Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

24 dezembro 2016

Passion (Sob a Lei da Chibata) [1954] Subtitle/Legenda Português ptbr.str Exclusiva


A Lei da Chibata - Brasil
Sob a Lei da Chibata - Brasil
Passion - USA
Where the Wind Dies - USA
Wo der Wind stirbt - Áustria
Der Wind des Todes - Alemanha
Wo der Wind stirbt - Alemanha
Pasión - Espanha
Il Cavaliere Implacabile - Itália

Produção: 06 de Outubro de 1954
Direção: Allan Dwan    
Escrito: Beatrice A. Dresher e Josef Leytes
Based na história de Miguel Padilla e Joseph Lejtes
Adaptado por Howard Estabrook
Duração: 84 minutos
Música: Louis Forbes    
Fotografia: John Alton    
Edição: Carlo Lodato    
Direção de Arte: Van Nest Polglase    
Decoração do Set: John Sturtevant    
Locações: California, USA
Co Produção: Benedict Bogeaus Production


Cornel Wilde - Juan Obreón
Yvonne De Carlo - Rosa Melo/Antonia 'Tonia' Melo
Raymond Burr - Capitão Rodriguez
Lon Chaney Jr. - Castro
Rodolfo Acosta - Salvador Sandro
John Qualen - Gaspar Melo
Anthony Caruso - Sargento Muñoz
Frank DeKova - Martinez
Beulah Archuletta - Criado índio na fazenda Oberon
Peter Coe - Colfre
John Dierkes - Escobar
Gil Frye - Tenente Pico
Richard Hale - Don Domingo
Rozene Kemper - Vovó Melo
James Kirkwood - Don Rosendo
Belle Mitchell - Sra. Carrisa
Alex Montoya - Manuel Felipe
Clayton Moore - Tenente
Zon Murray - Barca
Rosa Turich - Maraquita
Robert Warwick - Padre
Stuart Whitman - Vaqueiro marcador de gado


A R.K.O. produziu este Western com jeitinho de Espaghetti mesmo antes mesmo dele ter nascido. Formidáveis paisagens dos anos 50, na verdadeira e velha Califórnia Espanhola onde foram usadas originalmente como set para as filmagens.
Mostra a época em que a terra estava em disputa entre México e Estados Unidos.
O pecuarista Juan Obreón retorna de viagem ao rancho de seu amigo Gaspar Melo, e fica sabendo que ele é pai do filho de Rosa, uma das irmãs gêmeas de Gaspar.
Em meio ao clima de felicidade, ele planeja o casamento com Rosa e o batismo do filho.

Um rico e corrupto latifundiário de terras "Don Domingo" (Richard Hale) tenta apoderar-se de suas terras expulsando Gaspar Melo da região e acaba resultando em muita violência justamente no momento em que Obreón retorna de sua viagem e planejava uma vida de paz, mas ocasionalmente passa a ajudar Gaspar na defesa da terra.
Um grupo formado por cinco bandidos, homens de Don Domingo invadem a fazenda de Gaspar e matam os velhos proprietários e sua esposa, queimando tudo.


Na verdade Don Domingo só queria assustá-los, mas os bandidos exaltados ao matarem Gaspar e sua esposa, eliminam também a filha Rosa para não deixarem testemunhas. Seu filho sobrevive ao massacre sendo salvo por camponeses que passavam pelo local no momento do incêndio à fazenda.

Ao saber do massacre na fazenda, o cowboy Juan Obreón (Wilde) lança o seu olhar vingança aos assassinos. A polícia da fronteira representada pelo Capitão Rodriguez (Raymond Burr) e o Sargento Muñoz (Anthony Caruso) são ineficazes em suas funções em resolverem o conflito, no entanto, o Capitão sente a necessidade de dar oportunidade a Obreón em conseguir provas dos assassinos e provar sua inocência nos assassinatos.


Um a um dos bandidos, Juan Obreón vai eliminando-os, mas Salvador Sandro (Rodolfo Acosta) é o último a ser capturado e terá que ser vivo para que testemunhe a culpa dos seus parceiros, os verdadeiros assassinos. Ambos, Cornel Wilde e Raymond Burr passam boa parte do tempo em perseguição aos cinco bandidos que causaram toda a violência na região.

A polícia chega sempre atrasada no momento em que um cúmplice é morto e no momento de confessar os crimes. Realmente destaco o cenário que é fabuloso. Quando Obreón deixa a área de vegetação verde e entra na exuberante paisagem gelada, subindo as montanhas de neve (Nieves Negras) é mesmo deslumbrante.
 

Os velhos vilarejos com a arquitetura latina com suas fontes na praça, suas igrejas e tabernas também são um show a parte. Ivone de Carlo interpreta dois papéis, ou seja, sua própria irmã gêmea em um filme bem movimentado pela ação. As cenas na tempestade de neve feitas em estúdio são bem elaboradas.

O final é concretizado de uma forma satisfatória. Parece-me que o título "Passion" não tem muita coisa a ver com a história assim como nos Espagehtti Westerns.
O título ficaria melhor como "Obsessão" e talvez tenha sido esta a intenção dos produtores.
Um filme bem editado e com um clima que consegue atrair a atenção de quem gosta do Western Americano com uma pitada da influência da cultura latina.
Estou disponibilizando uma Legenda/Subtitle com tradução para o português exclusiva e totalmente revisada aos amigos e leitores deste blog.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: