Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

17 novembro 2014

Gerônimo Ordena o Massacre "El Hombre De La Diligencia"


Gerônimo Ordena o Massacre
La furia degli Apache – Itália
El hombre de la diligencia - Espanha
Apache Fury - USA

Produção: Itália e Espanha 01 de Outubro de 1964
Direção: José María Elorrieta ( Joe Lacy)
Fotografia: Alfonso Nieva          
Musica: Fernando García Morcillo
Duração: 90 minutos
História: José María Elorrieta
Baseado na novela de Eduardo Guzmán  (Edward Goodman)
Produção: Espanha e Itália 01 Outubro de 1964
Locações: Aranjuez, Madrid, Espanha
Produzido por Tomás Cicuendez
Edição: Antonio Gimeno             
Decoração do Set: Teddy Villalba            
Co Produção: Four Aces, P.C. Alesanco, Produciones Cinematografiches Algancio


Frank Latimore – Oficial Steve Loman
Nuria Torray (Liza Moreno) - Lou/Ruth
Jesús Puente - Juiz Todd Driscoll
Ángel Ortiz  - Silas/Cocheiro da Diligencia
Alfonso de La Veja - Soldado
Frank Braña (Francisco Braña) -  Capanga de Burt
Rufino Inglés - Caixa do Cartório
Mariano Vidal Molina - Burt Kaplan
Heriberto Serrador (Gerard Spencer) - Richard 'Poker Dick' Logan
Guillermo Vera - Juan Diego
Julio Pérez Tabernero - Jimmy
Guillermo Méndez - Capitão
Antonio Cintado - Sargento
George Martin (Jorge Martín) - Elmer Roscoe
Aldo Sambrell - Capanga de Burt
Yvonne Bastien – Mexicana do quartel
e com José Sancho, Germán Cobos (George Gordon) 


  
Gerônimo Ordena o Massacre, é um filme que provavelmente alguém tenha assistido no cinema brasileiro na década de 60 ou 70 e nunca mais fora exibido na televisão nacional e muito pouco sabe-se sobre ele portanto é uma boa oportunidade para saber um pouco mais.
O ator Americano Franklin Latimore Kline (1925*1998) é mais um protagonista aventurando-se na Europa neste Espaghetti Western, embora com um tema tipicamente americano envolvendo índios Apaches.
Um ator basicamente de um cem número de filmes B dos anos 50 e pouco conhecido. O elenco aqui basicamente espanhol já estava sendo bem conhecido. Aqui todo o elenco tem seus nomes americanizados em um filme com produção totalmente espanhola com parte de equipe italiana.


A jovem e bela Nurria Torray (Ruth) e seu irmão Jimmy (Julio Pérez Tabernero), Jesus Puente (Juiz aposentado Todd Driscoll), George Martin (Pistoleiro e segurança do juiz), Marino Vidal Molina, Frank Braña e Aldo Sambrell (quase irreconhecível sem barba e bigode), Pastor Serrador (Jogador), Angel Ortiz (Cocheiro), Alfonso de la Vega (Soldado), Guillermo Vera (Mexicano), Guillermo Mendes (Capitão) e Yvonne Bastien (Mexicana), são os protagonistas de uma boa e envolvente aventura na região do Arizona.


Não é bem um puro-sangue Espaghetti com os clássicos duelos de rua e as exuberantes mulheres dançando sob os balcões de saloon como estamos acostumados, e sim envolve um grupo de pessoas cada uma delas com seus objetivos durante um viagem de carruagem e têm todo o seu destino mudado após uma parada para troca de cavalos nas ruínas da Missão de San Fracisco, agora transformada em um posto de parada para troca de cavalos e descanso da cavalaria americana.


Em poucos minutos no início, desfilam-se as característica e a personalidade de cada personagem e ao longo da história vão se conhecendo um a um deles e suas ambições e relacionamentos se cruzarão a um trágico final, mas antes de resolverem as suas indiferenças, precisarão se unir contra um inimigo comum para tentarem sobrevier aos ataques imperdoáveis dos; Apaches, mas isso não seria novidade se não fosse um filme filmado na Europa.


Todas as cenas das inserções Apaches sobre o posto de parada foram filmadas no verdadeiro Forte Seseña, localizado à 40 quilômetros ao sul de Madrid no município de Aranjuez. Não se sabe ao certo se a versão completa é esta que estou analisando com 80 minutos ou exista uma mais extensa com 90 minutos mas se houvessem cortes nesta fita, seria lamentável.


Neste deslocado, desértico e pacífico posto de parada de troca de cavalos para diligências que se ambientam mesmo à região do Arizona no Texas, o responsável do posto é o ex-oficial Tenente do Exército Confederado “Steve Loman” desonrado e trabalhando sobre liberdade condicional que tem que abrigar uma diligência que chega repentinamente sendo atacada e perseguida por Apaches.


Na diligência viajam o ex-juiz Todd Driscoll que coincidentemente condenou Loman à cinco anos de recusão em presídio acusado de suposto assassinado do ex-marido de Ruth, agora sua futura esposa, seu irmão Jimmy, um Jogador e um pistoleiro contratado de Driscoll que juntos também são passageiros na viagem. A situação se agrava no momento em Jimmy, o irmão de Ruth, um jovem ingênuo e amedrontado de cabeça quente equivocadamente mata o um aborígene local que desperta a fúria de vingança pelo seu líder tribal unindo-se aos Apaches.


O juiz carrega uma fortuna em dólares em uma bolsa que tem destino a compra de um rancho para viver com Ruth, mas ela começa a cair no agrado de Loman e os dois insinuam-se um romance sem que o juiz não venha perceber, “de imediato”. Dois bandidos ex-presidiários são feitos prisioneiros por Loman na Missão, mas o interesse dos dois é de roubarem a fortuna do juiz e os dois passam a lutar ao lado de Loman para ajudar a proteger a Missão, pois suas vidas também dependem da defesa de todos contra os Apaches.

O diretor José María Elorrieta (Joe Lacy) conhecido por filmes de Terror, também experimentou aqui o seu primeiro de três Espaghetti Western e batizou-o com um nome bem típico americano para atrair as atenções como muitos faziam na época. Parece mesmo uma típica abordagem Cowboy-Apache-Americana mas aqui o enredo vai mais além de matança entre índios e soldados.

Há uma corrente de envolvimentos em que todos dependem de todos mesmo com todas as desigualdades e indiferenças entre todos e a ação acelerada e alucinante é inevitável tendo em vista a pressão do cerco dos índios à Missão sem uma chance clara de sobrevivência de cada um dos personagens que lá dentro se encontram.

Em meio aos ataques maciços dos índios entre flechas e balas, as barricadas no “Forte improvisado” por Loman e todos do lado de dentro com seus conflitos morais e pessoais vão se caindo e parece questão de tempo antes que os selvagens invadam e matem a todos.


Curioso também é que o líder indígena mencionado no título brasileiro “Gerônimo” não aparece em nenhum momento no filme. Não consegui localizar Germán Cobus, ator espanhol com pseudônimo George Gordon neste filme, mas aparece nos créditos. Isso também acontecia muito no Espaghetti Western.

Cenas de quedas e mortes dos índios foram bem elaboradas porque os índios são colocados literalmente como alvos a serem alvejados captados pela câmera propositalmente, percebe-se isso. O final não é muito surpreendente, mas o que prevalece é o bom senso entre Lomam e Ruth em uma união afetiva entre os dois salvos pela chegada da cavalaria.

A música composta por Fernando García Morcillo, encaixa-se bem nas sequências de ação e até mesmo nos momentos mais alíviádos com temas ciganos melancólicos.

Elorietta pode ter sido inspirado em “Sangue de Heróis” [Fort Apache] de John Ford com John Wayne e Henry Fonda de 1948 mas deu ênfase maior nas intrigas pessoais e conseguiu o resultado desejado que é o que se percebe aqui deixando um pouco de lado as vinganças entre mexicanos e gringos pistoleiros.

Um de seus últimos trabalhos foi em 1975 com o seu terceiro Western Espaghetti também 100% espanhol
“Si Quieres Vivir...Dispara” com James Philbrook, Frank Branã e José Canalejas.

Pode ter sido um diretor que fez sucesso com o Euro-Horror na época mas brindou-nos com este considerado por muitos como um bom Espaghetti Western dentre os seus cerca de 50 filmes ao longo de sua carreira.
Nunca exibido na TV brasileira.

Movie Versão Riped TV áudio Espanhol disponível no: 
http://www.ulozto.net/xWUcNjKw/el-hombre-de-la-diligencia-1964-spanish-satrip-avi

 Meu trabalho de tradução e legendagem em protuguês disponível no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=U6KZ-2ihMvc&t=61s&ab_channel=JotaPasseJota

  El Hombre De La Diligencia 1964 – 5 tracks no Original Soundtrack Download 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: