Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

24 outubro 2013

Almería Western Filme Festival 2013 Encerramento


A província de Tabernas tem recuperado sua relação com o cinema Western graças agora ao 3ª e bem sucedida Edição do Almería Western Festival.
Esta cidade que é uma referência internacional para todos os seguidores deste gênero cinematográfico concluiu em 05 de Outubro de 2013 com a noite de gala, a sua entrega dos prêmios e homenagens a todos. Este festival vem propiciando reencontros de afecionados com alguns dos protagonistas destas produções atuais e de décadas passadas como atores, diretores, e pessoas que de alguma forma contribuíram e contribuem para o cinema europeu aqui em especial o Western.


Nesta edição, nomes carismáticos como George Hilton, Robert Woods, as atrizes Mónica Randall que teve seus primeiros passos no cinema em papéis nos filmes Western e que protagonizou onze deles.


Também participaram os protagonistas italianos Simone Blondell [Atuou em 12 Westerns, filha do diretor Demofilo Fidani e Produtora Mila Vitelli Valenza], Lucio Rosato, Nicola di Gioia e o jornalista Marco Giusti entre outros. Todos foram homenageados por suas contribuições nos filmes Western.

Convidados e Organizadores da esquerda para à direita: Rafael Molina, César Méndez, Guadalupe Lapiedra, Mari Nieves Jaén, Lucio Rosato, Nicola Di Gioia, Mónica Randall, Simone Blondell, Robert Woods, George Hilton e Marco Giusti.



Mónica Randall, que atuou em onze Espaghetti Westerns, recebeu o prêmio Tabernas e recordou com muito carinho seus papeis em fitas que sempre a colocavam com tranças para atuar como índia e lembrou-se uma vez de atuar com uma criança loira sempre de mãos dadas, era um garotinho; E acrescentou que trabalhar nestes filmes foram uma experiência fantástica e que se sentia muito feliz. Foi muito importante para sua carreira de atriz. Em seus primeiros filmes foi creditada com o seu verdadeiro nome de Aurora Julià Sarasa, natural de Barcelona.
Pois bem, identifiquei a criança loira e o filme de que ela tentava recordar: Era “100.000 Dólares para Ringo”.
 

George Hilton com Vinte e um Westerns em seu curriculum de pistoleiro, lembrou que sua filha aprendeu a andar em Almería mais especificamente no Hotel Playandaluce onde ficavam hospedados quando nas folgas das rodagens dos filmes e valorizou muito o filme que protagonizou com Ernest Borgnine "Los Desesperados" dirigido por Julio Buchs.



Lucio Rosato também foi muito importante representando seus nove e destacados Westerns como em “Navajo Joe”. Nicola Di Gioia lembrou alguns dos seus seis grandiosos e cultuados Westerns e lembra “Meu Nome é Pécos” [Due once di piombo] em que neste esteve trabalhando junto com Robert Woods que também com seus vinte e um Wsterns como Protagonista, ilustrou sua carreira comparando à sua vida pessoal.

“Criei-me num rancho no Colorado, sou vaqueiro de verdade e fiquei feliz em cavalgar no Oeste Espanhol.” Robert Woods recebeu uma homenagem com a produção de um Vídeo denominado de “A Ressurreição de El Puro”. Uma menção a o personagem “El Puro, o Procurado”, um de seus Espaghetti Westerns, este de 1970.  

Reconhecimentos
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem póstuma à Joaquin Romero Marchent, pioneiro do Western na Europa.
Seu irmão Rafael Romero Marchent ficou encarregado de receber as homenagens em nome da família quando também lembrou seu outro irmão também ligado ao oeste: Carlos Romero Marchent, que faleceu recentemente.


Durante o festival também houve uma lembrança ao ator Giuliano Gemma que perdera a vida em um acidente de carro na semana anterior ao festival.  

Prêmios
O apresentador da noite de gala celebrada em Fort Bravo, Jorge Núnês comunicou sob aplausos o filme premiado pelo júri: "Django Unchained - 2013" de Quentin Tarantino e pelo voto do público, o melhor filme foi "West of Thunder" de Jody Marriott Bar e Levy Steve Russel.
Uma maior consciência empresarial está começando a ganhar força por veicular o passado cinematográfico para aproveitá-lo como patrimônio turístico. Outras produções já começam a chegar e a tomar conta do cenário árido desta região e começa a trazer mais investimento para a preservação de um local que serviu para levar muita emoção e entretenimento a muitas gerações nas telas dos cinemas de todo o mundo.

Filmagem da série Britânica Dr. Who no Parque Oasys de Tabernas, também conhecido como Mini- Hollywood.

Parabenizo a todos os envolvidos e realizadores deste que já é um dos mais importantes eventos do mundo em sua Terceira Edição. Nós no Brasil estaremos sempre divulgando e acompanhando a evolução de todo este trabalho sério e responsável.
Edelzio Sanches



 "Video - A Ressurreição de El Puro" - 2013 Com Robert Woods
Filmografia Completa Simone Blondell
Filmografia Espaghetti Westerns Robert Woods

Fontes: Jornal "La Voz de Almería - 08 Outubro 2013."  [Espanha] 
Compilação e Complementação Biográfica: Edelzio Sanches  [Brasil]

8 comentários:

  1. Uma magnífica postagem, Edelzio. Aqui é mesmo o santuário sul-americano do Western Europeu. Eu não estava lá este ano, mas o contato quase diário através de telefone e mensagens com meus amigos que trabalham no festival e moram lá, assim como com amigos como Robert Woods e Simone Blondell era tão constante, que quase pude sentir na pele o calor da terra dos meus bisavós. Ano que vem, já tenho convite, com a minha música na bagagem e minha arte gráfica, se Deus permitir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei torcendo pra que dê tudo certo pra você e quem sabe faça uma apresentação musical com aqueles que você está gravando.
      Quem sabe um lançamento do CD naqueles saloons da região de Almería.

      Excluir
  2. Obrigado pelos votos, mas VOCÊ é quem eu gostaria de ver lá também, pois é uma figura mais do que representativa para o gênero aqui, no Brasil, com o trabalho de resgate cultural para o gênero apresentado neste blog.

    ResponderExcluir
  3. Grande histórico cultural e digno de figurar esse acontecimento notável. parabéns Edelzio pelo nosso blog como você sempre diz com sua humildade em compartilhar com nós fãs, e como disse o Cayman, realmente você é uma figura representativa desse gênero aqui no Brasil.

    Luiz Carvalho "Lulinha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo pelos elogios e tenho muita informação pra levar para os leitores mas é pena que o tempo é pequeno pra tudo isso e é um trabalho demorado operar a interface do blog. Ela é muito complicada pra fazer postagem.
      O trabalho não rende, mas como tudo no Brasil só funciona pela metade, vamos devagar e sempre. Estive vendo alguns filmes com a Mónica Randall, cara como essa mulher era linda! E ainda esta.

      Excluir
    2. Nosso compañero Edelzio sabemos que este trabalho em divulgar essas postagem não é fácil, o tempo as vezes é um grande adversásio para compartilharmos duas tarefas, e todo mundo tem sua correria e deve ser feito gradativamente, mais o importante é que você faz com amor e carinho e ainda corresponde os comentários dos leitores.

      Luiz Carvalho


      Excluir
    3. Eu me coloco no lugar dos participantes deste blog assim como em outros.
      É sempre bom dar uma atenção especial a quem expressa suas opiniões sobre o que se gosta de comentar e envolver-se.
      Acho que isto é mais importante do que qualquer outra coisa postada aqui.
      O respeito com pessoas que são fãs apaixonados assim como eu.
      Grato mais uma vez Luiz "Lulinha" Carvalho.

      Excluir
  4. Edelzio, Almeria é um pedaço do céu, quem nos dera estar lá. Eu bem que queria estar lá pra dar um abraço forte em toda em gente,maravilhosa...

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: