Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

28 junho 2020

Cowboy Chorão "Bing Slamet Koboi Cengeng" (Indonésia 1974) Subtitle/Legenda Inédita PTBR SRT exclusiva


Bing Slamet Cowboy Cengeng - Indonésia
Cowboy Chorão - Brasil

Produção: Indonésia, Dezembro de 1974
Direção: Nya Abbas Akup
Escrito: Nya Abbas Akup
Duração: 100 minutos
Diretor musical - Idris Sardi
Produtora: PT Safari Sinar Sakti Film
Produtor: Bucuk Suharto
Direção de Fotografia: F. E. S. Tarigan
Designer de Produção: Imam Tantowi
Idioma: Indonésio
Equipe de Pós-Produção:
Designer de som - Suparman Sidik
Editor de cena - Janis Badar


Elenco: Bing Slamet - Fazenderio Bing Slamet
Eddy Sudihardjo (Eddy Sud) - Pistoleiro Eddy Sud
Vivi Sumanti - Noan Vivi
Kho Tjeng Lie (Ateng) - Xerife Ateng
Benny Gaok - Mexicano Miguel
Iskahk - Noivo de Vivi/Raden Iska
Mieke Wijaya - Mãe de Vivi
E com Azwar A. N., Bambang Siswanto, Robin Simanjuntak, Ucok Harahap e Us Us.


Sim, a Indonésia também produziu seus "Espaghetti Westerns" na década de 70 acompanhando o ritmo de Trinity e fizeram alguns poucos deles, mas um em destaque é este que se tornou um Cult Movie entre os cinéfilos e historiadores do Western mas ainda desconhecido do Brasil e de muitos outros países.

Simples, com produção ingênua, mas que preserva os valores humanos na história como respeito, disciplina, amor e até mesmo religião. Uma paródia satírica hilariante que usa o oeste americano como paralelo para contar sua história.

Um faroeste em que o pistoleiro Eddy Sud (Eddy Sud) ao chegar na cidade, salva a jovem Vivi (Vivi Sumanti) e seu noivo Iska, filho do rico fazendeiro Bing Slamet das mãos de uma gangue de bandidos no saloon da cidade.

O fazendeiro após a chegada do pistoleiro na cidade coincidentemente começa a receber várias ameaças através de cartas de um bandido que todos ouvem falar mas que ninguém sabe quem é e identifica-se como “Lagarto Misterioso” (na minha adaptação de tradução para o português). O bandido exige as riquezas do fazendeiro que se opõe em entregá-las.

Com o pânico e terror causado pelas mensagens, o fazendeiro Bing Slamet contrata o pistoleiro recém-chegado como segurança particular para proteger sua integridade e receber aulas de artes marciais e tiro ao alvo para sua auto defesa.


Apesar de toda a segurança sendo providenciada, a jovem Vivi, uma pretendente de seu filho Iska, acaba sendo sequestrada por um grupo que trabalha para o Lagarto Misterioso.
Durante a negociação do resgate pela jovem, o xerife Ateng então, mobiliza as pessoas da cidade, forçando Bing a não pagar um resgate, pois os bandidos não cumpririam sua parte no acordo. Ao final, o cérebro do sequestro e todo o terror causado na região revela-se ser o próprio pistoleiro Eddy Sud (O Lagarto Misterioso).

Não é citado o nome da cidade, a moeda circulante é a Rúpia, muitos dos cenários são painéis pintados à mão, há uma escada para o xerife baixinho Ateng descer do cavalo, os índios aceitam suborno em dinheiro, o xerife tem uma jaqueta escrita nas costas "Clube de tiro profissional", tem um manobrista de cavalos na tribo de índios do chefe "Pau e Pedra" e tem até um líder mexicano estilo "Fernando Sancho" interpretado por Benny Gaok como “Miguel”, o líder cruel do grupo.

Vivi é libertada dos bandidos e Eddy é vencido em um duelo surpreendente com o fazendeiro Bin Slamet. Observa-se que como nos filmes de Trinity de Terence Hill e Bud Spencer, ninguém morre no filme. Uma comédia de matinê feita para toda a família como também nos filmes dos Trapalhões do cinema e da TV brasileira.

Quando assisti ao filme pela primeira vez, confesso que não entendi nada pelo idioma e também pela edição meio confusa, mas após a tradução, fiquei feliz em conhecê-lo. Até a sua trilha sonora é original e teve a participação de Bing Slamet na composição.

Jaya Quartet foi um lendário grupo de comédia indonésio formado por Bing Slamet, um artista de Banten conhecido por ser multi talentoso que iniciou sua carreira em 1950. Além dele, o grupo formado em 1967 também tinha Eddy Sudihardjo (conhecido pelo pseudônimo Eddy Sud), Kho Tjeng Lie (conhecido como Ateng) e Iskak.

Este grupo de comédia foi capaz de dominar o mundo do entretenimento indonésio na década de 1970 porque conseguia demonstrar sua habilidade em parodiar e brincar com vários temas e filmes lendários como: "Bing Slamet Setan Jalanan" (1972), e este aqui "Bing Slamet Cowboy Whiny"(1974).

Já trabalhando neste filme "Bing Slamet Cowboy Whiny", Bing Slamet estava sofrendo de câncer de fígado. Morreu neste ano de 1974 e isso fez com que esse grupo de comédia se dissolvesse porque outros funcionários, como Ateng e Iskak, decidiram criar uma nova dupla de comédia.

Bing Slamet foi um artista pioneiro de sua época, que teve uma grande influência nas celebridades e na sociedade. Naquela época, em 1953, em uma competição de comédia, graças à sua experiência em imitar cantores americanos famosos como Louis Armstrong, Bing Slamet saiu vitorioso. Desde então, surgiu um novo estilo de comédia que imita os sons e sotaques de várias tribos na Indonésia. E a partir daí, a carreira de Bing Slamet começou.

Bing Slamet nasceu em 27 de setembro de 1927 em CiIegon, Java Ocidental. Aos 17 anos, ele já havia começado a mergulhar no mundo dos shows ao se juntar à outra empresa conhecida como Pantja Warna. Em 1954, Bing venceu o concurso Radio Star, então ele também era conhecido como cantor e compositor. Uma das músicas, "Watching Cinema", era muito popular neste país.


Não apenas no mundo do canto e da comédia, Bing também começou a explorar o mundo da tela grande, estabelecendo o "Safari Sinar Sakti Film", que produziu filmes de comédia em série que venderam bem no mercado, incluindo os titulares "Bing Slamet Setan Jalanan" (1972) e "Bing Slamet Cowboy Cengeng" ( 1974).

Mas foram as décadas de 1970 e 1980 que são consideradas o auge do cinema indonésio. No capítulo “O Artístico, o Comercial e o Prolífico” (1970 a 1980), Corneles Alberto Joris escreve que houve um tremendo aumento na produção cinematográfica local na década de 1970, que de apenas 21 títulos em 1970 pulou para 124 filmes em 1977. Ele atribui o fato em parte às restrições à importação de filmes estrangeiros e que também sofreram forte influência tecnológica do cinema japonês.

Bing Slamet morreu em 17 de dezembro de 1974. A Indonésia lamentou. [A Indonésia parou no dia de seu enterro].
Com a pouca documentação disponível deste filme indonésio, "Koboi Cengeng" (1974) todo e quaisquer materiais disponíveis, como: a restauração de seus filmes antigos, pôsteres, cartões, fotos e tudo o que for relacionado a eles sempre serão cada vez mais valorizados pelos cinéfilos, historiadores, colecionadores que se interessam pela história do cinema. Este filme foi vencedor de dois Festivais de Cinema em 1975 na Indonésia.


Como admirador do cinema mundial, me senti responsável em elaborar uma subtitle/legenda no idioma português traduzindo e adaptando-a para o filme "Bing Slamet Cowboy Cengeng" ( 1974), para que os fãs possam conhecer estes atores maravilhosos com sua simplicidade, ingenuidade mas com belas atuações, que fizeram muita gente feliz por décadas. Foram chaves importantes para abrirem as portas ao novo e sensacional cinema Indonésio. "Assista ao filme Buffalo Boys “2018”] e sinta a evolução do Western".


Trabalhei dezenas de horas para poder traduzir um idioma difícil e fala muito rápida como é o Indonésio, mas o resultado foi muito bom. Para mim, foi mais um desafio conquistado. Parabéns ao cinema da Indonésia. Divertimento e conhecimento garantido.


                                   Filme: https://www.youtube.com/watch?v=2b5E512pl0g


Ilustração Fantasia

2 comentários:

  1. Muito obrigado por disponibilizar esta raridade, que só você consegue...aguardamos aos próximos..ainda mais que coleciono western de qualquer país..VALEU EDELZIO

    ResponderExcluir
  2. Legal que esteja curtindo.
    Estes exóticos dão muito trabalho e poucos reconhecem o valor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: