Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

07 abril 2015

A Morte de George Wang - Especial Brasil

O veterano ator tailandês, George Wang morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em Taipei, Taiwan, no dia 27 de março de 2015 mas a sua família anunciou a notícia somente na semana passada. Ele tinha 96 anos de idade.

Wang Yie, nasceu na província de Dandong, Liaoning na China em 12 de novembro de 1928 e no cinema ficou mundialmente conhecido com o pseudônimo George Wang.

Ele foi ator e produtor e deixou aproximadamente 60 trabalhos em sua carreira, muitos deles, memoráveis.

Estreou no cinema em uma co produção Ítalo-Francesa europeia em 25 de março de 1960 em “Tormenta Sobre o Rio Amarelo” [Apocalisse Sul Fiume Giallo] e vemos George Wang ainda creditado com um nome desconhecido “Wang Jie”.

Atuação e produção em “A Décima Vítima” [La Decima Vittima] (1965), interpreta um assassino chinês ao lado de Marcello Mastroianni e Ursula Andress. Deserto de Fogo [Deserto Di Fuoco] (1971), Os Mongóis [I Mongoli] (1961) dirigidos pelos diretores André De Toth e Leopoldo Savona, atuando ao lado de Jack Palance e Anita Ekberg interpretando o personagem “Subodai”.

Wang começou sua carreira de ator de cinema, quando ele se juntou à China Film Studio em Xangai.
Quando o governo nacionalista fugiu para Taiwan em 1949, Wang supostamente convenceu seus colegas para trazer o equipamento do estúdio com eles. Tornou-se então uma fundação do cinema de Taiwan. Wang foi uma das maiores estrelas no nascimento do cinema de Taiwan, Co-dirigindo um longa-metragem de 1952.

Em 1959, ele se mudou para a Itália e tornou-se um dos poucos atores masculinos asiáticos que trabalharam na Europa, na época, aparecendo em filmes dirigidos por Nicholas Ray e Guy Green atuando no filme “55 Dias em Peking” [55 Days at Peking] (1963)  ao lado de Charlton Heston, Ava Gardner, David Niven e John Ireland como “Boxer Chief”.

No Espaghetti Western foi memorável em seu quase e sempre papel de “algoz” de muitos pistoleiros. Sempre como perverso e temido por todos com atuações soberbas proporcionando ao público uma raiva terrível e o desejo em vê-lo morto ao final de cada filme assim como fora com Aldo Sanbrell, Klaus Kinski, Frank Braña, Eduardo Fajardo e outros bandidos famosos.

Estreou em seu primeiro Western em “Pelo Prazer de Matar” [Per Il Gusto di Uccidere] ao lado de Fernando Sancho e Craig Hill quando lançado em 6 de agosto de 1966, interpretando um mexicano: Mingo/Machete.
Após esta sua estreia, marcaria sua carreira em mais 14 Espaghetti Westerns.


Em 1972 atuou também na comédia “Os Anjos Também Comem Feijão” [Anche Gli Angeli Mangiano Fagioli], ao lado de Giuliano Gemma e Bud Spencer.

Em 1976, Wang e seu filho Don Wang criaram a sua própria empresa de produção cinematográfica em Hong Kong. Vários anos depois, George Wang mudou-se de volta para Taiwan, onde atuou em vários filmes.

Sua atuação em “The Coldest Winter in Peking” (1980) lhe rendeu um prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Prêmio Golden Horse. Depois de servir no júri Golden Horse três vezes, Wang voltou ao palco do Golden Horse, em 2009, para receber o prêmio de Contribuição Especial (foto).

O último filme da carreira de 70 anos de Wang é “Kar-wai” [The Grandmaster] (2013), no qual ele interpretou um dos anciãos que tentaram dissuadir “Zhang Ziyi”.

Assistindo recentemente ao filme de guerra "My Way" de 2011, pude sentir a evolução do cinema asiático. Com cenas que podem ser comparadas às que foram rodadas por Steven Spielberge em "O Restage do Soldado Ryan" (1998) e que certamente George Wang contribuiu para esta história e evolução.
O Diretor Lee Hsing planeja realizar uma retrospectiva de sua carreira em sua memória.

George Wang Filmografia Espaghetti Western

  1. Pelo Prazer de Matar (1966) [Mingo /machete]
  2. El Cisco (1966) [Copabanda]
  3. Um Colt em Punho do Diabo (Una Colt In Pugno Al Diavolo) (1967) [El condor/Capataz]
  4. Tepepa (1969) [Mr. Chu]
  5. Bom Funeral, Amigos... Paga Sartana (Buon Funerale Amigos!... Paga Sartana) (1970) [Lee Tse Tung/Peng]
  6. O Gatilho de um Bravo (Uccidi Django... Uccidi Per Primo!!!) (1971) [Martinez]
  7. Sotto Chi Tocca! (Besos Para Ella, Puñetazos Para Todos) (1972) [Indicoyocoyo]
  8. Cavalgada da Vingança (La lunga Cavalcata Della Vendetta)  (1972)
  9. Jesse & Lester - Dois Primos de Trinity (1972) [Chinaman]
10. Meu Nome é Shangai Joe (Il Mio Nome è Shangai Joe) (1973) Yang
11. Um Colt na Mão do Diabo (Una Colt in Mano al Diavolo) (1973) [Warner]
12. O Justiceiro de Deus (Giustizieri di dio( (1973) [Ramon Orea]
13. O Filho de Zorro (Il figlio di Zorro) (1973) [Pedro Garcia]
14. Seis Invenciveis Pistoleiros (Sei bounty killers per una strage) (1973)
15. O Grupo dos 7 Selvagens (I Sette del gruppo selvaggio) (1975)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: