Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

17 agosto 2015

Rezo a Deus e Odeio o meu Próximo [Odia il Prossimo Tuo] Especial Brasil

Rezo a Deus e Odeio o meu Próximo - Brasil
Vingança Implacável - Brasil
A Lei Do Ódio E Da Vingança - Brasil
Gatilhos Da Vingança - Brasil
Odia il Prossimo Tuo - Itália
Hate The Neighbor - USA

Produção: Itália 26 de Julho de 1968
Direção: Ferdinando Baldi
Escrito: Luigi Angelo, Roberto Natale e Ferdinando Baldi
Música Intérprete: Raul Lovecchio
Duração: 86 Minutos
Produção: Enrico Cogliati Dezza
Música: “Two Friends” Composta e Dirigida Por Robby Poitevin
Interpretada: Raul Lovecchio ( Raoul)

Fotografia: Enzo Serafin      
Edição: Antonietta Zita
Direção de Arte: Giorgio Postiglione          
Dublês: Franco Fantasia
Co Produção: Cinecidi
Distribuição Original em VHS no Brasil: Reserva Especial

Spiros Focás (Clyde Garner) - Ken Dakota
George Eastman (Luigi Montefiori) - Gary Stevens
Nicoletta Machiavelli - Peggy Savalas
Horst Frank - Chris Malone
Ivy Holzer - Sra. Malone
Roberto Risso (Robert Rice) - Duke
Paolo Magalotti - José
Franco Fantasia - Xerife
Claudio Castellani - Criança/Pat Dakota
Giovanni Ivan Scratuglia - Armendáriz
Remo De Angelis - Bill Dakota
Franco Gulà - Doc
Osiride Pevarello - Membro da gang barbudo     


Ken Dakota (Garner), ao saber da notícia, chega à cidade de San Antonio para participar dos funerais e vingar a morte de seu irmão Bill Dakota e sua esposa a mando de um rico proprietário de terras “Chris Malone” e executados por Gary Stevens.
Enquanto ele parte para a missão, sua esposa fica tomando conta de seu sobrinho “Pat” (Castellani).

Junto com “Duke”, o agente funerário da cidade, Ken segue ao encalço do assassino de seu irmão dirigindo-se para o México, onde vive o sinistro “Gringo” Horst Frank mas o seu primeiro alvo é o xerife da cidade que negou ajuda a seu irmão antes de ser assassinado e logo depois ele sai em sua caçada contra o perigosíssimo Gary Stevens (Eastman) e seu bando, responsáveis pela metade das sepulturas do cemitério.

Porém outros interesses se escondem por trás deste cruel pistoleiro e Chris Malone (Horst Frank), seu rico e ganancioso sócio. Eles guardam um mapa de uma preciosa mina, que foi roubado de Bill Dakota e Chris fará de tudo para conseguir apoderar-se da parte deste mapa de Gary para si mesmo que tenha que torturá-lo até a morte com cobras cascavéis como último recurso.



A história em si tem um tema básico; “A vingança” que é baseda numa teia entre os vilões que mantém o clima interessante o suficiente para assegurar o ritmo da ação culminando em emocionantes lutas e tiroteios.

Há alguns elementos de humor, muito bem integrados no roteiro e um deles é o personagem fabricante de caixões, Duke, interpretado pelo ator “Roberto Risso” mas poderia ter sido mais explorado, mas aqui Baldi optou para que ele fizesse uma simples e agradável participação. Há também o aspecto romantico entre Ken e Peggy que é discutido algumas vezes, mas nunca evolui satisfatoriamente e a paixão caminha a distância aos problemas e intrigas locais bem ao estilo americano.



O aspecto mais original do filme são os combates entre seus oponentes com garras de ferro, promovidos por Malone obrigando os mexicanos resolverem seus assuntos locais para sua simples diversão mesmo que seja até a morte. Um César na arena do Coliseu. Uma violência barata que funciona bem aos nervos do telespectador.

A direção de Ferdinando Baldi é geralmente caracterizada por um trabalho de camera sólido na maioria das vezes com muito talento e isso é exatamente o que vemos aqui em algumas sequências criativas, incluindo uma sequência de título muito incomum para os créditos iniciais muito inovador feito em páginas de um jornal entitulado de “Silver City News”.

A guitarra forte na trilha sonora do compositor Robby Poitevin, (criador responsável pelo Espaghetti Western Musical, “Rita Nel Oeste” com Terene Hill e Gordon Mitchell (1967), fornece um apoio muito sólido para o filme, incluindo uma balada tema, popular nos primórdios do gênero na voz de Ettore Raoul Lovecchio.



Em algumas versões do filme como por exemplo na dublada em Inglês esta cansão é “Two Friends” cantada por Raoul, mas eu possuo uma versão VHS dublada para o português do Brasil com uma música instrumental completamente diferente da original.

Não sei confirmar se isso foi feito no Brasil ou faz parte de uma outra versão original europeia. Apesar de ter feito alguns filmes na Itália (incluindo o drama “Rocco e i suoi Fratelli” (1960) de Luchino Visconti, o ator grego Spiros Focas era um desconhecido fora de seu próprio país, mas assumindo o papel principal neste filme surpreende a todos com sua peformance e alavancou a sua carreira na Europa.

Retornando como os vilões de “Preparati la Bara” (Viva Django! – Brasil - 1968) também de Ferdiando Baldi. George Eastman retorna com força total procurando por Malone, o ator alemão Horst Frank novamente interpretando o vilão sofisticado. Juntos, dispostos a deixar que seus homens façam o trabalho sujo ao ostentar seu terno branco relusente.

Há alguns rostos conhecidos de destaque neste elenco, incluindo Nicoletta Machiavelli “Un Fiume di Dollari” (Sangue nas Montanhas - Brasil - 1966) e que em sua entrevista exclusiva concedida a este blog, expressou a sua opinião sobre este filme.


Aqui ela é Peggy, o interesse amoroso de Bill. Paolo Magalotti “Sette Pistole per i MacGregor” (1966) em um papel de maior destaque do que o normal como o capanga braço direito de seu chefe, Malone.

A partir de um roteiro detalhado para uma direção sólida, seria fácil confundir com um tradicional Western americano, mas os rostos familiares do Euro Western o distinguem disso.

Filmado exclusivamente na Itália, o resultado final é recomendável para os fãs de ambos os gêneros italianos e americanos que preferem enredo e personagens sobre muita ação e tiroteios.

Uma dupla de atores como Hort Frank e Georgte Eastman juntos neste filme garantem o seu sucesso e bons 86 minutos de diversão. Um jogo de interesses, tiroteios lutas a socos, perseguições a cavalo e muito cheiro de pólvora. Muito apreciável.
Exibido na TV Record em Bang Bang à Italiana em 28 de Setembro de 1983, 29 de Maio de 1985 e 22 de Junho de 1988 com o título de “Vingança Implacável” e nos cinemas brasileiros como: “Rezo a Deus e Odeio o Meu Próximo”.



Versão áudio Italiano
Legenda: Espanhol
https://www.youtube.com/watch?v=55D24QfP4c0 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: