Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

12 janeiro 2015

Colorado Colt - Brasil [Gli eroi Del West]

Colorado Colt - Brasil
Gli Eroi del West
Los Héroes del Oeste - Espanha
Heroes of the West - USA

Produção Itália e Espanha 10 Maio de 1965
Duração: 95 minutos
Direção: Stefano Vanzina (Steno)
Musica: Gianni Ferrio
"La Ragazza Del Saloon" Cantada por 4+4 de Nora Orlandi.
Fotografia: Tino Santoni    
Edição: Giuliana Attenni    
Produção design: Franco Lolli    
Escrito: Sandro Continenza, Mario Guerra,
José Mallorquí, Giulio Scarnicci,
Renzo Tarabusi, Vittorio Vighi e Steno
Produção: Cineproduzione Emo Bistolfi, Fénix,
Cooperativa Cinematográfica

Walter Chiari - Mike/John Milan falso
Raimondo Vianello - Colorado/Fred Winter falso
Silvia Solar - Margaret
Beni Deus - Sanchez/Bizão
María Andersen (Mary Andersen) - Barbara
Tomás Blanco - Prefeito Ortes
Miguel del Castillo - Pablo
Bruno Scipioni - Delegado Verdugo
Mónica Randall (Aurora Julia) - Sherry/Cantora do Saloon
Juan Antonio Peral - Gomez
Mercedes Lobato - Viajante da diligência
Xan das Bolas - Doutor
Santiago Rivero - Jonathan Winter
Adolfo Arlés - Cidadão de Dallas
Antonio Jiménez Escribano - Ezequiel Milan
Joaquín Blanco - Fred Winter
Rogelio Madrid - John Milan
Juan Cazalilla - Gregory Burton/mascate
Agustín Bescos - Juiz
José Riesgo - Cidadão de Dallas
Emilio Rodríguez - cidadão de Dallas


Na pequena cidade de Dallas, duas famílias de mineradores (Os Winter e os Milan) disputam com seus seus capangas e amigos a posse de uma mina de ouro, porém, acabam morrendo no duelo das "maçãs na cabeças" proposto pelo Prefeito, a suprema e corrupta autoridade da cidade que deseja a mina para sí e seus sócios. Após a morte dos dois velhos que disputavam a posse da mina, seus dois rspectivos filhos, Fred Winter e John Milan são chamados para vingarem a morte de seus respectivos pais e embarcaam numa diligência em Abilene junto com mais dois trambiqueiros vagabundos, mas sofrem um atentado com a explosão da diligência.


Os espertalhões por sorte sobrevivem ao atentado e de posse dos documentos roubados dos verdadeiros Fred e John que estavam na diligência. Passando pelo hotel em Abilene eles ouvem a história de um bêbado "Pablo" que fora contratado para colocar a bomba na diligência para assassinar os herdeiros da mina de ouro.


Sabendo disso,os dois vão para a cidade de Dallas se passando por eles, os supostos herdeiros da mina que por vinte anos não aparecem no local fazendo com que a população não se lembre das suas fisionomias, contrariando os interesses do prefeito criminoso que arquitetou tudo para se apossar da mina de ouro. Entretanto, ambos causarão muita confusão até que suas verdadeiras identidades sejam descobertas.


O prefeito tenta eliminá-los a todo custo, com duelos premeditados e forjados, pensando serem eles os verdadeiros herdeiros, pois uma lei regional só caracteriza herança para herdeiros masculinos e se não houverem herdeiros homens, a posse da mina passa para a administração do prefeitura de Dallas.


O duelo das maçãs já é uma tradição na cidade, mas o prefeito faz alterações nas armas para que ambos se matem. Diminui o tamanho da maçã e obriga-os a duelarem até com cerejas na cabeça.
Até em cadeiras de rodas os dois amigos Fred e John são obrigados a duelarem, enfrentam ataques de índios e acabam até com a corda no pescoço, mas com a astúcia e mirabolantes e repentinas ideias de Steno... digo "John/Mike" (Walter Chiari) sempre conseguem escapar das encrencas.


Muitas situações engraçadas e num ritmo acelerado e envolvente. Três expoentes do Espaghetti Western estão presentes neste elenco: María Andersen, a belíssima Mónica Randall (A cantora do Saloon) e a atriz francesa Silvia Solar. Todos com o seu papel e personagens bem definidos.


Além do duelo das maçãs, há uma sequência alucinante de cenas engraçadas e curiosas que envolvem os dois malandros John e Fred como: O duelo nas cadeiras de rodas, o disfarce de cadáver deles na funerária para tentar escapar de seus perseguidores, um chefe Comanche muito maluco que a cada um de seus ataques a cidade, perde todos os seus guerreiros em combate, uma simulação do General Custer e o trompete de guerra para enganar os índios, a tentativa de execução dos dois em uma enorme fogueira pelo prefeito e seus capangas.


Um enredo bem original e diferente, bem num clima de "Terence Hill e Bud Spencer" que mais tarde na década de 70 seriam dirigidos por este mesmo popular diretor em vários de seus filmes entre eles: (Puños fuera" e "El súper Poli).
Na direção entre outros está, José Mallorquí, sempre lembrado por ser o criador das novelas populares espanholas "Coyote, O Vingador". Uma espécie de Zorro, ou, um Robin Hood espanhol.


Uma trilha sonora original de Gianni ferrio criada para esta comédia que tem em seu tema principal e abertura a canção "La Ragazza Del Saloon" Cantada por 4+4 de Nora Orlandi.
Outras belas e divertidas canções fazem parte desta trilha lançada em CD em 2012 com 29 trilhas.


Outra canção divertida é "Gli Eroi Della Prateria" cantada pelos próprios atores Raimondo Vianello e Walter Chiari com violões dentro da diligência.
Outra música de destaque é uma cantada num estilo narrativo "La Ballata Del West" com vocal do gênio assoviador Alessandro Alessandroni.


Locações nos estúdios de "Hoyo de Manzanares, Madrid, Espanha" onde foram foram filmados dezenas de Espaghettis inclusive cenas de "Por um Punhado de Dólares (1964) e Por uns dólares a mais (1965)" de Leone e "Faccia a Faccia" [Quando os brutos se Defrontam - 1967] de Sergio Sollima.

Um filme de muito sucesso nos cinemas europeus em seu lançamento 1965 e que nunca foi exibido no Brasil. Para colecionadores e aficionados mais fervorosos.
Historicamente é Interessante conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: