Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

25 abril 2017

Atirador Solitário [... Era uma Pistola Infallibile, Lo chiamavano... Jim Il Primo] Especial Brasil


Atirador Solitário - Brasil
O Último Pistoleiro - Brasil
... Era uma Pistola Infallibile, Lo chiamavano... Jim Il Primo - Itália
Jim Il Primo – Itália
Das Letzte Gewehr - Áustira
Le Dernier Pistolet - França
Killer's Canyon - Uk
Kano Ehthrous Gia Na Skotono - Grécia
Maskoforos Kavalaris - Grécia
Killer Canyon - Irlanda
Duelo no Arizona - Portugal
Lonely Gunslinger - USA
The Last Gun - USA
Das Letzte Gewehr - Alemanha

Direção: Luigi Batzella (Paul Solvay)
Escrito: Ambrogio Molteni e James Wilde Jr.     
Música: Marcello Gigante "Young Jim Hart" cantada por Peter Tevis
e "Amor Mexicano" cantada por Rena Filippini
Fotografia: Romolo Garroni e Amerigo Gengarelli          
Duração: 97 minutos
Produção: Itália 29 de Outubro de 1964
Locações: Elios Studios, Roma, Lazio, Itália
Co Produção: Rasfilm, Sagebrush Productions
Edição: Dolores Tamburini         
Design de Produção: Gabriele Crisanti


Cameron Mitchell - Bill/Jim Hart
Carl Möhner - Guitar
Célina Cély - Dolores
Kitty Carver (Ketty Carver) - Jane
Livio Lorenzon - Jess
Anna Lina Alberti (Lina Albert) - Mãe de Dolores
Dony Baster - Tommy/Garotinho
Luigi Batzella (Paul Solvay) - Sr. Morgan/Banqueiro
Calisto Calisti - Pai de Janet
Fanny Clair - Millie
Ugo Fangareggi (Ugo Mudd) - Bow Tie
Giulio Maculani (Harris Cooper) - Xerife
Rosy March - Cherie
Diego Pozzetto  (Diego Wells) - Noah
Attilio Severini (Vic Nojaski) - Peronez
Luke Aaron, Mariangela Giordano (Mary Gordon),
Giuseppe Mattei (John Mathius),
Cinzia Ran (Cinzia Rancheiro) e Lina Albert.

Um filme importante porque foi o primeiro totalmente italiano e talves o primeiro Espaghetti Western
originalmente produzido nos Estudios da Elios Film de sociedade de Alvaro Mancori e Eduardo de Filippo.
Foram poucos meses antes de “Le Pistole non Discutono” de Mario Caiano. Longe de ser um grande Western, entretanto, talvez o único western bem produzido por Sergio Bergonzelli.

Bill (Cameron Mitchell) é um canhoto que jurou osbre sua última vítima deixar a violência para trás e (que é na verdade é Jim Hart) um famoso bandido mascarado que se instala em Sanderson City e agora dono de uma loja de variedades e que está prestes a se casar com Janet (Kitty Carver) a filha do juiz.

Jim, o primeiro, consequentemente fora assim chamado por ter sido o melhor atirador do oeste, e agora tentando se aposentar e conduzir seu futuro pacificamente tem seu propósito interrompido.

Uma gangue de foras da lei liderada por Jess Lindahl, o careca (Livio lorenzon) durante a viagem contrata um andarilho e guitarrista chamado "Guitar" (Carl Möhner), que também é um pistoleiro canhoto e todos invadem e apoderam-se da cidade de Sanderson City.

O banqueiro Morgan (Luigi Batzella) e a bela bailarina Cherie querem contratar Jess para em comum acordo roubarem um carregamento de ouro que virá da cidade de Marathon à Sanderson City. Guitar tem os seus olhos na garota do bar (Célina Cély). A mãe dela, Rosalia (Anna Lina Alberti) é a proprietária do saloon e não aprova ela com Guitar.

O juiz, pai de Janet (Calisto Calisti) sofre um atentado após uma incursão de Jack, um dos homens de Jess que invade a sua casa na tentativa de violentar a garota e ambos são salvos pelo bandido mascarado. O xerife (Giulio Maculani) por sua vez sem muitas opções tenta recrutar os habitantes da cidade que se recusam a se unirem para defender a cidade, exceto um veterano idoso. O xerife se preocupa também em tentar proteger o carregamento de ouro, e até mesmo Bill se nega em ajudar.

Janet, sua futura noiva, o repreende por ser tão covarde e que reluta em pegar numa arma.
Em meio a uma cavalgada, Janet cai nas mãos de Jess e é salva pelo mascarado.

Quando no ataque à diligência onde viajam Millie (Fanny Clair) a esposa e Terry a filha do xerife, para casa dos avós, ambas são salvas de serem violentadas por outro bandido do bando de Jess, Bow tie (Ugo Fangareggi) e mais uma vez o mascarado aparece para salvá-las.

Durante um assalto a uma mulher no meio da rua principal da cidade, Bill tenta ajudá-la, mas é espancado pelo bando.

Para manter seus homens na coleira, Jess mata um de seu bando, Texas, evitando que ele matasse Bill. Guitar fala com Bill, e se oferece para trabalhar para ele, se ele precisar de um atirador.

Enquanto isso, membros mal-intencionados da gangue de Jess tentam roubar o carregamento de ouro e atacar as mulheres mas o homem mascarado ataca novamente.

Quando o carregamento de ouro está chegando, Jess e seus homens saem.

Mas o mascarado rouba o carregamento antecipadamente, e Jess e o xerife suspeitam de Guitar. No entanto, ambos encontram o ouro roubado deixado no escritório do xerife. Jess irritado consegue obter a confissão de Dolores de onde está o ouro e em troca disso, salva a vida de Guitar.
Quando chega a hora do confronto final, o xerife não está por perto e o atirador mascarado conhecido como Jim Hart revela-se ser Bill o lojista, um exímio atirador.

O filme é mais no estilo B americano dos anos 40 do que um Espaghetti Western propriamente.
Há muitos moradores na cidade, há um xerife exemplar com sua família, uma família de donos do saloon, o menino Tommy (Dony Baster) com seu pai, um ator desconhecido que sempre fica preso na cadeia quando está bêbado e um velho falador Noah (Diego Pozzetto), que está sempre junto do xerife.

As meninas da cidade são lindas e suas langerie exuberantes e os vilões simplesmente não conseguem manter as mãos longe delas. Felizmente o vingador mascarado está sempre próximo para salvá-las.

A história até parecer uma das dezenas de variações do herói Zorro. Cameron Mitchell está sério e muito duro neste filme. Carl Möhner é um personagem mais interessante e passa o tempo todo rindo de tudo. O ritmo no geral é bastante lento, mas consegue atrair a atenção dos fãs.

Este é mais um belo exemplo de um dos westerns italianos produzidos antes que Leone começasse a se destacar no seguimento, mas aqui a presença da emoção italiana é percebida inconfundivelmente na forma como se firmaria.

[... Era uma Pistola Infallibile, Lo chiamavano... Jim il Primo] (Atirador Solitário) surgiu pioneiramente no mesmo ano em que Sergio Leone estava rodando "Por um Punhado de Dólares" (A Fistful of Dollars) alí na mesma região, portanto, pode ter tido alguma influência artística neste filme de Bergonzelli e que devem ser considerados claramente em todos os aspectos.

Aqui você tem um pistoleiro cansado, querendo se aposentar, uma cidade com medo, mulheres indefesas, vítimas da brutalidade, reuniões de comitês da cidade, xerife sem autoridade e uma música cantada por Pete Tevis, o que também possui influência americana bem adaptada.
A música de Marcello Gigante é realmente muito boa e há uma rara aparição da cantora Rena Filippinie interpretando um lamento, na canção  "Amor Mexicano" na sacada de uma casa quando em um momento de uma conversa entre Jane e Jim.
Acordes de guitarra e órgão que soam o suficiente para diferenciá-la da música chata encontrada na maioria dos westerns americanos da época. Os americanos capricharam na dublagem da versão original italiana misturada com o inglês dos atores americanos.

O filme às vezes se torna cômico em algumas situações e não se sabe se foi intencional pelo diretor ou não. Um bom elenco de homens maus e uma história de um ranger solitário chamado Jim Hart, adequadamente interpretado pelo magnífico Cameron Mitchell [Tio Buck de Chaparral, a série].

O amigo de Hart, um homem chamado Guitar, é na verdade um típico protagonista do Espaghetti Western Barroco. Nem bom e nem mau, Guitar é simplesmente um desocupado e bom homem.
Livio Lorenzon está muito divertido como Jess, e como sempre um vilão a sua altura de interpretação.

Alguns diretores europeus em especial os italianos e espanhóis convidavam atores americanos de passagem pela Europa para atuarem em seus filmes e davam pseudônimos a eles para que o filme parecesse ter saído de uma produção Hollywoodiana e torná-lo mais fácil de disfarçadamente comercializá-los fora da Europa.

Muitos tiveram bons resultados. Este aqui é uma prova desta situação tendo em vista, o ator Cameron Mitchell que no mesmo ano estaria em Minnesota Clay, rodado na Itália, França e Espanha, este sob a direção Sergio Corbucci.

Jeff, Bill e Jim nomes tipicamente dos westerns americanos são ouvidos com grande frequência, há poucos mexicanos, mas já se notava os pseudônimos em inglês para os atores de origem europeia.

Bergonzelli dirige com muito carinho e com alto nível técnico apesar de uma história e um roteiro simples.

McDowell Mitzell, era o nome verdadeiro de Cameron Mitchell que era filho de um pastor e natural de Dallas, no Condado de York, Pa. Morreu vítima de câncer de pulmão aos 76 anos de idade em 1994.  Destaques especiais neste filme ficam para a beleza das mulheres como Celina Cely interpretando Janet e a outra é a estonteante beldade é Célina Cély como Dolores que tem um rosto fechado o tempo todo mas mesmo assim ainda consegue atrair a atenção de Guitar.

Links do Filme Disponíveis na Web:

Qualidade do vídeo: VHSRip
Resolução: 320 x 240 pixels
Formato: MPGE-4
Codec de áudio: AAC
Tamanho: 430 Mb
Duração: 97 minutos
Áudio Inglês
Legendas Português Brasil

http://www.mediafire.com/?few9c8dcqit9drt
http://www.mediafire.com/?3g0aj845glhacg7
http://www.mediafire.com/?d257qula7aack68
ou:
http://filesflash.com/299b9va0
http://filesflash.com/dtix0rby
http://filesflash.com/iyoacspw
http://filesflash.com/pddj4q4f
ou:
https://www.youtube.com/watch?v=lQFRtaodg_w
Áudio Russo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: