Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

01 maio 2010

Set de Filmagem


A Fistful of Dollars – USA - 1964 , (Por un Pugno di Dollari (Itália), Por um Punhado de dólares – Brasil ).Um filme violento, cínico e visualmente espantoso, introduziu no filme um novo personagem, simplesmente um homem sem nome, o pistoleiro anti-heróico, para quem dinheiro é a única motivação de viver e para ele os bandidos são meramente obstáculos a serem removidos de seu caminho, contrariando o Cowboy romântico americano com suas fazendas mulheres lindamente produzidas muitas vezes atuando em primeiro plano em um falso cenário de fundo utilizando-se de pinturas em telas de pano.

Muitos outros filmes de qualidade inferior seguiram essa linha; do pistoleiro solitário em perseguição ao dinheiro excluindo tudo e todo o resto ao seu redor. O estilo original de Leone, os artísticos ângulos de câmera, a extensão de tempo e a violência crua, explosiva, apresentaram uma vista distorcida do western, fazendo com que sua filmagem fosse completamente diferente dos western anteriores ao seu.
Os críticos logo surgiram para degradá-lo, pois para eles era decepcionante ver um western brutal e anti-romântico, mas as audiências diziam o contrário, e o espaguete western acabara de chegar para ficar e bater de frente com o western americano, como uma bala disparada de uma Winchester.

Outros produtores pegaram carona no estilo e em 1964, alguns pioneiros já começavam a cogitar suas primeiras cenas em estúdios improvisados na Alemanha, Itália e Espanha.
Entre 1964 e 1974 foram produzidos aproximadamente 600 westerns italianos e nem todos foram excelentes produtos mas todos deixaram suas marcas na história, bons ou ruins são procurados e colecionados em todo o mundo.
A qualidade do filme geralmente era ruim, não melhores do que os filmes de capa e espada da época.Um filme considerado notável deste período foi “Gunfight at Hight Noon - USA” (Revólveres em Luta - Brasil) de Ricardo Blasco e também (Areia Vermelha – Brasil - 1963) com Richard Harrison, que futuramente seria estrela de dezessete filmes no western-espaguete. As produções não passavam meramente de “simples produções” e raramente iria surgir alguma coisa nova dentro do gênero,

Os primeiros diretores que começaram a rodar os westerns italianos foram Sergio Leone que assinou seus primeiros filmes com o pseudônimo de Bob Robertson, Duccio Tessari e Sergio Corbucci. E quase todos os filmes nesta época foram rodados na Itália e Espanha e frequentemente os atores e os diretores usavam pseudônimos americanos a fim esconder suas origens européias e se misturarem ao rol dos atores americanos causando até confusão entre os milhares deles.

A trama do espaguete western italiano “pode ser dividida em três tradicionais partes:

1o De Sergio Leone e Sergio Corbucci nós temos o personagem do herói sem passado, o mais rápido no gatilho, quase sempre misterioso tentando de alguma forma a vingança ou simplesmente à busca de um dinheiro.
2o Sollima e Damiani inspiraram-se no personagem mexicano revolucionário em busca da liberdade e a justiça pelo seu povo.
3o E . B. Clucher é mais simples com seus filmes cômicos.

O sucesso de “Por um Punhado de Dólares” foi tanto que os produtores resolveram financiar mais e mais Westerns com orçamentos mais elevados. Leone seguiu rapidamente em 1965 com uma seqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: