Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

15 julho 2014

Bada alla tua pelle Spirito Santo! [Benvindo Espirito Santo! - Brasil]


Benvindo Espirito Santo! - Brasil
Bada alla tua pelle Spirito Santo!
Return of the Holy Ghost  - USA.

Produção: Itália 07 de Maio de 1972
Direção: Roberto Mauri              
Musica: Carlo Savina     
Duração: 86 minutos
Fotografia: Giuseppe Pinori
Escrito: Roberto Mauri 
Co Produção: Cepa Cinematografica

Vassili Karis - Epirito Santo/Holy Ghost/Tenente Albert Donovan/Lee/Tio Bert
Craig Hill - Coronel John Mills
Remo Capitani (Ray O'Connor) - Diego D´Asburgo
Giovanni Cianfriglia (Ken Wood) - Garibaldi/Garibaldino
Augusto Funari - O Pirata
Omero Capanna - O Pastor/Rizadinha
Aldo Berti - Limpa Nariz/Caccola/Irlandês
Maria Francesca Pomentale (Daria Norman)- India Suomi
José Torres - Banqueiro Jim Charlie
Lilian Tyrel - Margaret/Magie
Gaddo Gelli - O pequeno Thomas/Tommy
Tom Felleghy - Coronel
Fortunato Arena - Pai da índia Suomi
Lina Franchi - Mãe da índia Suomi
Salvatore Billa - Sargento William Barrett/William Barney
Lorenzo Piani - Bill (cavalos roubados)
Attilio Pelegatti - Comandante 
E com Vittorio Fanfoni e Malfisa Macelloni.


Segundo capítulo da trilogia dedicada ao "Espírito Santo", interpretado por Vassili Karis e com participações de Craig Hill, falecido em 21 de Abril de 2014.
Histórias e personagens malucos que retornariam no terceiro episódio ainda mais bizarro e interessante.
O tom alegre e as performances dos cinco degenerados malucos (Capitani, Cianfriglia, Berti, Capanna e, Funari) que ainda com cenas mais violentas, não cessam o bom humor.
A linguagem usada é bem baixa com palavrões em excesso e em uma pequena cena, Omero Capanna [1942-2003] considerado um dos melhores dubles do cinema, ainda canta um  pequeno trecho do hino nacional que inclusive pode passar desapercebido. 


Se Giuliano Carmineo criou "Uomo Avvisato Mezzo Ammazzato ... Parola di Spirito Santo - 1971" (Espírito Santo, O Justiceiro – Brasil) como um piloto para uma nova série com Gianni Garko (John Garko), certamente falhou a este respeito ou desistiu, pois quem simpatizou-se com a ideia do personagem e criou uma Trilogia para "Espírito Santo", escrito e dirigido foi o diretor Roberto Mauri.
Estrelado por Vassili Karis e basicamente com o mesmo elenco e equipes de trabalho em dois anos de filmagens para os três episódios.
O personagem Espírito Santo apresentado por ele nesses filmes tinha uma inspiração no ator John Garko que interpretava Sartana.


“...E Lo Chiamarono Espirito Santo! – 1971” (E o Chamaram Espírito Santo – Brasil) foi o primeiro dos três, este com Vassili Karis e Dick Palmer. Esta trilogia começou com um clima sério e com um pistoleiro Karis que, mudou visivelmente para um clima mais comédia nos outros seguintes.
Este [Bada alla tua pelle Spirito Santo!] (Benvindo Espírito Santo! - Brasil), foi a segunda sequência da trilogia de "Espirito Santo", personagem criado por Giuliano Carmineo que Roberto Mauri usou e lançou o seu primeiro na Itália em 7 de Maio de 1972 simultaneamente com a terceira parte [Spirito Santo e la 5 Magnifiche Canaglie] (Espirito Santo e os Cinco Mafníficos Cananlhas - Brasil).


Basicamente nas três sequências, foram utilizados o mesmo elenco, cenários, locações, enfim; O diretor seguiu fielmente as características que ele desejava em criar um personagem sólido nas telas, assim com Gianfranco Parolini criando os seus Sartana e Sabata.
A origem de Espirito Santo foi mais uma tentativa de se criar mais um cultuado herói no Western Espaghetti, e porque não? Com o sucesso alcançado com Ringo, Sabata e outros, tudo seria possível. "Sartana Camposanto" é inesquecível, um tipo de uma marca que perduraria para sempre.


Benvindo Espírito Santo [Bada alla tua pelle, Spirito Santo!] mostra um herói com laços familiares um pouco mais afetivo com a sua cunhada, seu irmão e seu pequeno sobrinho em uma humilde fazenda. Neste, “Espírito Santo” trabalha secretamente como o agente do governo americano, Albert Donovan e o seu trabalho mais uma vez diz respeito a um carregamento de ouro desaparecido e trocado por um carregando de ouro falso em meio ações do exército.

Todo o ouro desaparecido tem a custódia de um falso Coronel do exército que planeja todo o roubo da carga. No inicio do filme presenciamos o assassinato do verdadeiro Coronel, mas somente ao longo da história é que se saberá que Craig Hill assassinou e assumiu a identidade de falso Coronel Mills e o comando do Forte Fênix.


Após roubar e esconder o ouro, o falso Coronel John Mills já está enviando remessas de lingotes falsos, o que causa preocupação e prejuízo tanto para Jim Charles (José Torres), o gerente do banco recebedor das cargas falsas quanto ao bando de vilões interessado em possuí-lo.
Roberto Mauri apresenta o personagem de um bandido líder excêntrico que também haveria de participar do terceiro filme da trilogia. Remo Capitani interpreta Diego de Habsburgo, um homem grande, barbudo no traje militar napoleônico que afirma ser descendente do Imperador Maximiliano (que, de fato, havia morrido apenas cinco anos aproximadamente antes das filmagens).
No Espaghetti Western, muitos líderes revolucionários e anarquistas vestem trajes às vezes Napoleônicos e Franco-Militares fazendo uma alusão a poder e liderança, sabendo-se que Napoleão foi um conquistador e ditador nato.


Sua gangue de malfeitores é incrivelmente abominável e com fantasias criadas aparentemente identificando cada característica e comportamento de cada um deles:
Ken Wood é "Garibaldino", um assassino frio e sem escrúpulos; Augusto Funari é um maníaco conhecido como "Morgan, o Pirata do Oeste", Omero Capanna é o "Priest (Pastor)" que na versão brasileira ficou conhecido como "Rizadinha"; E o corcunda que vive o tempo todo limpando o seu nariz é Aldo Berti "Nariz Caccola" que na versão brasileira é identificado como Professor e ou “O Irlandês”.
São bandidos maldosos e ao mesmo tempo cômicos por suas esquisitices e loucuras, mas em situações melhores que o anterior.


Uma edição muito longa para pouco roteiro e cenas muito escuras prejudicam o filme e muita ação se perde em cenas como no tiroteio noturno na cidade quando o bando de Diego cai em uma cilada do Exército.

A trilha sonora de Carlo Savina ajuda dar o ritmo e Vassili Karis aqui poderia ter valorizado mais o personagem. Ao final da aventura, Espírito Santo começa um romance com uma garota indiana "Suomi" (Maria Francesca Pomentale), hoje Francesca Harrison, esposa de Richard Harrison [100.000 Dollari Per Ringo] e muitos outros.
Esta atriz, no terceiro e último filme "Spírito Santo e le Cinque Magnifiche Canaglie" desempenharia um papel completamente diferente e apesar de Diego de Habsburgo e seus homens serem vilões famosos, acabam morrendo definitivamente ao final deste.
Parece que Roberto Mauri tinha tomado um gosto por eles e decidiu ressuscitá-los neste filme como rapazes mais bonzinhos.


Em cada um dos três filmes há situações e um assunto independente e diferente a ser tratado, sem qualquer premeditação de se estabelecer continuidades sequencias em suas execuções.

Em termos de desempenho, a trilogia conseguiu seu espaço entre os fãs, mas nenhum deles, com exceção de "Sartana nella valle degli avvoltoi - 1970" (Sartana no Vale dos Gaviões – Brasil) que não faz parte da trilogia e teve no elenco William Berger e Wayde Preston e que alcançou considerável sucesso.


Além disso, as locações inteiramente produzidas na Itália e todas sofreram com um velho oeste muito limitado com muito verde em sua vegetação.
Três aventuras com à peculiaridade de Mauri consideradas Cult e bem ao estilo Barroco.
Exibido pela última vez na Televisão brasileira em "Bang Bang à Italiana" da TV Record em 6 de Abril de 1983.


TRILOGIA ESPIRITO SANTO
(1) Roberto Mauri (26-11-1971) ...E Lo Chiamarono Spirito Santo [...E o Chamavam Espirito Santo]
(2) Roberto Mauri (07-05-1972) Spirito Santo e la 5 Magnifiche Canaglie [Espírito Santo e os Cinco Magníficos Canalhas]
(3) Roberto Mauri (07-05-1972) Bada alla tua pelle Spirito Santo! [Benvindo Espírito Santo!]

 No Original Soudtrack - Download Tribute

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: