Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

27 maio 2010

CINE ANCHIETA - IPIRANGA


Era o meu cinema preferido. Inaugurado em 1952 com o filme "Tapete Mágico" (The Magic Carpet - 1951) fantasia com Lucille Ball e John Agar dirigido por Lew Landers, foi um dos cinemas pioneiros no Brasil, localizado na Rua Silva Bueno 2404, perdurou por 30 anos realizando sua última sessão no dia 17 de outubro de 1982, um domingo, exibindo os filmes “O Poder do Fogo" (Firepower - 1979) thriller de ação com Sophia Loren, James Coburn e Eli Wallace, e "Amor sem Fim" (Endless Love – 1981) romance de Franco Zeffirelli com Brooke Shields e Hewitt Martin com a antológica música tema de Lionel Richie e Diana Ross. Fechava também o último cinema do Ipiranga, com 1958 poltronas, que pertencia à Empresa Cine Santo André Ltda, fundado em 1941, por Raphael Cilento que apresentava projeções em 35 mm.
Seu funcionamento era diário com média anual de 518 sessões e de 433.219 espectadores.
Nos seus últimos tempos, o Anchieta sobreviveu precariamente com a exibição de filmes eróticos, mas lotava na Semana Santa, quando projetava "A Paixão de Cristo", (From the Manger to the Cross – produção em preto e branco – mudo de 1912). Esta apresentação tornou-se uma tradição no bairro do Ipiranga enquanto existiu. Presenciei os últimos dias de vida da fase áurea do Western Spaghetti neste cinema quando assistia aos westerns como Trinity´s de Enzo Barboni e muitos Demofilo´s Fidani. O impacto desses filmes na tela grande do cinema era impressionante assim como lembra o amigo Jeanclerques Steffen do “Vivagringo.blogspot.com”; nos deixou muitas saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: