Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

14 novembro 2017

Zachariah [O Clamor da Juventude] Especial Brasil


Zachariah - USA
O Clamor da Juventude - Brasil
Da Westen blev elektrisk - Dinamarca
Rautainen länsi - Finlândia
Zacarías - Venezuela

Produção: 25 de Junho de 1971
Direção: George Englund
Escrito: Joe Massot e “The Firesign Theatre” (Philip Austin, 
Peter Bergman, David Ossman, e Phil Proctor)
Duração: 93 min
Produção: George Englund e Lawrence Kubik
Fotografia: Jorge Stahl
Edição: Gary Griffin
Design de Produção: Assheton Gorton
Direção de Arte: Jeremy Kay
Design de Ambientação: Vittorio Nino Novarese
Coordenador Musical: Bill Szymczyk
Co Produção: ABC Pictures

John Rubinstein - Zachariah
Don Johnson – Matthew [Série Miami Vice]
Patricia Quinn - Belle Starr
Elvin Jones - Job Cain
William Challee - Velho Homem
Barry Melton - Membro do The Crackers
Country Joe McDonald – Membro do The Crackers
Doug Kershaw - Violinista
Dick Van Patten - O cara (The Dude)
Robert Ball - Diretor de palco
Pedro Gonzalez Gonzalez - Porteiro
Lawrence Kubik - Homem no bar
Peter Bergman – Caixa do Banco
Joe Walsh - Membro do “The James Gang”
Country Joe and the Fish – “The Crackers”
The James Gang – “Job Cain's Band”
The New York Rock Roll Ensemble – “Belle Starr's Band”
White Lightnin' – “The Old Man's Band”
Hank Worden Top


Zachariah, foi lançado no Brasil com o título “O Clamor da Juventude” e não é simplesmente um filme com uma história no Oeste Americano alucinado com bandas de rock tocando no deserto como se observa em algumas sinopses na internet.

Em uma mistura Hippie de Easy Rider (1969) e Hair (1979) e com base em musicais de palco de 1968, Zachariah tornou-se um filme hipnótico por excelência que conta a história de um jovem tentando encontrar-se em algum lugar. Essa missão do herói é tão antiga quanto a própria humanidade.

Para viver essa história atravessará o movimento hippie americano em meio a muito rock como o raiz do Country Joe e The Fish, The James Gang, The New York Rock Ensemble, White Lightnin' e Doug Kershaw & Elvin Jones.

Nos créditos de abertura, vemos a cena de um cavaleiro solitário que atravessa uma vasta extensão de terra aberta e que ligeiramente transmite um certo romantismo, no entanto nesse momento é introduzido um objeto desconhecido e uma guitarra é tingida de vermelho sangue pelo sol nascente.

É um filme aparentemente com um toque que lembraria outra doideira de Quentin Tarantino, mas não é. Logo em seguida,” The James Gang” desencadeia uma canção forte nesta planície aberta, e nosso cavaleiro solitário, Zachariah (John Rubenstein), salta de seu cavalo e corre para uma encosta desértica para abrir uma misteriosa caixa de papelão. Dentro dela há um revólver. Ao experimentar e sentir o poder da arma ele exclama a primeira palavra do roteiro: "Merda". 


Zachariah dirige-se para a cidade onde visita o ferreiro, seu melhor amigo Matthew (Don Johnson). Ele mostra o revólver que ele acabou de receber e pede a Matthew que lhe faça algumas balas de prata. Matthew pergunta se ele tem alguns vampiros que precisa se livrar na fazenda e, em seguida pede para que uma criança mexicano, seu jovem assistente saia para que os dois amigos possam discutir o assunto sozinhos.
Ambos os jovens se apaixonam por esse momento de poder e procuram um lugar afastado para praticarem tiro. Ambos tornam-se muito rápidos e muito precisos num curto período de tempo.

Com isso, Zachariah decide que ele está saindo da cidade para fazer sua fortuna como um pistoleiro profissional. Matthew confecciona a sua esperada bala de prata, apenas por falta de materiais. Neste momento, os dois amigos decidem partir juntos.


O primeiro grupo de foras da lei com a qual se encontram são “Os Crackers” (Country Joe e o Fish). Com o incrédulo de sua reputação, Matthew e Zachariah seguem eles até um salão, onde os foras da lei adotam instrumentos musicais e lançam sua música como assinatura "We're the Crackers".

Matt e Zach estão gostando da música, mas outro pistoleiro não está tão feliz com isso. Zach explica que eles estão apenas tentando apreciar a música e não procuram encrencas com ele, mas sem sucesso. O homem chama Zach para fora, e Zach dispara e o mata.
Após concretizar a sua primeira matança, que causa enorme emoção e enorme sentimento de horror e triunfo, Zacarias definitivamente decide em se tornar um fora da lei.

Ele e Matthew unem-se aos Crackers e em sociedade partem para os crimes mas “Os Crackers”, como se mostram, não são muito bons em roubar. Fracassam com diligências e trens, então Fed, Matthew e Zachariah planejam um esquema para roubar um banco.



“Os Crackers tocarão música em um volume extremo na cidade, atrairá uma multidão, e então a equipe entrará e roubará o banco.” O plano funciona, mas Zach fica insatisfeito. Ele nunca consegue um golpe bem sucedido com a banda, então ele e Matthew partem para outros planos abandonando a fracassada banda.

Um cartaz de procurado leva-os ao homem que eles devem encontrar, Job Cain (Elvin Jones), o atirador mais rápido do Oeste. Logo ao chegarem ao covil de Cain, Matthew e Zachariah presenciam ele matar um desafiante. Matthew aconselha a Zachariah a não provocar Caín. Não, diz Zach, precisamos aprender como ele ficou tão rápido.

Nesse momento, o negro Cain pega um par de baquetas e assume o baterista de sua banda (The James Gang). Quando todos vêem ele tocar a bateria, entendem como ele conseguiu ser um relâmpago com o revólver.


Zachariah sai novamente e acredita ter encontrado o que procurava. Matthew permanece. Os dois amigos estão agora em caminhos divergentes. Matthew retorna ao que ele considerava uma vida normal como a de ferreiro. Zacharia continua em uma jornada espiritual que o faz explorar aventuras estranhas e bizarras como o encontro e envolvimento com a prostituta Belle Starr (Alice's Restaurant) e, finalmente acaba explorando o poder do desejo.

O filme não é cômico mas você consegue algumas risadas pelas bizarrices e algumas situações engraçadas, mas é um filme surpreendente e as cenas dos duelos são bem elaboradas e com um pouco de flash back dos duelos clássicos sugeridos por Sergio Leone.

Assim como os hippys de Easy Rider que tiveram que fazer suas escolhas no final dos anos 60, início dos 70, aqui no oeste selvagem Zachariah também tem que fazer as suas e é o que o diretor tenta transmitir através de uma espécie de capsula do tempo.

Sobre a música, assim como Ennio Morricone trouxe inovações no oeste americano introduzidas no Espaghetti Western, o diretor George Englund trouxe o rock e o psicodelismo neste Western musical.


O filme é uma joia de arte. A relação entre os amigos Zach e Matt propõe um relacionamento gay que pode ser uma surpresa mas esta temática não é abordada e nem confirmada na história mas existem algumas cenas que sugerem o homosexualismo entre eles.

Os amigos descobrem que a sua amizade é mais valiosa do que apenas armas, relógios suíços, mulheres e poder. Rubenstein e Johnson em início de carreira estavam extremamente bonitos e eram o protótipo da beleza na época mas a conclusão quanto a homosexualiade entre os dois fica a critério o espectador assim como eu senti isso assistindo a este filme.

Além dessa maravilhosa dupla, a música revela alguns dos melhores artistas da época, que também captam perfeitamente a sensibilidade do filme. Além disso, os músicos do country raiz americano “White Lightnin”e, o violinista Doug Kershaw, tocam algumas das músicas mais incríveis para um filme revelando o poder dela na tela grande.
A trilha sonora oficial é sensacional.

Zachariah é diferente de tudo o que existiu no seguimento Western.

É uma mistura gostosa e bem dosada de Rock e Western que não pode passar desapercebido para quem curte um desses dois seguimentos.

Deve fazer parte de sua filmoteca. É sem dúvida nenhuma uma é uma obra prima produzida além do seu tempo.

Acredito que se George Englund não o tivesse feito, Tarantino o faria.

Elaborei uma legenda [subtitle SRT] em português, totalmente revisada e disponibilizo aqui para que todos possam apreciar este filme e com ela possam elaborar a tradução para outras línguas.

LINKS DISPONÍVEIS NA INTERNET:

Extensão do vídeo: MPEG-4
Resolução: 608 x 336 pixels
Tempo de duração: 92 minutos
Qualidade do vídeo: AVI
Codec de vídeo: XviD
Velocidade: 23.976 FPS
Codec de áudio: MP3
Tamanho 700 MB
Extensão de tela: 16:9                                                                         
Idioma: Inglês
Legenda: Português SRT
Link em 4 partes:

http://www.mediafire.com/?h6wcscae851jp0l
http://www.mediafire.com/?37qz0ubascqe55e
http://www.mediafire.com/?s86zs612rckj6z6
http://www.mediafire.com/?jkwfv5r2qx2si0t

Legenda [Subtitle] PTBR.srt Atualizada.
”Subtitle [Legenda] Português SRT Revisada Download”

 Ilustração não original.

Versão VHS legendado em Português disponível no Youtube

3 comentários:

  1. Foi exibido no Cine Santo Antônio, em Passa Tempo, nos anos 70. Bom comentário!

    ResponderExcluir
  2. Gracias por disponibilizar esta obra
    Muito obrigado
    A ultima vez que assisti foi aqui em Porto Alegre RS nos anos 90 na extinta TV Guaíba

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: