Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

27 junho 2019

Karzan, il favoloso uomo della jungla "Itália" (1972) [Subtitle/Legenda ptbr.str.] Exclusiva Brasil




Karzan, O Fabuloso Homem das Selvas - Brasil
Karzan, il favoloso uomo della jungla - Itália
Karzan, il favoloso uomo della giungla - Itália
Karzan - Junglens hersker - Dinamarca
Karzan: Master of the Jungle - Europa
Karzan - viidakon kuningas - Finlândia
Karzan, le maître de la jungle - França
Tarzan, o eleftherotis tis zouglas - Grécia
Karzan - jungelens hersker - Noruega
Karzan, el rey de la jungla - Peru
Tarzán, el fabuloso hombre de la jungla - Espanha
Tarzan och djungelns desperados - Suécia
The Jungle Master - USA
Karzan, Jungle Lord - USA


Produção: Itália, 19 de Fevereiro de 1972
Direção:  Demofilo Fidani (Miles Deem)
Escrito: Demofilo Fidani (M. Deem) e Mila Vitelli Valenza
Musica: Coriolano Gori (Lallo Gori)
Fotografia: Franco Villa             
Edição: Piera Bruni      
Cenários: Mila Vitelli Valenza  
Design de Produção: Mila Vitelli Valenza          
Co Produção: Prodimex Film

Armando Bottin (Johnny Kissmuller Jr.) - Karzan
Simonetta Vitelli (Simone Blondel) - Shiran
Ettore Manni - Captain Thierry Fox
Gerardo Rossi (Jerry Ross) - Steve Wood
Melù Valente - Monica Cromwell
Roger Browne - Lord Carter
Attilio Dottesio - Sr. Reed
Attilio Severini (Crazy Matthew) – Crazy/Guia Mudo
Edward Grant - Mocambo, Native Guide
Carla Mancini – Alta Sacerdotiza
Krista Nell – Esposa do Sr. Fox
Chimpanzé - Cika
Edmund Purdom - Voz de Lord Carter
 

Uma expedição em um safári ao Congo, financiada por Lord Carter e liderada pelo Capitão Fox, tem como objetivo descobrir se realmente existe um macaco humano que eles tenham vislumbrado em um documentário africano particular.

Os interesses do caçador Capitão Fox são meramente financeiros em tentar ganhar dinheiro em capturar tal criatura supostamente selvagem.

O Sr. Lord, no entanto financia a expedição exclusivamente por razões cientificas e estas questões serão postas à prova durante a viagem a selva profunda. Bem à frente na África, no entanto, as coisas começam a mostrar que não deverá ser tão simples como eles acreditavam ser quando planejaram tudo.


O filme Kazan é uma imitação muito barata do personagem Tarzan, mas sabe-se de que houve um HQ com este título nos anos 70. Talvez tenha sido a real inspiração para o filme, mas isso é irrelevante.

Karzan é um daqueles filmes que se exibiam na Sessão da Tarde dos anos 70 e que faziam tremendo sucesso, após terem exibidos nos cinemas. As tradicionais lutas do herói com jacarés, leões, cobras eram um delírio. Italianos e espanhóis se atreveram em criar as suas próprias versões "não-autorizadas" de Tarzan, e para isso alteravam o nome do personagem tentando driblar eventuais processos judiciais por direitos autorais.

O roteiro original de Edgar Rice Bourroughs, sempre prevalecia mas atores como Johnny Kissmuller Jr. também eram batizados com pseudônimos para mascarar e americanizar o elenco.


O que é curioso é que Karzan não aparece muito neste filme e o diretor se preocupou mais em dar ênfase nas várias cenas dos coadjuvantes correndo pelas escuras selvas do Congo.

O experiente diretor do Espaghetti Western, Miles Deem, edita cenas de animais da savana dentro de um estúdio sem mesmo nunca ter saído da Itália para fazer esse filme. Os massacres de tribos indígenas também marcam o filme. A morte dos animais por caçadores antes reverenciada no cinema, hoje é abominada pela humanidade.

O filme é um safari de baixo orçamento, com o seu chimpanzé bonitinho, uma bela Jane, animais e atores sendo mortos por selvagens e vice e versa.


Uma expedição "científica" que massacram os africanos nativos indefesos com suas lanças inúteis aos rífles do Sr. Fox e companhia. Aqui Miles Deem surpreende novamente provando a sua habilidade em finalizar filmes de baixo orçamento.

A conclusão da história é definida em um breve diálogo entre o Sr. Lord e o Sr. Fox e o dinheiro novamente resolve todos os problemas e põe o herói em liberdade. Os close-ups costumeiros dos Westers de Demofilo Fidani [nome verdadeiro de Miles Deen] estão presentes nesta aventura na selva também.

Etore Manni, veterano de muitos filmes de épicos, aventura e western, também parece meio perdido em meio ao roteiro, mas o ritmo do filme consegue prender o telespectador até o fim, pela curiosidade onde tudo aquilo feito despretenciosamente em 83 minutos acabará.


Um filme muito difícil de ser encontrado e eu já o considerava extinto e por fim aparece uma versão até que em boas condições no Canal Youtube.
Um filme produzido literalmente por uma família de cineastas, tendo Simone Blondell interpretando Shiran, Mila Vitteli Valenza, [design de produção] e esposa de Miles Deen, o diretor.



Elaborei um tradução e uma legenda/subtile SRT em português para downolad que facilitará possíveis traduções para outros idiomas para que outros fãs possam desfrutar desta aventura, ingênua mas interessante pela produção de baixíssimo orçamento e poucos atores como eram os desafios de Miles Deen.

Ilustração Fantasia não original 
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=9muRKBMboB4&ab_channel=SchiavoLiberato
Versão com áudio Italiano disponível no Youtube

8 comentários:

  1. Legenda/Subtitle: Reajusta e reupada em 28 Junho 2019:
    https://www.mediafire.com/file/0494kd6b5w0gi0b/Karzan_Ma%EEtre_de_la_Jungle_-1972_ptbr.srt.rar/file

    ResponderExcluir
  2. Emanuel Neto01/07/2019, 04:36

    Amigo Edelzio, muito obrigado por divulgares este filme! Eu também achei que o filme estava perdido para sempre. Felizmente, surgiu alguém que o colocou online.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neto01/07/2019, 06:41

    Eis a versão "fumetti" de Karzan:

    https://tippylahostess.blogspot.com/2019/06/i-mitici-fumetti-karzan-inerezione.html

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por esta raridade,....baixando rápido para garantir no acervo...valeu

    ResponderExcluir
  5. Versão com áudio Italiano disponível no Youtube - Não existe mais....quem tiver ...beleza.

    ResponderExcluir
  6. Versão com áudio Italiano disponível no Youtube - Não existe mais...quem tiver...

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: