Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

22 abril 2020

Imortais "Ölümsüzler" (Turquia 1969) Subtitles/Legendas Inéditas PTBR SRT exclusivas [Especial Brasil]

Imortais - Brasil
Ölümsüzler - Turquia

Produção: Turquia, 1969
Diretor: Savas Esici
Escrito: Savas Esici e Nuran Esici
Produção: Savas Esici
Fortografia: Rafet Siriner
Duração: 64 minutos
Edição: Osman Koskan
Co Produção: Oren Film

Fikret Hakan - Emiliano/Hakan
Salih Güney - Azrael
Melek Görgün - Monica
Süheyl Egriboz - Kanca Kol
Ali Seyhan - Pedro Cigano/Brincos
Erol Tas - Mexicano Ramon
Ekrem Gökkaya - Capanga de Ramon
Rüstü Gürüksulu - Capanga de Ramon
E com Giray Alpan, Erol Yesilyaprak, Kadir Kök,
Oktay Yavuz, Nurettin Kaygisiz, Yusuf Sezer e Hakki Kurt


Mais um filme nunca exibido no Brasil.
A história narra o encontro entre dois pistoleiros que querem se vingar dos mesmos homens: Emiliano, Avarel, Pedro, Kanka Kol e Ramon.

Este bando mata toda a família de Azrael, um jovem menino e único sobrevivente que presencia o massacre e tem todo o ouro do pai roubado por eles.
Emiliano, um dos membros da gangue é traído por seus amigos, ferido e deixado para trás, é capturado pela lei e fica preso por dez anos.


Após este tempo preso, pagando sua pena na prisão, Emiliano parte na caçada de seus ex-comparsas para cobrar sua dívida dos roubos que ele tinha direito em compartilhar com eles.

Azrael, agora também crescido e habilidoso pistoleiro está determinado a vingar-se daqueles que mataram a sua família.

Por essa causa, Emiliano e Azrael unem-se para enfrentarem o temido bando de Ramon, mas o destino e a desconfiança de Azrael para com Emiliano persistirá em um acerto de contas no final.


Interessante que o jovem garoto ao presenciar o massacre da família pelo bando dos cinco mascarados, consegue gravar uma característica peculiar de cada bandido, como: 
um Medalhão no pescoço de Emiliano, os brincos de Pedro Cigano, a cicatriz no rosto e um gancho de ferro acoplado à mão de Kanka Kol e de um outro bandido com um tapa-olho e passa a caçá-los procurando por estes sinais.


Pode-se considerar um ‘remake’ turco do Espaghetti Western "Death Rides a Horse", [A Morte anda à Cavalo - 1967] com Lee Van Cleef e John Phillip Law em que a família do jovem garoto Bill Meceita é assassinada mas ele sobrevive e guarda na memória características fisionômicas dos assassinos e possui até mesmo uma espora que é deixada para trás pelos assassinos. Depois crescido, ele parte para a vingança.

Bons enquadramentos de cenas, locações originais turcas com fazendas rústicas, vilas mexicanas tradicionais, roupas bem ao estilo europeu um pouco mais coloridas, muita ação e violência por parte dos bandidos de Ramon (Erol Taz), sempre bom em seu papel [O Fernando Sancho da Turquia].


É demasiada violência que Ramon e seu bando de assassinos emprega massacrando uma vila inteira de camponeses mexicanos fazendo o uso de dinamites, simplesmente por não pagarem seus tributos.
É um filme de pouco orçamento, mas de muita criatividade e curioso por ser feito em meio a tantos europeus que surgiam na época.

As músicas do filme são trechos da trilogia do diretor Sergio Leone compostas por Ennio Morricone, muito em evidência e originais para a época e que causam efeito em qualquer Western, inclusive neste aqui.
Os filmes turcos por muito tempo ficaram limitados em seu país e na sua região e hoje são cobiçados por colecionadores, estudiosos e pesquisadores deste seguimento assim como eu.


É mais um filme Cult do cinema turco e achei interessante em traduzi-lo, adaptá-lo e criar uma legenda/subtitle no idioma português PTBR SRT e disponibilizá-la aqui para que fãs de outros países também possam conhecê-lo, apreciá-lo e tirarem conclusões quanto a sua histórica produção.

https://uloz.to/file/i4CFGvJvpUEW/olumsuzler-1971-avi


 Ilustração Fantasia

4 comentários:

  1. Obrigado Edelzio por mais uma raridade, aguardando as próximas..

    ResponderExcluir
  2. Legenda única no mundo!
    Muita gente querendo entender o filme e não conseguia, agora isso será possível.

    ResponderExcluir
  3. obrigodo sanches belo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ests Cults B passaram a ser os mais procurados por colecionadores já que esgotaram os Americanos e Espaghettes.
      Pretendo restaurar e legendar outros raros.
      abraço amigo.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: