Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

19 agosto 2013

Um Colt na Mão do Diabo


Um Colt na Mão do Diabo - Brasil
Una colt in pugno al diavolo
Devil Was an Angel - USA  
           
Produção: Itália 1967
Direção: Sergio Bergonzelli
Duração: 93 min
Escrito: Sergio Bergonzelli e Ambrogio Molteni
Musica: Gian Piero Reverberi           
Fotografia: Aldo Greci                    
Edição: Renato Scandolo                
Produção Design: Giuseppe Cesare Monello                      
Costume Design: Giovanna Natili
Segundo Diretor e Assistente: Aldo Lado
Atilio Serverini: Armas de fogo

Bob Henry – (Robert H. Hensley) - Pat Scotty
Marisa Solinas - Mestiça Maya
George Wang - El Condor/Capataz
Lucretia Love - Janet
Mario Dardanelli - Bandido de El Condor
Giovanni Ivan Scratuglia - soldado
Jerry Ross, Luciano Benetti, Artemio Antonini,                 
Cam Arnell, Luciano Catenacci, Renato Chiantoni,            
Franco Gulà, Brizio Montinaro e Attilio Severini

 
Para interromper as atividades ilícitas de um grupo de mexicanos, liderados por um bandido inescrupuloso conhecido por “El Condor“ que espalha o medo e o terror atacando os comboios de pesquisadores de ouro que fazem a rota da Califórnia por uma região conhecida como Mojave na fronteia, o Comando Militar envia o ex-oficial para um reconhecimento e investigação da situação; o agente do governo, Pat Scotty, este disfarçado como um prospector de ouro cai na simpatia de El Condor, que o convida para ficar em seu acampamento. Consegue desta forma a sua infiltração no bando a fim de descobrir os futuros planos de El Condor. 


Com a ajuda de Maya, a mestiça apaixonada por Scotty e alguns mexicanos pobres, oprimidos pelo bandido, Scotty será capaz de pedir a intervenção 7ª Cavalaria e conseguir invadir o esconderijo de Condor e sitiar os bandidos.
Em meio a uma grande batalha, Scotty descobre que El Condor conseguira fugir e após sua perseguição, o confronto de Scotty e El Condor acontece porem Condor é ferido por Scotty que o deixa fugir aceitando assim ter feito justiça em meio às reviravoltas que envolveram os acontecimentos.
Sergio Bergonzelli dirigiu este western de baixo orçamento não tão convincente como em outros produzidos por ele, mas a riqueza de detalhes e enquadramentos de cenas ajudaram a segurar e dar a estruturação desejada.


Ele dirigiu “Jim il primo” (1964) bem acima da média e digno, apesar de seu aspecto extremamente pobre. Aqui não soube repetir a dose.
Um ator sólido como George Wang (Buon Funerale, Amigos... Paga Sartana - 1971 de Giuliano Carnimeo) no papel de antagonista, e tendo nas mãos duas atrizes como Marisa Solinas (Blindman - 1971 de Ferdinando Baldi) e Lucretia Love (Vaya Con Dios Gringo - 1966 de Eduardo Mulargia) e com um pouco mais de bom profissionalismo, evitaria o naufrágio parcial deste Espaghetti.

Talvez a qualidade de uma história melhor elaborada, ou talvez por causa de um elenco de atores que exaltados pela direção, não conseguiram deixar uma impressão memorável em seus personagens, e estranhamente algumas locações em locais obscuros como exemplo: A região do Canal Histórico de Monterano.


Outra enorme curiosidade é a presença do ator Bob Henry (Robert H. Hensley) em seu único filme em toda sua carreira.
Talvez o diretor estivesse procurando um sósia de Terence Hill na época pois a semelhança entre os dois atores era incrível.
Em alguns momentos o filme perde o ritmo, no entanto é cheio de tiroteios, lutas e perseguições e a grande atuação de George Wang consegue segurar com muito esforço. Com um pouco mais de empenho poderia ter deixado uma melhor impressão mas mesmo por tudo isso, merece estar na coleção dos fãs.
Em contrapartida aos pontos negativos do filme, ressalto aqui uma das mais belas e mais cultuadas canções temas do Western Espaghetti em suas duas versões mais conhecidas com a regência do maestro Gian Piero Reverberi, instrumental e outra vocal interpretada por Mino Reitano com a maravilhosa harmônica de Franco de Gemini “A Devil was an Angel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: