Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

11 outubro 2016

Vaya Con Dios Gringo [Vá Com Deus Gringo] Especial Brasil


Vá Com Deus Gringo - Brasil
Vaya Con Dios Gringo - Itália e Espanha
Vete Con Dios, Gringo - Itália e Espanha
Good Luck Gringo - USA
Go With God, Gringo - USA
Brug Næverne, Gringo - Dinamarca
Käytä Nyrkkejäsi, Gringo - Finlândia
Dyo Aghones Gia Ton Gringo - Grécia
Iyi Sanslar Gringo - Turquia

Produção: Itália e Espanha, 12 de Agosto 1966
Duração: 79 minutos
Direção: Edoardo Mulargia (Edward G. Muller)
Escrito: Edoardo Mulargia (Edwar G. Muller) e Vincenzo Musolino (Glenn Vincent Davis)
Produção: Amerigo Antolini e Vincenzo Musolino
Música: Felice Di Stefano    
Fotografia: Ugo Brunelli    
Edição: Enzo Alabiso    
Decoração do Set: Alfredo Montori




Glenn Saxson - Gringo
Lucretia Love - Carmen
Ignazio Spalla - (Pedro Sanchez) - México
Aldo Berti - Bill Jackson [Perkins]
Livio Lorenzon - Don Pedro Soares
Pasquale Simeoli (Mark Stevens) - Bud Smith [Perkins]
Dino Strano (Dean Stratford) - Al Foster [Perkins]
Spartaco Battisti - Jack Stewart [Perkins]
Vincenzo Musolino - Ramon Criss
Armando Guarnieri - Xerife de Wachita              
Giovanni Ivan Scratuglia - Ajudante do Xerife
Tom Felleghy - Inspetor da Walles Fargo
Nino Musco - Gerente do Posto da Walles Fargo
Alfredo Rizzo - Inspetor da Walles Fargo
e Com Bill Jackson           


Assim como no bom "Non aspettare Django, spara" [Django não espera, Mata] de 1967, aqui o também diretor, produtor, roteirista e ator Vincenzo Musolino, tem uma história de vingança e justiça com as próprias mãos. Na cidade de Wachita, Gringo tem seu irmão assassinado pelo bando de Criss e é acusado e preso por isso.
Ele é levado para a prisão, mas com seu amigo, México [Pedro Sanchez] e preso junto a um grupo de criminosos conhecido como os Perkins. Simulando o enforcamento por México, conseguem escapar da prisão. A fuga é realizada horas antes de suas execuções. Aproveitando-se da situação, Gringo foge com eles. Para a fuga do grupo destes seis bandidos, tomam uma diligência que estava de saída da cidade.

Gringo está entre os fugitivos da prisão e percebe-se que ele não faz muita amizade com Bill [Aldo Berti], um dos mais perigosos e frios do bando e que tem interesse em liderá-los durante a fuga. O xerife da cidade reúne um grupo e com mais três voluntários e saem à captura do grupo. Durante a fuga, o grupo Perkins é obrigado a parar em uma grande fazenda mexicana, a de Don Pedro Soares [Livio Lorenzon], o qual os recepciona em uma grande festa em virtude da realização de uma feira.


Recebem hospitalidade generosa e ficam para a festa, mas as circunstâncias durante a festa causam muita tensão e suspense, ao mesmo tempo em que Bill tenta pegar uma mexicana a força e no momento em que Foster [Dino Strano] executa um mexicano inofensivo e bêbado pelas costas.
Don Pedro os cerca na fazenda e deseja o assassino para do velho para ser vingado. Os parceiros de Foster, para poderem se salvar, o entregam aos homens de Don Pedro que o executam imediatamente.

Don Pedro concorda em deixar o restante do grupo sair da fazenda, mas Bill novamente começa o tiroteio e pega uma dançarina mexicana órfã e a leva como refém. Durante a fuga da fazenda, Gringo tenta proteger a mexicana e é traído pelos parceiros de fuga que o deixam para trás. O xerife junta-se aos homens de Don Pedro e assim saem em caçada aos bandidos.

O grupo ao parar em uma estação de diligências da Walles Fargo, executa outro grupo de bandidos e assaltam outra diligência com uma grande quantidade de ouro e dinamite que seriam destinados a cidade de San Juan, na fronteira.

Uma disputa pela bela mexicana refém Carmen [Lucretia Love] entre os bandidos começa a colocá-los uns contra os outros, mas Gringo aparece no acampamento durante a noite e começa a sua vingança matando Bill. Com a alucinada fuga do grupo para a fronteira, são perseguidos pelo xerife e Don Pedro em campo aberto, e Gringo tem a ideia de usar a dinamite, e pulveriza quase todos os seus perseguidores conseguindo escapar.

Durante um jogo de cartas e tiroteio dentro da diligência em fuga, apenas Gringo, México e Carmen sobrevivem e Gringo muda seus planos de fuga voltando para a cidade para devolver o dinheiro e a diligência roubada pelo bando ao qual estava junto, mas os Criss o esperam para a luta.
Com a ajuda de Carmen e México, a batalha final entre Gringo e os Criss se transforma em uma guerra nas ruas de Whichita e o duelo final entre Gringo e Ramon Criss é inevitável.


Gringo ao derrotá-lo, devolve o dinheiro ao xerife que já tem a inocência de Gringo comprovada e parte com México e Carmen da cidade, felizes para sempre.

A última frase do filme dita pelo xerife dá-se o título do filme nas despedida aos três amigos. As imagens de fotografia de Ugo Brunelli sob a direção de Edoardo Mulargia (Edwar G. Muller) são sempre boas para os olhos.

Os duelos finais de rua de Mulargia também sempre foram clássicos e cheios de suspenses e situações interessantes para o fã que gosta de apreciar o estilo barroco através da boa decoração do Set de Alfredo Montori.

Sempre admirei as tomadas de cenas realizadas nas cidades e nas fazendas mexicanas captadas através da direção de Edoardo Mulargia (Edwar G. Muller) mas percebo também um toque de Vincenzo Musolino (Glenn Vincent Davis) comparando-o às cenas de "Quintana" [1969].

Pedro Sanchez mais uma vez está deslumbrante como mexicano desengonçado e forma uma boa dupla junto com Glenn Saxson interpretando um personagem apenas conhecido como Gringo e não Ringo. O filme só acaba pegando um bom ritmo após a primeira meia hora, até então as cenas de dança flamenca, bebedeiras, comelanças e abusos de mulheres são as situações que iriam gerar a ação principal do enredo.

O ator e produtor Musolino desta vez ainda aparece no início da história em um personagem perturbado e alucinado por violência como o líder do grupo Criss; é Ramon Criss, assassinando a sangue frio um bêbado na rua. Seu personagem dá uma boa atmosférica, mas, em seguida, ele só aprece novamente no final, quando deverá enfrentar Gringo em seu desfecho final.
É uma história simples, mas que prende do começo ao fim com uma música típica e agradável ao estilo. Não há muito o que acrescentar de especial, no entanto, sou atraído e gosto de assisti-lo de vez em quando. Nunca exibido na TV brasileira.

Qualidade do vídeo: VHSRip
Resolução: 672 x 304 pixels
Extensão do vídeo: AVI
Formato: MPGE-4
Codec de áudio: MP3
Tamanho: 1.47 Gb
Duração: 79 minutos
Áudio Espanhol
Legendas Português Brasil

”Links do Filme Disponíveis na Web”

                                                             Versão com áudio espanhol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: