Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

09 dezembro 2015

Una Forca per un Bastardo [Uma Forca Para um Bastardo] Especial Brasil



Uma Forca Para um Bastardo - Brasil
Una Forca Per un Bastardo - Itália
Eine Kugel Für den Bastard - Alemanha
Wyoming Connection - Alemanha
A Rope For a Bastard - USA
Who Killed Abraham Iverson - USA
The Gallows For A Killing - English Title

Produção: 03 de Abril de 1968
Lançado na Alemanha em 13 Dezembro de 1968
Co Produção: SPEFD - Elios Estúdios[Roma]
Duração: 82 Minutos
Direção: Amasi Damiani
Fotografia: Angelo Baistrocchi
Música: Michele Lacerenza
Edição: Graziella Fedeli

Mimmo Palmara (Domenico Palmara/Dick Palmer) - Xerife Alan Phillip
Livio Lorenzon - Foster
Monica Millesi (Monica Mills) - Susan Crosby
Barth Warren - Bob Ewerton/Den Ewerton/Evans
Caterina Trentini (Kathleen Parker) - Margie
Fortunato Arena - Dan
Piero Mazzinghi - Walt
Gualtiero Rispoli - Ernandez
Loris Zanchi - Sr. Crosby
Aldo Bonamano - Rod/Coveiro
e com Francesco M. De Leoni, Leo De Ny, Mirella Panfili, Stelio Tanzini, Nicola Gianmoleo, Anny Degli Uberti, Walter Richmond (Walter Neg), Ivan Bastia, Franco Lo Verdo, Lemmy Carson e 
Renato Lupi.
 
Inédito no cinema e na TV brasileira, este é mais um filme que resolvi fazer um estudo mais abrangente pela falta de informações existentes sobre ele e por ser um filme extremamente raro que desapareceu após a sua produção e nunca tinha sido lançado na Itália quando na época mas curiosamente foi lançado primeiramente na Alemanha e muito mais tarde relançado na Itália. Um grupo de atores desconhecidos e alguns deles em seu único Western Espaghetti.


Em Jacksonville, o xerife Alan Phillip (Dick Palmer), salva um forasteiro desconhecido de ser enforcado, acusado da morte de um popular rancheiro conhecido como Abraham Ewerton.

A população impaciente e exaltada deseja a todo custo enforcar o suspeito e o xerife Alan terá muitas dificuldades em tentar provar a inocência do acusado e durante toda a história o prisioneiro correrá perigo de morte.

Um dos mais interessados e incentivadores da condenação e enforcamento do suspeito é o Sr. Foster (Livio Lorenzon), um outro rancheiro ambicioso da região que tem sob seu comando, um grupo de vaqueiros que não passam de bandoleiros que atuam para os seus interesses ilícitos.


O xerife, às vésperas de seu noivado com Susan Crosby (Monica Millesi) se vê agora tendo que dispor de todo o seu tempo para poder investigar a morte de Ewerton, comprometendo também o seu casamento com a jovem aristocrata local.

O xerife está em meio a uma grande conspiração de pessoas interessadas na fortuna da vítima, mas não possui provas e nem testemunhas para avançar na solução do caso. Um dos principais suspeitos investigados é Ernandez, um fazendeiro mexicano vizinho do falecido Ewerton que tinha divergências com ele, mas que possui um álibi em sua defesa e não consegue provas contra ele.


Em meio a emboscadas sofridas e as suas frustrações em não conseguir solucionar o caso por haver uma infinita linha de acontecimentos interligados surge um homem, Bob Ewerton, (Barth Warren) um filho do assassinado Abraham Ewerton, até então desconhecido por todos de sua existência na região.

Ele surge reivindicando a fortuna de seu pai através de um testamento. Para que o testamento seja lido e executado, o tabelião que administra a fortuna de Ewerton terá que fazer uma viagem arriscada da cidade de Lintonville à Jacksonville onde ficam as terras de Ewerton.


Esta viagem é o plano do xerife e Bob que unidos servirá como uma isca para atrair os interessados responsáveis pela fortuna ainda desconhecidos e que provavelmente são os verdadeiros assassinos de Ewerton. O assassino tentará interceptar o tabelião e eliminá-lo bem como o testamento para se apoderarem da fortuna de Bob Ewerton, mas o xerife está fazendo uma escolta à distância para agarrá-los em sua cilada.


Após a execução do plano, o xerife pensa ter esclarecido o caso quando surge um irmão gêmeo de Bob Ewerton, seu nome é Den Ewerton, que toma a jovem Suzan como refém a fim de trocá-la pelo testamento, mas o xerife com a ajuda de Bob, consegue salvar a todos e finalmente esclarecer a morte de Ewerton e inocentar o prisioneiro que era acusado injustamente pela população.


O filme possui um bom recheio de personagens interessantes como o carteiro Jerry, que nas horas de folga se embriaga no saloon, e é ele que encontra o corpo e transmite a notícia à cidade da morte do popular e generoso fazendeiro Ewerton.

Há também a bela Margie (Caterina Trentini), uma amiga de infância do xerife que vive se insinuando para ele, tentando provocá-lo contra o seu noivado mas simplesmente amigável e sem maiores pretensões. Ela, uma mestiça mexicana, será uma peça fundamental que salvará a vida de várias pessoas ao final.


Dan (Fortunato Arena) é outro que vive pressionando o xerife a enforcar o prisioneiro que aguarda o julgamento. Rod é o coveiro que reclama constantemente de seu trabalho e do calor e também se embebeda no trabalho.


Mais dois bêbados também tem suas participações: um prisioneiro da cadeia que cobra o seu jornal diário ao xerife e outro no saloon que vive atormentando e cobrando o carteiro por correspondências que nunca chegarão. A música de Michele Lacerenza em suas mais variadas sequencias é fantástica envolvente e inesquecível.


A trama do filme é muito boa e o diretor consegue manter o suspense para se descobrir o assassino de Ewerton até a cena final sem dar uma pista concreta ao telespectador e que culmina em um final surpreendente.


Trailer Alemão  
https://www.youtube.com/watch?v=_sJFplLqfWI
Uma Forca para um Bastardo Tema Download

3 comentários:

  1. Obviously Barth Warren is an alias so I guess we have another mystery actor to add to the list.

    ResponderExcluir
  2. Também não possuo maiores informações sobre Barth Warren anão ser aquelas que conhecemos no IMDB.NET por suas raras e obscuras participações em alguns filmes, mas muita coisa está emergindo pela Internet e continuaremos a procura de informações.

    ResponderExcluir
  3. Vou garimpar no YouTube e assistir. essa trilha sonora é bellissima.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: