importante mesmo por ser um filme com uma história polêmica e emblemática em torno do ator americano.
      Grato pela observação e participação amigo.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: