Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

07 janeiro 2021

Avisa a Curro Jiménez [1978] Subtitle/Legenda inédita Português, Inglês, Alemão e Tcheco srt. Exclusiva

Avisa a Curro Jiménez - Espanha

Produção: Espanha, 04 de Setembro de 1978
Direção: Rafael Romero Marchent
Escrito: Antonio Larreta
Locações: Mezquita-Catedral de Córdoba, Calle Cardenal Herrero, 1, 14003 Córdoba, Espanha
Co Produção: Telecine S.A. e Ízaro Films
Duração: 91 minutos
Fotografia: Hans Burmann
Edição: Mercedes Alonso


Elenco:
Sancho Gracia - Curro Jiménez 
Ágata Lys - Henriette Hugo Hernández/Bióloga 
José Sancho (Pepe Sancho) - Estudante 
Álvaro de Luna - Algarrobo 
Eduardo García - Gitano 
Walter Vidarte - Lince 
Sara Lezana - Mínguez - Araceli 
Alfredo Mayo - Don Fulgencio Rocamayor 
Alberto de Mendoza - Jandalo 
Enrique García - Remigio/Garoto 
Francisco Sanz – Amigo da Pousada 
Ángel Álvarez – Padre em Córdoba 
Luis Barboo (Luis Bar Boo) - Tentativa de Roubo/Diligência de Curro 
E com Lorenzo Ramírez, Julia Lorente, Chiro Bermejo, Fabián Conde, José Nodar, Miguel Jara, Román Ariznavarreta, Manolo Cal (Manuel Salamanca),Luis Agudín, Ricardo Hurtado, Laura Campos, Rosa Quesada e Sara Mora.


Lord Killarney, delegado do Museu Britânico, adquire em Córdoba, em leilão, uma relíquia; metade de um valioso livro sobre botânica escrito por um famoso cientista botânico árabe, mas Lor Killarney é morto durante um ataque de bandidos à sua diligência em sua viagem de regresso a Londres e com isso o livro desaparece. 

As suspeitas recaem sobre El Lince, o dono de um antiquário que disputou com os ingleses a compra para conseguir o livro nesse leilão, passando agora a ser o principal suspeito da morte do inglês. 


Ao se entregar às autoridades à pedido do prefeito da cidade, pede ao sobrinho que avise Curro Jiménez, seu amigo que atende ao seu pedido. 

Conseguindo provar a sua inocência, Curro descobre através de Lince que o famoso meio livro desaparecido contém na verdade a chave para chegar-se a um tesouro fantástico que um califa escondeu na Mesquita de Córdoba e que a séculos causa mortes e traições por sua procura. 

Mas o livro roubado é na verdade a segunda metade da outra que está a anos nas mãos de Lince, que comprou do de um famoso bandido conhecido como Mariano Romero, dado como morto há trinta anos.


Curro Giménez e seus escudeiros: Estudante, Algarrobo e Gitano e a botância Henriette Hugo Hernández (Ágata Lys) ajudarão Lince a encontrar a segunda metade do livro e desvendar o tesouro com a pretensão também de ganharem algum dinheiro com isso. 

Uma trama interessante envolvendo um livro, mas já vistas antes em outros Westerns Espaghettis como em "O Dragão Chinês e o Pistoleiro" com Lee Van Cleef em que as partes do mapa de um tesouro chinês está tatuado em pessoas. 

O garoto "Remigio" (Enrique Garcia) é filho verdadeiro do ator (Eduardo Garcia) El Gitano. Inédito no Brasil, “Avisa a Curro Jiménez” é o seguimento de uma série de TV de sucesso e imortalizada na Espanha, sendo a obra-prima dos "Filmes de Bandoleiros" espanhóis, geralmente exibidos na TVE (televisão espanhola), estrelada por Curro e seus subordinados. 

Na vida real Curro Jimenez foi um barqueiro que teve um forte confronto com um contendor e que resultou em um assassinato. Então Curro foge e se envolve com banditismo, atacando proprietários poderosos e corruptos e depois contra as disputas rurais, espelhadas na luta do povo espanhol e ele próprio é perseguido por implacáveis homens da lei. 

Seria Curro um "Robin Hood espanhol"? 
Curro também comandou a guerrilha contra as tropas francesas durante a Guerra da Independência Espanhola e em assaltos aos quartéis militares franceses. Embora a maioria dos papéis e acontecimentos retratados sejam ficção dos roteiristas e mesmo o período histórico não condiz com o do verdadeiro Curro, reúne enredos interessantes e comoventes nos quais os roteiros mudavam a cada episódio, tendo em comum o tema do lendário bandido. 


Feito no estilo Espaghetti Western, foi rodado em locações em Andaluzia: Ronda, Málaga, Despeñaperros e Mesquita de Córdoba e com base no bandoleiro da vida real Francisco "Curro" Jiménez Ledesma, de quem mal tirou o seu nome, foram filmados 40 episódios, sendo que a primeira temporada da série foi filmada em 1975.


O primeiro episódio "El Barquero de Cantillana" foi ao ar na TVE 1 em 22 de dezembro de 1976 e por três temporadas (1976-79). Roteiros emocionantes e convincentemente dirigidos pelos melhores cineastas do cinema espanhol, como: Joaquín Luis Romero Marchent (12 episódios, 1976-1978), seu irmão Rafael Romero Marchent (3 episódios) e os demais por outros renomados escritores e diretores.


A música Flamenca desfila espetacularmente com danças de Sara Lezana, entre outras canções folclóricas de Andaluzia. 

Sara Lezana Mínguez nasceu em 05 de Março 1948 em Madrid, Espanha. Atriz que participou também de filmes como "A Volta do Mohicano" (1965), "Duelo no Texas" (1963) e "Paixão Proibida" (1963). 

A fotografia de Hans Burmann é bela e esplêndida em um cenário encantador produzido por Wolfgang Burmann. O filme foi bem escrito e dirigido pelo experiente diretor Rafael Romero Marchent, com experiência e bem sucedido em vários Espaghetti Western como:¨"Mãos de Pistoleiro” (1966), "Ringo, O Cavaleiro Solitário” (1968), "Deus Como Pai...e o Diabo como Sócio” (1968), "Garringo” e “Zorro Justicerio” ambos de 1969. 


Não existia uma Subtitle/Legenda SRT nos idiomas português, inglês, alemão para esse filme, então decidi traduzir e adaptar uma subtitle SRT para ele e estou disponibilizando para download aqui neste espaço em forma também de homenagem ao grande ator Sancho Gracia “800 Balas” (2002), no qual o título desse filme o número 800 é uma metáfora aos 800 Westerns produzidos na Europa. Um grande filme em que ele atuou como sempre, com muito amor e talento.

Lançamento do filme na Espanha: 
https://www.youtube.com/watch?v=zOK2eJYQRjs&ab_channel=Retroclips

Link do filme áudio Russo: 1,38 Gb
https://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=5968374

 

Ilustração Fantasia

2 comentários:

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: