Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

19 abril 2023

“Charley-One-Eye” (Charley Caolho) Espanha, USA, UK (1973), Subtitle/Legenda Ptbr SRT Inédita Exclusiva Download















Charley Caolho - Brasil
Charley-One-Eye - USA/UK/Canadá
Charley, el tuerto - Espanha
Yksisilmä-Charley - Finlândia
Charley-le-borgne - França
Unter tödlicher Sonne - Alemanha
Τσάρλυ ο μονόφθαλμος - Grécia
Charley-Un-Ochi - Romênia
Den vite, den svarte, den röde - Suécia
Dödsjakten - Suécia


Produção: Espanha, USA, UK, 18 de abril de 1973
Charley-One-Eye
Direção: Don Chaffey    
Escrito: Keith Leonard
Música: John Cameron  
Fotografia: Kenneth Talbot
Edição: Mike Campbell  
Duração: 84 e 97 minutos
Co Produção: David Paradine Productions e Paramount Pictures
Locações: Almería, Andalucía, Espanha.


Elenco:
Richard Roundtree: O Negro/Ben Lincoln
Roy Thinnes: O Índio
Nigel Davenport: Caça-Prêmios
Jill Pearson: Esposa do Coronel
Aldo Sambrell: Mexican Conduzindo a Carroça
Luis Aller: Criança mexicana
Rafael Albaicín: Líder Mexicano
Alexander Davion: Tony
Madeleine Hinde: Penelope
David Lodge: Coronel
William Mervyn: Honeydew
Patrick Mower: Richard
Johnny Sekka: Bob 


Western britânico com um bom elenco e completamente ambientado no ensolarado deserto de Tabernas, Almeria na Espanha. Em 1866, Ben Lincoln, um soldado desertor afro-americano (Richard Roundtree) e seu refém índio americano aleijado (Roy Thinnes) formam uma camaradagem tensa e parceria no interesse de sobreviver contra ataques inimigos. 

O soldado negro do Exército é procurado por assassinar um oficial branco depois de ser pego na cama com sua esposa e foge para o México. Nem fuga no deserto e se cruza com um índio mestiço e aleijado e levando-o em sua viagem como um suposto refém Ben repreende e abusa do índio, forçando-o a cozinhar e atender a todas as suas necessidades batizando-o de Gerônimo, Touro Sentado e até mesmo de Garoto. 

Depois de um ataque interminável de abuso verbal e mental, os dois párias aprendem a gostar um do outro. 

Eventualmente se refugiando em uma igreja abandonada, eles começam uma nova vida e criam galinhas temporariamente em reclusão e pensam em estabelecer-se na região. A situação dos dois se complica quando surge um caçador de recompensas que vinha rastreando Ben pelo prêmio de 500 dólares. Os dosi amigos unem-se para eliminar o caça prêmios. 

Quando o caçador mata o seu frango amigo e mascote, o índio se vinga contra ele com toda a sua ira. Aparentemente todos os problemas resolvidos, Ben é linchado por aldeões mexicanos vingativos. CHARLEY-ONE-EYE é um dos westerns mais estranhos que você provavelmente verá. Uma entrada obscura num clima apocalíptico. Há moscas por todo o lado zumbindo sobre cadáveres num enredo pequeno e todos são sujos feios e cruéis. Não há heróis neste filme. 


A performance de Roundtree é surpreendente mesmo sendo uma cascavel do deserto. Ele interpretou SHAFT em 1971 e CHARLEY-ONE-EYE não alcançou o sucesso que ele esperava. As locações começaram Almería, na Espanha, em 27 de maio de 1972. 

Para quem assistiu EL TOPO de Jodorowsky (1970) pode até verificar que há alguns simbolismos envolvendo religião, como a cena icônica dentro de uma igreja. Os dois amigos mal trapilhos praticando tiro ao alvo em um Cruscifixo apostando dinheiro. 


Conhecido principalmente por fazer filmes infantis e de fantasia, Don Chaffey inusitadamente percorre outro caminho aqui e choca a todos com resultados surpreendentemente, provocativo e polêmicos. 

O filme nem parece tão estranho até você descobrir que CHARLEY-ONE-EYE [Charley Caolho] é o nome do frango de estimação do índio. É um jogo de batalhas emocionais e uma amizade bizarra que culminam em uma duvidosa confiança e isso é gostoso de ver entre eles. 


Roy Thinnes interpreta "O índio" com sua perna ruim, irreconhecível pela maquiagem, dando-lhe um aspecto desleixado e muito convincete como um índio solitário. 

Ele não sabe fazer um arco e flecha e provavelmente nunca soube seu nome. Nigel Davenport é Thinnes, como o perverso caçador de recompensa procura criar alguma amizade com o índio mas comete um grande erro. 

Nesse roteiro todo mundo odeia todo mundo e Ben deixa isso claro quando diz que era pago pelo exército para matar brancos, e que ele faria disso gratuitamente. A trilha sonora elaborada por John Cameron foge um pouco das tradicionais nos westerns, mas não pode ser desprezada. 

Os fãs do Espaghetty Western poderão perceber o ator espanhol como mexicano Aldo Sambrell em uma pequena participação quando junto com outro mexicano numa carroça tentam roubar os dois, Ben e seu amigo índio. 

Fiz uma tradução e adaptação para o idioma português para a versão completa em inglês com 97 minutos e elaborei uma subtitle/legenda no formato SRT para este filme e disponibilizá-la aqui no blog tendo em vista não existir nenhuma disponível no mundo. 

“Charley-One-Eye” (Charley Caolho) [Espanha, USA, UK 1973], Subtitle/Legenda: Ptbr SRT Exclusiva Download

Trailer Oficial

Link disponível na Web: 
https://tezfiles.com/file/2e3e71957f810/Charley.One.Eye.1973.mkv
 

Ilustração Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: