Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

15 junho 2010

A Sombra de Uma Arma


A Violência de um Colt
“All´ Ombra di una Colt”
“In a Colt´s Shadow - USA”

Produção: 1965
Itália e Espanha
Locações: Almeria - Andaluzia
Direção: Giovanni Grimaldi
Música: Nico Fidenco
Fotografia: Julio Ortas
Duração: 96 min.
Produtora: Hercules Cinematografica

Stephen Forsyth – Steve
Conrado San Martin – Duke
Franco Ressel – Jackson
Aldo Sambrell – Ramirez
Anna Maria Polani (Anne Sherman)– Susan
Helga Linè – Fabienne
Franco Pesce – Buck
Andrea Scotti – Oliver
Gino Cassani - Jim
Tito Garcia – Garçon
Franco Lantieri - Burns
Frankie Liston, Jose Calvo, Javier Rivera, Rafael Albacin, Hugo Blanco, Xan das Bolas, , Álvaro de Luna, Sancho Gracia, José Marco e Hugo Ricardo.

Dois pistoleiros profissionais (Steve e Duke) são contratados para a missão de proteger uma pequena e pobre vila mexicana das gangues de bandidos inescrupulosos. A parceria entre eles, entretanto, tem um fim quando um deles (Steve) foge para viver uma vida serena com Susan (Anna Maria Polani), mas acabam criando sérios conflitos ao se envolverem com os dois homens poderosos da região. Logo Duke volta para buscar vingança e por ter perdido a filha para Steve, mas as conseqüências fazem com que acabem juntando forças para superarem e por fim as ameaças dos dois poderosos sócios malfeitores da cidade.

A justiça é feita em meio a uma emboscada na cidade completamente infestada de atiradores.
Um raríssimo western da época de ouro. Um roteiro bem elaborado e um ritmo bom de ação.
Ennio Morricone realmente foi um gênio musical para os filmes, principalmente para os westerns, mas as músicas deste filme do diretor Gianni Grimaldi serviram como uma luva e marcaram época.
As músicas fizeram até sucesso no rádio como era de costume nos anos 60.
Músicas como "One silver dollar" de (O dólar Furado) entrou na parada de sucessos da rádio Tupy, Globo e Difusora.

“A sombra de uma arma” é um filme que realmente tem uma música marcante, daquelas que quem não conhece fica voltando o DVD pra ouvir várias vezes. São duas as músicas temas principais deste filme: “Finche´ Il mondo Sara, All´ombra di uma Colt” ambas interpretadas pelo cantor Nico Fidenco, regida pelo maestro Willy Brezza e sua orquestra.

Os comentários são recíprocos, tenho o LP vinil original de 1966 da gravadora RCA Victor Italiana, bem como um acervo musical sobre o assunto. Mais uma curiosidade sobre este filme é que ele foi exibido pela última vez na Televisão Brasileira em 29 de Dezembro de 1985 pela TV Gazeta, e por incrível que pareça somente ela tinha os direitos de exibição e nunca chegou a ser exibido no Bang Bang à Italiana da TV Record e Segunda Sem Lei da TV Bandeirantes.

12 comentários:

  1. Amigo, você teria esse filme para disponibilizá-lo para download? Não consigo achá-lo na internet para baixar. Assisti esse filme na antiga Record, na sessão Bang-Bang à Italiana e nunca me esqueci dele. Fico-lhe grato se conseguir. . . Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti no Bang Bang à italiana que passava às sextas-feiras, ás 11:30 da noite na TV Globo.

    ResponderExcluir
  3. Uma das mais exuberantes trilhas sonoras do ciclo italiano. Belíssimos solos de guitarra e trompete para essa verdadeira obra-prima do compositor Nico Fidenco, com arranjos do maestro Willy Brezza.

    ResponderExcluir
  4. Este western spaghetti ainda bebe na tradição do western tradicional made in USA, notadamente nos enquadramentos fixos e sem predominância de planos fechados. Os closes só aparecem de fato ao final, no duelo entre Steve e Duke. Os fãs mais exigentes que tem Sergio Leone como referência podem não gostar muito, como foi o meu caso. Mas devo reconhecer aqui e depois de revê-lo, que o roteiro é muito bem elaborado, perpassado inclusive por pontuações psicológicas que valorizam o filme dramaticamente, compensando a escassez daquele recurso. O diretor Grimaldi também mostrou competência na direção dos atores. A música "Finche il mondo sara" pontua bem a história com seu ritmo e melodia, mas fica a impressão que ao longo do filme soa um tanto quanto repetitiva. Depois de reavaliá-lo minha nota agora é 8

    ResponderExcluir
  5. Grande Aprigio!
    Muito bem observado.

    ResponderExcluir
  6. O inicio desse filme Edelzio é muito bonito, uma obra literária em forma dialogada entre dois Homens que suas vida estão ligada a uma arma, Steve e Duke e um close de câmera parado mostrando o horizonte, e com esse tema "Finche il Mondo Sara" ficou uma cena poética. e a letra da música do Fidenco também muito poética emociona o Ego de um Homem.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das mais clássicas e marcantes do Espaghetti Western e e tão popular no Brasil perdendo só para "O dólar Furado".

      Excluir
  7. A trilha sonora deste filme é muito boa. Alguém teria como arranjar a letra da música "FINCHE IL MONDO SARA" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra solicitada foi editada hoje, 23 de março de 2016.

      Excluir
  8. Devo ter nos meus arquivos, vou postar em breve, só falta tempo para isto!

    ResponderExcluir
  9. Quem tiver o filme com a dublagem da época da Gazeta de 1985, quando o filme passou pela última vez na TV (segundo E. Sanches) é um grande sortudo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou atrás só do áudio para re-autorar em uma cópia remasterizada. quem tiver o áudio dublagem clássico por favor entre em contato para fazer o intercâmbio.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: