Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

28 agosto 2019

Inferno no Oeste [Anche Nel West C'era Una Volta Dio] Itália 1968 Especial Brasil


Inferno no Oeste - Brasil
Anche Nel West C'era Una Volta Dio - Itália
Django I Dødens Dal - Dinamarca
Luojan Ja Paholaisen Välissä - Finlândia
Un Colt Et Le Diable - França
Ta Tsakalia Tou Rio Bravo - Grécia
Entre Dios, El Diablo Y Un Arma - Espanha
Den Gode, Djävulen Och En Winchester - Suécia
God Was In The West, Too, At One Time - USA
Between God, The Devil And A Winchester - USA 

Produção, Itália e Espanha 07 Outubro de 1968
Direção: Marino Girolami (Dario Silvestri)
Escrito: Tito Carpi, Manuel Martínez Remís e Amedeo Sollazzo
Música: Carlo Savina      
Fotografia: Pablo Ripoll
Duração: 98 minutos
Locações: Espanha
Produção: Marino Girolami
Edição: Antonio Gimeno              
Co Produção: Circus Film e R.M. Films


Gilbert Roland - Juan Chasquisdo
Richard Harrison - Padre Pat Jordan
Ennio Girolami - Marco Serraldo - Mexicano
Folco Lulli - Coronel Bob Ford
Raf Baldassarre - Billy Batch
Dominique Boschero - Marta
Roberto Camardiel - Tio Pete/Pink
Humberto Sempere - Tommy/Teddy
Luis Barboo - Zed
Xan das Bolas - Carroçeiro Mascate
E com Gonzalo de Esquiroz (Gonzalo Esquiroz), Rocco Lerro, José Luis Lluch,Mirella Pamphili, Enzo G. Castellari, Rafael de la Rosa, José María Ecenarro, José Sacristán e José Sánchez.  

Um foragido da justiça e ex-coronel confederado, o Coronel Bob Ford (Folco Lulli) foragido e culpado por assassinato chega viajando em uma carroça de conveniências de um mascate (Xan das Bolas) às imediações da cidade, e ao longo de seu caminho faz mais duas vítimas, matando o mascate e um outro suposto fora-da-lei que vive isolado.

O passageiro acaba por se hospedar na Pousada do Sol, faz algumas exigências e revela um segredo ao menino Tommy (Humberto Sempere) um sobrinho do dono da pousada "Tio Pete" (Roberto Camardiel) que vive na pousada: um mapa de um tesouro escondido.

Em uma invasão dos bandidos que procuram pelo mapa na Pousada, o Coronel em uma tentativa de fuga sofre um acidente caindo do telhado e morre.

Os bandidos torturam todos na pousada e ateiam fogo em tudo tentado conseguir informações do mapa escondido. Sem resultados eles deixam o local.
O garotinho e um estranho (Richard Harrison) que aparece no momento e se diz ser ex-padre "Pat Jordan" sem uso de armas recuperam o mata e ele acredita que o tesouro provavelmente pertença a uma missão local. Ele decide pegar o tesouro antes que os bandidos o encontrem.

Para chegar até o tesouro o Padre precisará do guia batedor Juan Chasquisdo (Gilberto Roland), com uma manopla de ferro na mão esquerda é o único que conhece e sabe como chegar com uma caravana até Sierra Blanca, local designado no mapa, pois sem a sua ajuda nem mesmo com o mapa seria possível a sua localização.

Para conseguir o acordo há uma curiosa negociação de 2.000 para 5.000 dólares em que Juan compara a situação em uma metáfora referindo-se aos serviços amorosos da garçonete Marta, a exuberante (Dominique Boschero).

Durante a maior parte do tempo no filme você ficará imaginando se Juan está do lado do bem ou do mal que à princípio, ele diz-se estar protegendo o padre e o garoto, tendo em vista que estão com o mapa mas Juan também faz acordos com os bandidos liderados Billy Batch "Raf Baldassarre".

A determinação de todos na caravana atrairá a cobiça de bandidos e homens traiçoeiros, que farão de tudo para chegar primeiro ao lugar secreto do tesouro.

Este "Anche Nel West Céra Una Volta Dio" (1968) de Marino Girolami, baseado na ilha do Tesouro, romance clássico de Robert Louis Stevenson, é um Western é repleto de ação, emoções, cavalgadas, intrigas, traição e fogo cruzado além de claro: violência, tiroteios, muitos cadáveres e em alguns momentos genuinamente divertidos.


Uma típica caça ao tesouro, com apenas um conhecimento parcial sobre a localização de cada um dos pesquisadores em uma paisagem montanhosa e selvagem se arrasta e Gilbert Roland e Richard Harrison, juntamente com a caravana e incluindo muitos bandidos, são capazes de entreter o espectador e proporcionar um bom divertimento até o inevitável confronto final.

Um dos bons momentos é uma cena em que uma mulher está sendo atacada pelo bandido, ela quebra uma lanterna na cabeça dele. Bela e memorável atuação de Gilbert Roland como um ladrão desonesto com uma manopla de ferro em vez de uma perna de pau. Ele estrelou alguns espaguetes como: "Sonora", "Johnny Hamlet" e o seu primeiro foi "Any Gun Can Play", 1967 [Vou, Mato e Volto] ao lado de George Hilton.


Western Europeu co-produzido pela Itália e Espanha, protagonizado por bons atores do gênero mas com cópias disponíveis de baixa qualidade mas que sempre fora elogiado por toda a crítica especializada no assunto.

É um filme realmente inesquecível e admirável com suas locações externas ao ar livre em La Pedriza, Manzanares Del Real, Colmenar Viejo (Madri) e interiores filmado nos Estúdios Elios (Roma), feito pelo pai de Enzo G. Casstellari.

A performance de Richard Harrison no filme é um pouco difícil para o papel de um personagem tão interessante, mas a fantástica performance do sempre ótimo Folco Lulli e do simpático Roberto Camardiel salva o show.

Além disso, conta com um ótimo grupo heterogêneo de coadjuvantes espanhóis e italianos habituais, como Luis Barboo, Xan das Bolas, José Sacristán, Ennio Girolami, Raf Baldassarre, entre outros.

A fotografia atmosférica de Pablo Ripoll, embora rudimentar é correta e admirável com paisagens agradáveis e selvagens apesar de alguns desfoques. Existem algumas seqüências noturnas que são muito escuras para saber o que está acontecendo mas o final é decente e satisfatório.

A parte musical de Carlo Savina é sublime, incluindo canções emotivas e um tema lúdico interpretado por Raoul Lovecchio com maestria.

Sem garantir papéis mais reconhecidos no cinema americano, Richard Harrison aproveitou uma chance no cinema europeu como personagem em 1961 em "O Gladiador Invencível".

Estabeleceu-se na Itália por duas décadas e após os filmes épicos como os do personagem Hercules, ingressou no Espaghetti e fez filmes como "Reverendo Colt". "Joe Dakota" e "El Rojo".

Sabe-se que fora cogitado por Sergio Leone para o lugar de Clint Eastwood em "Por um punhado de dólares" mas ele recusou e recomendou Clint Eastwood para fazê-lo.

Estrelou vários filmes na Europa em seguimentos de Espionagem, Guerra e acabou por filmar em filmes de artes marciais em Hong Kong.

A presença da atriz Dominique Boschero como Marta, garçonete da Pousada é tão empolgante que quase vale o filme mas, infelizmente, ela é muito pouca utilizada aqui.
Um filme recomendado para os entusiastas, estudiosos e colecionadores do gênero Espaghetti Western.


Versão com áudio em Português disponível no youtube


Inferno no Oeste - Brasil
Anche Nel West C'era Una Volta Dio - Itália
Between God, The Devil And A Winchester - USA 

Música: Carlo Savina
Letra/Lyrics: Giulia De Mutiis
Intérprete: Ettore Raoul Lovecchio
 
“Heart of Stone”

He was a bad man
and he’s failed a time
And knowing there was
his fight could be relied
A man with a heart of stone
A man whose life was
without lie, without faith, without love

A sad day came
I could change
And he took the right
way to help someone
And from that moment he,
began to be a man
Whose life was a life
dedicated only
to goodness, right
and love.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: