Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

24 janeiro 2015

A Morte de Germán Cobos

Germán Sánchez Hernández-Cobos,
Nascido em 07 de Julho de 1927 em Sevilla, Espanha, faleceu no dia 12 de  Janeiro, 2015 em Sevilha, Espanha ao 88 anos de idade.

Também creditado com o pseudônimo de  Jerry Cobb e ou George Gordon ao longo de sua carreira profissional, participou em mais de 115 filmes e em outras várias ocasiões tambem na televisão.

Sua primera aparição no cinema foi no drama "La leona de Castilla" em 1951, dirigida por Rafael Gil. Durante sua carreira trabalhou sobre ordens de diretores como Pedro Almodóvar, José Luis Garci y Carlos Saura e contracenou com grandes nomes como Concha Velasco, Impero Argentina, o Sara Montiel. Entre seus filmes os que mais se destacam encontramos “Cría cuervos” (1976), “La ley del deseo” (1987) o “Esposados” (1996).

Além de ser um ator incansável, também esteve comprometido desde o início de sua carreira com as condições de trabalho e da profissão e participou junto a atores profissionais em 1975 como Juan Diego o José Sacristán que juntos conseguiram criar um sindicato onde se daria início a criação de leis e garantiriam direitos à classe artística espanhola.

A Associação Espanhola de Historiadores do Cinema em 2010, lhe concederam a Medalha de Ouro, uma das mais nobres honrarias em uma homenagem que também receberam, o diretor e novelista Gonzalo Suárez; o realizador e diretor de fotografia Lorenzo Soler y e o produtor e distribuidor Enrique Cerezo.
Nenhum meio de informação divulgou a causa da morte.

Nas primeiras fontes de divulgação de sua morte, ele teria morrido em Almunécar, Andalucía, Espanha, mas meu amigo Tom B do http://westernsallitaliana.blogspot.com.br [USA] acabou de receber um E-mail do ator Dan Van Husen que encontra-se nas Ilhas Canárias confirmando por ele que a cidade onde Germán Cobos morreu foi Sevilha, Espanha e não como fora anunciado anteriormente. (Veja em comentários)


R.I.P. Germán Cobos.

Germán Cobos Espaghetti Western Filmografia

1963 Gerônimo Ordena o Massacre [La Furia Degli Apache] Apache Fury  (John Martin)
1964 Fuerte Perdido [I rinnegati di Fort Grant] Massacre at Fort Grant - (Paul Driscoll)
1967 O Colt Que Não Perdoa [ Lola Colt] Black Tigress - (Larry Stern/El Diablo)
1967 Wanted - “O Procurado” - Wanted (Martin Heywood)
1968 Sangue Chama Sangue [Sangue Chiama Sangue] Blood Calls to Blood - (Father Louis Willoughby)
1968 El Secreto Del Capitán O´Hara [Il Segreto Di Ringo] The Secret of Captain O’Hara - (Captain Richard O’Hara)
1969 Seu Mandamento Era Matar "Quinto: Non Ammazzare" Quinto: Fighting Proud - (Sucre)
1970 O Reverendo Colt 45 [Reverendo Colt] (Fred Smith)
2007 Limoncello (Joe)

2 comentários:

  1. Correction: Our friend Dan van Husen is vacationing in the Canary Islands and the newspapers and people who know say that Cobos died in Sevilla. The initial report was publishe in Almunécar which is where the confusion began. He sent me and e-mail yesterday January 23rd confirming he died in Sevilla. Best, Tom Betts

    ResponderExcluir
  2. Ok Tom.
    Thanks
    I made one observation on the post.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: