Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

05 dezembro 2011

O Dólar Furado - Brasil


“Un Dollaro Bucato”
“Blood for a Silver Dollar – USA ”
Produção: Itália – França 1966
Direção: Giorgio Ferroni (Kelvin Jackson Padget)
Escrito: Giorgio Ferroni e Giorgio Stegani
Fotografia: Antonio Secchi
Produção: Adriática Film, Dorica Films e Explorer Film ‘58
Duração: 92 Minutos
Música: Gianni Ferrio e Fred Bongusto
Distribuição VHS Brasil Cinearte – Omni


Giuliano Gemma (Montgomery Wood) - Gary O'Hara
Ida Galli (Evelyn Stewart) - Judy O'Hara
Pierre Cressoy - (Peter Cross) - McCoy
Giuseppe Addobbati (John Mac Douglas) - Donaldson
Franco Fantasia (Frank Farrel) - Sheriff Anderson
Tullio Altamura (Tor Altmayer) - Peter
Massimo Righi (Max Dean) - Brad
Nazzareno Zamperla (Nicholas St.John) - Phil O'Hara
Benito Stefanelli (Benny Reeves) - James
Franco Lantieri (Frank Liston) - Slim
Gino Marturano (John Martin)
Nello Pazzafini (Peter Surtess)
Bernard Farber (Benny Farber)
Andrea Scotti (Andrew Scott)
Pedro Sanchez - Viajante que socorre Gary pós o tiroteio no Saloon.
Salvatore Borgese (Sal Borgese)
Luigi Tosi e Alfredo Rizzo
Atendendo a centenas de pedidos dos fãs de Giuliano Gemma que chegaram a mim via Contato Blogger, E-mail e Facebook do Brasil e de várias partes do mundo, elaborei um trabalho especial sobre este ator e seu filme de maior sucesso no Brasil; O Dólar Furado.
Segundo Western de Giuliano Gemma e o primeiro Ringo de Duccio Tessari.
Um Espaghetti Western de co-produção Italo-Francêsa, um dos pioneiros e todos os atores com pseudônimos americanos. Gemma ainda com pseudônimo de Montgomery Wood.
O diretor Giorgio Ferroni (Calvin Jackson Padget) aqui em sua estréia no spaghetti com pouca influência de Leone produz um bom melodrama com historia emocionante no seu primeiro dos quatro westerns feitos ele, uma obra-prima dos Spaghetty Westerns já realizados. Um clássico conforme descrito pelo escritor Alberto Moraiva.
Phil O´Hara (Nazzareno Zamperla) e Gary O´Hara (Giuliano Gemma) são dois irmãos oficiais que lutaram pelo exército do Sul e ao terminar e perderem a Guerra Civil Norte-Americana foram ridicularizados com as suas honras de guerra pelos soldados do norte tendo seus revólveres inutilizados por causa dos canos cortados e se separam para voltar as suas vidas de cidadãos normais. Enquanto Phil vai para a fronteira Gary vai à cidade de Yellowstone rever sua esposa Judy O´Hara (Ida Galli) deixando suas economias com ela sugerindo-a para que venda o rancho e encontre-se com ele em alguns meses em Yellowstone.
Partindo em viagem com apenas um dólar de prata para procurar trabalho em Yellowstone, Gary depois de demonstrar suas habilidades como pistoleiro é contratado e convencido pelo banqueiro local “McCoy”, um homem sem escrúpulos para prender um bandido chamado “Black wilde” afirmando-lhe este ser o líder de uma quadrilha que vem interferindo em seus negócios “sujos” na região aterrorizando a cidade.
Dentro do Saloon no momento da execução, Gary reconhece o homem que na verdade é seu irmão Phil alvejado pelas costas.
Após a morte de Phil, Gary é morto pelos homens de McCoy como ele planejara, porém é salvo pelo dólar de estimação que carregava em seu bolso impedindo que a bala o atingisse mortalmente no coração. Muitas surpresas e reviravoltas em um enredo eletrizante.
Foi grande o sucesso no Brasil inclusive com ajuda da música tema.
Apesar da pobreza na realização e na qualidade das cores borradas da cópia disponível no Brasil, este sempre será um filme memorável.
Carregado por um casal de camponeses e após sua recuperação, Gary retorna a Yellowstone para começar sua vingança, porém torna-se difícil após sua mulher Judy tornar-se refém de McCoy.
O xerife revoltado por ter participado do plano sem saber, rebela-se também contra McCoy e junto com Gary preparam o plano para eliminar todos os bandidos para trazer a paz na cidade e Gary reiniciar uma nova vida com Judy.
Gary surge repentinamente e aparentemente como a um fantasma, usando uma lanterna nas escuras executando suas vítimas uma a uma causando pânico entre os envolvidos nos crimes. Será levado para o duelo final com o cavalheiro que ameaçou sua vida e sua esposa ao instalar-se em Yellowstone.
Ele acaba entregando sua arma rendendo-se a McCoy, mas Gary com a lanterna na mão parece ser mesmo um fantasma e balas disparadas parecem passar por entre ele mas é na verdade a arma com o cano cortado que dificulta atingir o alvo.
A arma que no início tem seu cano cortado e serviu para humilhá-lo tem afinal sua finalidade precisa a seu favor.
O senhor todo poderoso do local acaba nas mãos dos cidadãos de Yellowstone e a vingança é passada a limpo.
Pierre Gressoy como McCoy e Nello Pazzafini sempre bem em seus personagens.
O diretor na época conseguiu mesmo fazer o público sentir o gosto do sal que foi colocado na boca de Gary O´Hara em um dos fortes momentos do filme quando era torturado por bandidos. Mais um bom clássico dirigido por Giorgio Ferroni sempre convincente nas coreografias de lutas e tiroteios.
Outra grande interpretação de Giuliano Gemma, em um Ringo um pouco mais sério do que os Ringos de Tessari.
Elenco e personagens que seriam conhecidos em outros vários Spaghettis com a mesma receita de trama e ação.
Ida Galli (Evelyn Stewart) sempre bela com seu rosto de mocinha indefesa que consegue fazer qualquer mocinho se vingar do bandido que a molestou.
A película original não teve um material de boa qualidade e muitas imperfeições de cores e a ma qualidade da iluminação prejudicaram um pouco o resultado, mas nada que não deixe de colocar este entre um dos mais cultuados Westers Europeu.
O filme foi exibido pela última vez na TV Brasileira (Bandeirantes) em 28 de Abril de 1988.
Foi exibido na Seção Bang Bang à Italiana da TV Record em 12 de Agosto de 1985 e em 28 de Janeiro de 1982.
Lembro-me que na semana que este filme estreou na TV (Rede Globo) nos anos 70, o sucesso foi tanto que ela teve que reprisá-lo na semana seguinte. No cinema também teve uma presença um tanto que tímido no lançamento e viria ganhar fama mesmo na TV.
Música soberba dirigida por Gianni Ferrio, que compôs um tema principal de grande impacto com “One Silver Dollar” ou “Un Dollaro Buccato” e outra versão vocal "The man...the Story" interpretada por Fred Bongusto na versão em italiano com o título de "Se tu non fossi bella come sei” (Se você não fosse tão bonita como você é).
Com uma trilha sonora instrumental com o famoso título (O dólar Furado) foi tão marcante que chegou a entrar nas paradas de sucesso do Rádio Brasileiro, disputando os primeiros lugares com Elton John e outros artistas de sucesso na época.
A música na versão vocal não pegou forte no Brasil na época do lançamento do filme e agora consegui encontrá-la e disponibilizá-la aqui para os colecionadores e apaixonados por este filme.
Grandiosa também a animação de início do filme produzido por Roberto Gavioli com desing de Adelchi Gallone que deram vida a uma série de outras animações coloridas dos prólogos do Western Spaghetti.
Gianni Ferrio está presente também em “Bastardos Inglorius” (2009) de Quentin Tarantino o qual o diretor lhe presta uma homenagem.
Estamos aguardando as notícias das filmagens de “Shuna, a Lenda” filme de ação com participações de Enzo G. Castellari e rumores da presença também de Giuliano Gemma. Segundo informações só será concluído em 2012. Com locações em Abruzo na Itália com orçamento aproximado em $E 500.000.

Link Disponível na Web:
https://mega.co.nz/#!xVQmWAzB!SJXDcC4PyFnGSS5ueJ2P-Qkw5GYt4VdG9c_UR3jj9IA 
Áudio Português Brasil

21 comentários:

  1. Achei curioso que referisses a animação introdutória do filme pois também é uma favorita para mim.


    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderExcluir
  2. O tema de O Dólar Furado,está para o bang-bang como Ave Maria está para a igreja católica.Segundo uma pesquisa curiosa do pianista:Adolfo Maclerevsky,da Rádio Guarani(BH),as gravações mais vendidas durante a semana de julho de 1966,em todo o Brasil,era a seguinte:Tristeza,de Jair Rodriguez;California Dream,Mama and Papas;O Coruja,Deny e Dino;tema de O Dólar Furado. orquestra de Gianni Ferrio-gravadora Fermata;Você Me Acende,Erasmo Carlos;Mamãe Passou Açucar em Mim,Wilson Simonal;Suzie, Johnny Rivers;Yesterday,Matt Monroe;Satisfaction,The Rolling Stones;Aline Christophe;O Bom,Eduardo Araújo;Day Triller,The Beatles;Olé,Olá,Chico Buarque;Michelle,orq: Billy Vaughn,A Praia,Agnaldo Rayoll;Thunderball,The Jet Blacks;Veja Se Me Esquece,Doris Edson;Michelle,The Golden Boys;Si Fa Sera,Gianni Morandi;Dio Come Te Amo,Gigliola Cinquetti;Qual a Razão,Sergio Reis;Quero Que Vá Tudo Para o Inferno,Roberto Carlos;Quem Não Se Lembra,Claudio de Barros;A Tua Voz,Agnaldo Rayoll;Suzie,The Jet Blacks;Like a Rolling Stone,Bob Dylan;Perdidamente te Amarei,Joelma;Aleluia,Jorge Ben,Nessuno Me Puoi Giudicare,Dick Danello e Gasparzinho,Trio Esperança.mlmlmarcoslima@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. ¡Giuliano Gemma es el mejor!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz agora fiquei emocionado ao conhecer os nomes Roberto Gavioli e Adelchi Gallone,a dupla responsável por aqueles desenhos (ou pintura)animados deslumbrantes.Foi o que mais me chamou a atenção quando eu assisti o filme pela primeira vez na Globo. Lembro que não gostei muito do filme, porque eu havia assistido "Lo chiamavamo Trinity" antes e ainda estava com aquelas imagens fortes na minha cabeça. Comecei a reconhecer suas qualidades aos pouco e hoje o considero se não uma obra prima, quase uma. Convém ressaltar que as aberturas animadas são outra característica que os spaghetti introduziram, como se fosse um resumo da história e já dando a medida da ação que ocoreria durante o filme. Como eu desenhava ficava ligadão e no outro dia reproduzia quase fielmente os desenhos. Devo ter ainda alguns,inclusive os referentes a esse grande clássico. Um boa oportunidade para prestarmos uma grande homenagem a esses designers que também contribuiram para o emolduramento e riqueza gráfica desses filmes. Vocês se recordam da aberatura de "Tudo por tudo"? Também foi realizada com desenhos animados,que deixava a gente com o olho vidrado na tela. Algo que dá dinamismo à história em contrapont àquela aberturas estáticas e solenes (e diga-se de passagem chatas)dos westerns americanos. Valeu gande Edelzio por essa informação.Pesquise mais coisas desse tipo para a gente.Grande idéia.

    ResponderExcluir
  5. Curioso como se descobre coisas interessantes além do tempo. Com esta parada de sucessos lembrada pelo meu amigo, vemos que era um páreo duro ficar entre as 10 mais, disputando-se colocações com Beatles, Johnny Rivers, Rolling Stones e outros como foi citado neste documento do Marcos.
    Por ai da pra se ter uma idéia do sucesso deste tema de "O Dólar Furado".

    ResponderExcluir
  6. Diretamente da Espanha minha amiga Belane.
    Isto mostra que você tem bom gosto cinematográfico e sei que é profundamente conhecedora de tudo sobre Giuliano Gemma.

    ResponderExcluir
  7. Gracias, Edelzio. En España era muy popular Giuliano. Él quiere mucho también a esta tierra.
    Veo con alegría que tiene muchos fans.
    La versión cantada de "Un dólar agujereado" por Fred Bongusto es muy buena.
    Saludos

    ResponderExcluir
  8. Não tem jeito, "O dólar furado" é um filme que a gente quer sempre rever. A arma com o cano cortado,a luminária à altura do rosto formando a barba com sua sombra e o dólar furado compôem um conjunto simbólico de sofrimento e vitória final, que fica impresso em nosso subconsciente coletivo.

    ResponderExcluir
  9. Curiosidades muito interessantes as que descobrimos aqui sobre este filme indispensável do eurowestern, considerando também os comentários. Realmente a trilha sonora dele é quase um hino do gênero ao lado da de il buono, il brutto il cattivo.
    Valeu, Edelzio.

    ResponderExcluir
  10. Esse filme já está no gosto popular.
    A sua música ajudará a fazer dele uma uma relíquia para as proximas gerações de cinéfilos.
    A cada dia surgem novas curiosidades sobre este filme e estaremos qui de plantão para informar aos fãs.

    ResponderExcluir
  11. De fato sua música já é incontestavelmente um hino, um hino visceral que homenageia todos que tem sensibilidade para essas coisas únicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez enquando nos deparamos com essa música em comerciais de TV e até no programa humorístico "A Praça é nossa" do SBT TV que utilizam este tema no quadro do fazendeiro, o peão e a mulher do fazendeiro.
      Muito Legal

      Excluir
  12. Edelzio você que sempre descobre as coisas, por onde anda o ator Nazareno Zamperla? ainda continua atuando? Uma entrevista com ele também seria algo muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante mesmo tendo em vista em meio a tantos filmes que fez chegou a trabalhar em dezeste westerns europeus.
      Vamos tentar uma busca

      Excluir
  13. Mensagem Via E-mail de Flavio Pet
    Nossa que site fera, o melhor do mundo ... fiquei loco..abração.

    ResponderExcluir
  14. Filme
    Qualidade do Vídeo : DvdRip
    Tamanho do Arquivo : 698 MB / 702 MB
    Idioma do Áudio : Inglês / Italiano / Português
    Legenda : Espanhol / Português
    Link Unico Uploaded - 698 MB :
    http://uploaded.to/file/n2w5cao4

    Link Via Emule _ 702 MB :
    Faroeste_Dólar_Furado_1965/Português_.Avi_702_MB_Via Emule

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dublado em Português disponível na Web em:
      https://mega.co.nz/#!xVQmWAzB!SJXDcC4PyFnGSS5ueJ2P-Qkw5GYt4VdG9c_UR3jj9IA

      Excluir
  15. Voltando às aberturas animadas e coloridas, coloco de vez em quando os spaghetti que começam assim, só para assisti-las. A de Três homens em conflito não é animada, mas se assemelha a um grandioso painel pintado, com o resumo da história.

    ResponderExcluir
  16. Meu parabéns pelo acervo se você me permite vou te deixar aqui uma lista de musicas para você postar no seu acervo.

    Para os Amantes do Bang Bang a Italiana segue a Lista

    The Good, The Bad And The Ugly - Hugo Montenegro e Sua Orquestra
    Per Qualche Dollaro In Piu - Ennio Morricone e Sua Orquestra
    I Giorni Dell Ira - Riz Ortolani e Sua Orquestra
    All Ombra Di Una Colt - Willy Brezza e Sua Orquestra
    Theme From A Few Dollars More - Maurice Renet e Sua Orquestra
    Hang Em High - Hugo Montenegro e Sua Orquestra
    Titoli - Ennio Morricone e Sua Orquestra
    Instrumental - The Good, The Bad & The Ugly - Ennio Morricone e Sua Orquestra
    O Dolar Furado - Gianni Ferrio e Fred Bongusto
    Django - Maurice Renet e Sua Orquestra
    Trinity - Annibale e Orquestra De Gianfranco Plenizio
    Johnny Guitar - Nico Fidenco

    by #AvanCleef

    ResponderExcluir
  17. BAIXAR VERSÃO DUBLADA EM PORTUGUÊS DISPONÍVEL NA WEB
    https://mega.co.nz/#!xVQmWAzB!SJXDcC4PyFnGSS5ueJ2P-Qkw5GYt4VdG9c_UR3jj9IA

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: