Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

29 janeiro 2015

Dinamite Joe [Joe l'implacabile] 1967


Joe Dinamite - Brasil
Joe l'implacabile
Dynamite Joe - USA
Vier Halleluja für Dynamit-Joe - Alemanha

Produção: Itália e Espanha (15 de fevereiro de 1967)
Direção: Antonio Margheriti (Anthony Dawson)
Escrito: María del Carmen Martínez Román
Duração: 98 minutos
Fotografia: Manuel Merino
Música: Carlo Savina
Canção Tema: "Di Ynamight" e "E Love Song" cantadas por Lillian Terry
Producão: Giuseppe Franconi e Cleto Fontini
Edição: Otello Colangeli    
Design: Teddy Villalba    
Figurinos: Mario Giorsi
Co Produção: Hispamer Films e Seven Film



Rik Van Nutter (Clyde Rogers) - Jon/Joe Ford/Dynamite Joe
Halina Zalewska - Betty
Mercedes Castro (Merce Castro) - Garota Bruna (Guarda sol)
Renato Baldini - Jury Nenson/Nensars
Santiago Rivero - Senador Senneth/El Sol
Bernabe Barta Barri (Barta Barry) - Esponja/Cocheiro
Alfonso Rojas - Xerife
Dario De Grassi - Foster
Franco Gulà - Homem Velho Barbudo no Banheiro
Ricardo Palacios - Lider dos Bandidos Mexicanos
Juan Olaguivel - Barbudo na Briga do Saloon
Vicente Roca - Diretor do Banco/Cigno
e com Aldo Cecconi, Claudio Scarchilli, Saturno Cerra, Barbara Davy, Mario P. Luchino, e Rufino Inglés.

Após o final da Guerra Civil americana, para pôr um fim às inúmeras emboscadas sobre os comboios de transporte de ouro da cidade de Mineral City, que são uma ameaça real para as finanças do governo americano, o agente Joe Ford, “Dinamite Joe” como é conhecido, é convocado urgentemente pelo seu amigo “Senador Senneth” coma essa missão: Conter os ataques em um plano elaborado que será posto em execução no próximo carregamento. Joe será encoarregado de controlar esta próxima transferência. 
Uma diligência em ouro maciço é construída para tentar ludibriar os bandidos e fazer dela o próximo carregamento, mas outros interessados também estarão atrás do ouro inclusive pessoas ligadas ao plano de Joe.
Joe, um especialista em manusear explosivos honra o seu titulo entrando na reunião por um buraco na parede aberto pela explosão de uma dinamite detonada por seguranças ao revistarem sua bagagem na sua chegada. Toda reserva de ouro coletado nas minas de Mineral City estará fundido e transformado secretamente numa diligência da Wells Fargo.

Um minerador trapaceiro também está por trás dos assaltos, aproveitando a sua posição estratégica como vantagem no planejamento dos mesmos desejará a qualquer custo por as mãos nessa diligência 


O banqueiro local “Jury Nelson” e o fora-da-dei “El Sol” também têm intenções de enriquecer rapidamente aproveitando-se do episódio. Dinamite Joe terá que lidar com todos eles cada um a sua maneira.

Em algumas cenas explosivas o diretor utiliza-se da técnica de miniaturização de maquetes, dando impressão de grandiosidade como nos épicos Peplums. Joe encarna um tipo James Bond inglês, um 007 cheio de conhecimentos científicos e audaciosos truques debaixo da manga quando se vê em apuros.

O personagem lembra a série James West (Wild, Wild, West) dos anos 60 com Robert Conrad. Joe, sempre com o seu terno branco, rodeado de belas mulheres, galante, sedutor e com um sorriso sem graça o tempo todo em seu rosto é convecido de que é mesmo astuto e invencível.

Antonio Margheritti faria logo em seguida dois outros Espaghettis superiores a este: (E Dio Disse a Caino...) e (Joko Invoca Deus...e Muori) tentou fazer este bem mais humorístico. “Dinamite Joe” foi lançado em 1967, antes do surgimento do personagem Trinity “Lo Chiamavano Trinità” de Enzo Barboni. Acredito que o seu melhor Western foi “Cavalgada Infernal” de 1975 (Take a Hard Ride) com Jim Brown e Lee Van Cleef.


Algumas situações são irônicas e engraçadas como o chefe do bando mexicano interpretado por “Ricardo Palácios” que faz com que seus capangas carreguem o seu trono por onde quer ele vá.
Uma companhia de dançarinas de saloon que estão em uma diligência e são forçadas a ajudar Joe a defender um Forte dos bandidos mexicanos pela própria sobrevivência.
Um canhão que é usado por mulheres na batalha.

Abrindo o filme, o diretor Antonio Margheriti (Anthony Dawson) faz uma homenagem à Sergio Leone e a Clint Eastwood, colocando Joe na entrada da cidade esperando por um grupo de bandidos mexicanos, todos procurados pela justiça e que vão todos pelos ares com uma dinamite lançada por Joe que é notado usando um poncho idêntico ao do “Homem sem Nome” (Blondie) de “Por um Punhado de Dólares”.

Na trilha sonora estão duas músicas vocalizadas sendo a música de abertura "Di Ynamight" tema de Joe composta por Don Powell e Carlo Savina e outra "E Love Song" composta por Mac Donell [supostamente também Don Powell] e Carlo Savina.
Ambas as duas interpretadas em cenas no saloon pela cantora Lillian Terry, dublada pela  atriz Mercedes Castro (Merce Castro).

Não pode-se esperar muito do filme, mas marca o início da era Western-Comédia que começava a emergir na Europa. Para mim este filme tem um sabor especial porque foi o primeiro Espaghetti Western que tive contato por meio de um cartaz de jornal quando lançado em nossos cinemas em 1967 em São Paulo, Brasil ainda quando eu era criança.
Nunca antes exibido na TV brasileira
“Para colecionadores, pesquisadores e historiadores”.

Trailer Italiano "Joe Dinamite" Youtube

Dinamite Joe 
Formato AVI 
Áudio Espanhol 
Legendas Português Brasil 
Duração: 91 minutos 
Link na WEB: 
http://uploaded.net/file/mpk2yu6a

2 comentários:

  1. TENHO VOCÊ AMIGO NO MEU FACEBOOK E SEMPRE TOU ASSISTINDO SEUS VIDEOS, DEMAIS QUANDO CANTA BEE GEES, E OUTRAS ROMANTICAS, NAO PERCO UMA, SÓ NAO SABIA DESSE BLOG, É UMA MARAVILHA, VOCE É UMA PESSOA COMPLETA, QUEM GOSTA DE BANG BANG E MUSICAS ANTIGAS E AINDA AS CANTA, É COMPLETO, TAMBEM SOU QUASE COMPLETO, COLECIONO BANG BANG E GOSTO DE MUSICAS ANTIGAS, SÓ NAO CANTO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigão, mas gostaria de saber qual Alberto do face porque eu tenho vários no meu face.
      Abração e seus comentários serão sempre bem vindos.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: