Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

06 julho 2016

O Colt Assassino [Uccideva A Freddo] Especial Brasil


O Colt Assassino - Brasil
Assassino À Sangue Frio - Brasil
Uccideva A Freddo - Itália
Mataba A Sangre Fria - Espanha
Tué À Froid - França
To Megalo Katharma - Grécia
The Cold Killer - USA

Produção, Itália, 1966
Direção: Guido Celano (William First)
Escrito: George W. Ballor e Ambrogio Molteni (George Molten)
Baseado na novela "La montagna spaccata" de W. Charlie Reed e  Amedeo Trilli (Amid Trail)
Música: John Ireson e Wayne Parham
Songs: “He Wore A Silver Star”, “Lovely girl", "Pickin' And Grinning” e “Welcome Song”
Interpetadas por The Wilder Brothers
Duração: 92 minutos
Fotografia: Angelo Baistrocchi  
Edição: Dolores Tamburini         
Produção de Design: Italo Santoni         
Decoração do Set: John W. Truman       
Co Produção: Palinuro Film - Elios Estudios - Roma
Distribuido originalmente nos cinemas brasilerios pela Marte Filmes.

Bruno Piergentili (Dan Harrison) - Bill McGregor/Walcom
Philippe March (Philip March) - José Desmet
Luigi Barbieri (Luis Barber) - Carson, pianista
Mario Feliciani - Salazar
Attilio Dottesio - Tabelião
Rita Ferrel - Helena/Ellen
Lillian Faber - Sra. Becket
Amedeo Trilli (Amid Trail) - Padre
Guido Celano (Guy W. Ceylon) - Xerife de Anaconda
Ennio Pagliani - Bob/Segurança de Desmet
Claudio Ruffini - Lester/Segurança de Desmet
The Wilder Brothers - Cantores do saloon
e com W. Thomas Green, Bill Reed, Claude Mealli, Giorgio Bandiera e Luciano Odorisio.

Baseado no livro, "La montagna spaccata" de W. Charlie Reed é um drama obscuro, com momentos de tensão e num clima sombrio.

José Desmet, é um mordomo que mata o seu empregador Salazar (Mario Feliciani), com quem trabalhou nesta função por muitos anos após ter o seu pai condenado e morto por enforcamento por seus crimes pelo próprio Salazar que na época foi o juiz que deu a sentença e adotou o garoto órfão, ainda muito jovem  que tornou-se seu mordomo após muito tempo.
 
Desmet executa seu plano de vingança contra seu patrão após vários anos sabendo-se da herança de uma mina de ouro na qual a filha de Salazar Helena (Rita Ferrel), será a herdeira e parte de um mapa está em segurança com os índios Apaches "Lobo Solitário e Pena Vermelha", amigos de Salazar.

Após Desmet assassinar também o Tabelião (Attilio Dottesio), apodera-se de documentos e parte em busca do mapa da mina de ouro. Libertando quatro bandidos prisioneiros de Rangers em um acampamento, ele os recruta para formar o seu bando, elimina os índios, apodera-se do mapa da mina e estabelecem-se na cidade de Anaconda esperando algum tempo para pegarem o ouro.

Com sua destreza e frieza, ganha a simpatia local apoderando-se de muitas propriedades e aguardando a chegada da jovem Helena para tentar seduzi-la no qual demonstra sentir alguma atração por ela e aliado a isso, apoderar-se da mina dela.


Desmet como no titulo "mata a sangue frio" todos os que se opõe a seus planos. Duas de suas vítimas à queima roupa e indefesas são: a proprietária do saloon "Becket (Lillian Faber) e o médico local. Becket após descobrir o tráfico de armas de Desmet com os índios é morta por isso quando tenta chantageá-lo pedindo-lhe dinheiro para sair da cidade.

O médico é morto por desconfiar de que a Sra. Becket não se suicidou e sim fora assassinada. Em meio as sequências de violência e crimes não comprovados ou testemunhados, há Bill McGregor (Bruno Piergentili) [Dan Harrison], um investigador do governo infiltrado na cidade juntamente com o delegado e agora com a ajuda da recém-chegada jovem Helena, apaixonada por Bill, preparam-se para pôr fim as atividades de Desmet na região.

Uma história baseada na vingança que não conhece limites e influências para violência.
O assassino com o seu Colt na medida em que o seu desejo de enriquecimento e ambição aumenta, mostra o seu comportamento frio e arrogante mesmo em circunstâncias totalmente alheios ao seu objetivo original que convém merecidamente ao título do filme.


Mais um Espaghetti Western raro que por falta de informações, resolvi analisá-lo e desvendar algumas curiosidades.

Guido Celano dirige esse filme com o pseudônimo de William First e também faz o papel do xerife de Anaconda e usa um segundo pseudônimo como ator, Guy W. Ceylon.
Como observa-se nos créditos, algumas pessoas da parte técnica do filme também faz uma pontinha como atores e figurantes.

Filmado totalmente na itália com poucos rostos conhecidos e roteiro interessante. Talvez com uma edição melhor mais atenciosa e maiores sequencias de ação, haveria um resultado melhor porque no que dependeu do ator Philippe March o titulo do filme foi cumprido à risca em seu papel por ele.

Leva-se em consideração também que na época estes filmes tinham seus orçamentos e prazos muito curtos para execução. Filmava-se em uma semana e na próxima, já tinha data marcada para estreia.


A trilha sonora composta pelo grupo americano "Wilder Brothers" é maravilhosa. A dupla formada pelos irmãos John Ireson e Wayne Parham tem as canções vocais: “He Wore A Silver Star”, “Lovely girl", "Lost and found" e "Pickin' And Grinning".

Algumas sequências seguem temas com tom misterioso e as músicas vocais são executadas no saloon e em ritmo de animação como a balada "He Wore A Silver Star" [Ele usava uma estrela de prata]. Infelizmente não podem ser ouvidas por completas no filme, mas são marcantes e envolventes. Uma raridade de registro para os arquivos dedicado ao gênero Espaghetti Western.

Os irmãos Wilder (foto) foram três irmãos verdadeiros, Warner, Walter, e George Weidler.
Warner e Walter nasceram na Alemanha e George depois que a família emigrou para os Estados Unidos. Eles foram incentivados por sua mãe, uma ex-cantora de ópera wagneriana, para explorar tanto a música e atuar e futuramente apareceriam em vários filmes.

Na Europa na década de 60 alcançaram muito sucesso principalmente na Itália e compuseram e interpretaram várias trilhas do Espaghetti Western.

Uma delas é "Lanky Fellow" de "Pelo Prazer de Matar" [Per il Gusto di Uccidere].
As vinte faixas feitas para o filme em 1967 foram remasterizadas e lançadas em uma quantidade limitada em 2011.
Um Espaghetti Western lento na ação, mas com aceitável conteúdo.

No Brasil existe uma única cópia com a dublagem clássica dos anos 60 e esta disponível no Youtube recentemente com áudio italiano:


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Ze Carlos.
      Muito bom usa participação por aqui.
      Também gosto destas relíquias.

      Excluir
  2. Lembro que tive muita paciência para assistir este spaghetti. Um roteiro que se bem explorado poderia resultar em uma obra-prima. Ficamos esperando pela ação que demora, demora demora e demora... Mas a música, esta não desaponta, uma verdadeira pérola, bem ao estilo spaghetti, ainda que interpretada pelo trio de irmãos americanos.

    ResponderExcluir
  3. Lembro que tive muita paciência para assistir este spaghetti . Um roteiro que se bem explorado poderia resultar em uma obra-prima. Ficamos esperando pela ação que demora, demora demora e demora... mas a música, esta não desaponta, uma verdadeira pérola, bem ao estilo spaghetti, ainda que interpretada pelo trio de irmãos americanos. Souberam captar bem a alma das trilhas italianas.

    Aprigio A. de O. Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu fico feliz em ver seus comentários novamente por aqui.
      Obrigado pela participação amigão!

      Excluir
  4. É isso aí amigão. Em 2017 estaremos de volta com mais comentários.

    Aprigio A. de O. Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarei feliz em ver seus ricos comentários os quais poucos sabem fazer com o conhecimento técnico que possui.
      Estarei por aqui para apreciá-los assim como todos os leitores e fãs do blog.
      Obrigado.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: