Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

05 julho 2011

O Caçador de Fugitivos

O Caçador De Fugitivos - Brasil
Sartana Volta Para Matar - Brasil
“Mi Chiamavano Requiescat... Ma Avevano Sbagliato”
“Fast Hand Is Still My Name - USA”
Produção: 1972 - Itália - Espanha
Direção: Mario Bianchi (Frank Bronston)
Música: Gianni Ferrio e Lorena Bergia Fattori
“That Man” Interpretada por Ann Collin
Duração: 92 Minutos
Fotografia: Emilio Foriscot
Montagem: John Wyler
Escrito: Alberto Cardone, Eduardo Manzanos Brochero E Vittorio Salermo
Produção: New Films – Roma – Madrid
Distribuição: Studio T – Home Vídeo
William Berger – Machedo/Macedo
Alan Steel (Sergio Ciani) – Capitão Jeff Mulligan/Madison
Gill Roland (Gilberto Galimberti) - Harrueco
Francisco Braña (Frank Braña) – Quincy/Chintano
Francisco Sanz – (Paco Sanz) - Smart
Fernando Bilbao - Duero
Lorenzo Robledo - Jack/Agente Funerário
Francesco D´Adda - Banqueiro
Celine Bessy - Swan
Karin Well (Welma Truccolo) - Mary Cruz
Welma Truccolo
Ettore Ribotta, Sergio Dolfin, Stefano Oppedisano, Ando Cecconi, Angelo Boscariol, Filippo Perego, Rodolfo Lodi, Aldo Sisti, Duilio Olmi.


No final da guerra civil Norte Americana, os nortistas vitoriosos foram obrigados a manter armado um grande contigente de suas tropas, para formar grupos de patrulhas destinadas a caçar os bandos de ex-soldados sulistas entregues ao crime. Estes bandidos continuavam a usar suas fardas para tirar proveito das populações locais. O grupo mais perigoso era comandado pelo cruel Macedo, cuja verdadeira identidade nunca foi desvendada. Um dos mais temidos adversários dos bandos do sul, era o capitão Jeff Mulligan.

Durante uma de suas patrulhas, ele e seus homens são emboscados pelos rebeldes de Macedo e após um sangrento tiroteio o capitão Jeff jura vingança diante dos túmulos de seus homens executados. O que segue é um massacre a sangue frio, o capitão é humilhado e torturado e após deixá-lo muito ferido com a mão direita inutilizada pela pontaria de Macedo, é abandonado para que ele morra sozinho, porém, a mais cruel das vinganças ainda estaria por chegar!
Os xerifes locais espalham cartazes de recompensas de 2.000 dólares pelas cabeças dos rebeldes do bando de Macedo chegando até 5.000 dólares para cada um mas ninguém se atreve a infrenta-los. O diretor Mario Bianchi conseguia aqui em plenos anos 70 fazer um Cult com apenas uma dúzia de personagens.

Demofilo Fidani fez muito isso na década de 60. A visão que se tem neste filme é de que ele fora feito na década de 60. Era só arranjar uma boa história de vingança e um cenário bem rústico como neste de Colmenar Viejo, em Madrid na Espanha com a Co-Producão da Copercines Cooperativa Cinematográfica que se poderia fazer um Western. Sergio Ciani (o ator preferido de Mario Bianchi nos épicos Italianos de Hercules, Maciste, Sansão e outros) aqui é o protagonista do Capitão Jeff Mulligan que parece ter sido orientado mesmo para não expressar nenhum sentimento, um vingador vazio que



da primeira cena até a última percebe-se que seu rosto não encontra outra expressão a não ser a da depressiva vontade de vingança.
Nem mesmo os hematomas das surras que leva do bando de Macedo faz com que mude sua expressão de representar. A curiosa participação da atriz Celine Bessy (Swan) é de 30 segundos no esconderijo de Macedo só para ela dizer a Jeff que irá ajuda-loa fugir.De qualquer forma é um dos últimos filmes Western Espaghetti exibidos no cinema e ainda deixou saudades aos fãs brasileiros. Teve muita audiência já por conta da excasses do gênero na época.

A música de Gianni Ferrio com a letra de Lorena Bergia Fattoria também é outra obra prima para o estilo Espaghetti; Um Blue-Jazz interpretado soberbamente pela cantora Ann Collin intitulada "That Man" é especial. Quando se ouve a canção, lembra-se do filme. Ferrio ainda na ativa provou em "Bastards Inglorius" de 2009 que ainda está em forma para as trilhas sonoras.

A presença de William Berger faz com que o filme não seja um desastre total. Sempre com aquela cara de sínico pensando em levar vantagem em tudo (vide Sabata I e II). No duelo final entre Macedo e Jeff Mulligan da pra perceber que o diretor Mario Bianchi voltou lá na década de 60 para buscar as armas secretas de Sartana e Sabata adaptando uma empunhadura para a mão direita do Capitão Jeff Mulligan.

Passa a ser um filme divertido pela precariedade e todo colecionador cult deve possuí-lo em seu acêrvo. O filme por diversas vezes foi exibido em Bang Bang à Italiana na TV Record.Consegui Rippar algumas músicas do próprio filme em mp3 para que os fãs possam ouvi-las individualmente já que não existe uma trilha sonora específica do filme. Infelizmente a qualidade não é boa e se alguém possuir o Vinyl ou até mesmo em Cd agradeceria em manter um contato. Fora gravado somente um compacto simples Vinyl com as músicas “That Man” cantada por Ann Collin e “Blues in the Blues” instrumental de Gianni Ferrio.

Veja comentários!




Versão Dublada Português Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=kE1yACDbfd0

6 comentários:

  1. Meu amigo. Este filme é terrível, penso que nem Berger pode ser tábua de salvação. Um dos mais reles spaghettis de que guardo memória. Tenho uma versão DVDr que o fã Franco Cleef recuperou.


    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente concordo com voce, mas postei o filme justamente para os questionamentos e opniões dos fãs. Na realidade é mais uma homenagem aos atores e até mesmo ao saudoso William Berger. Já tem muitos leitores que estão adorando esta postagem. É uma questaão de opnião. É bom analisarmos a fundo também o que é de ruim, porque o que é bom é fácil e todos fazem na internet.
    Vamos aos poucos dezenterrar essas relíquias
    para ver a polêmica dos fãs.
    Isso é que é o gostoso em nosso meio.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim. Sem dúvida. Eu compreendo e partilho essa ideia. Também no "Por um punhado de euros" tento postar sobre esses filhos bastardos do género.


    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir
  4. Tõ meio sem tempo, mas conseguirei em breve legendar este filme pra galera.
    Valeu pela dica Átila

    ResponderExcluir
  5. A gente tem que ver tudo para poder ter base para dizer se é bom ou ruim. Este Caçador de fugitivos é realmente muito ruim. O diretor reuniu um grupo de atores caricatos, com interpretações deploráveis, onde talvez só se salve a de William Berger. O roteiro,o som , a cor, a ambientação, enfim, tudo muito ruim. Entra para aquela galeria constrangedora dos spaghetti mais mal realizados da história. E como disse o Edelzio temos que tornar público também esse lado negativo do gênero.

    ResponderExcluir
  6. Disponível no Youtube Versão Dublada em Português Brasil.
    https://www.youtube.com/watch?v=kE1yACDbfd0

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: