Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

04 junho 2014

O Corvo Chegou para Matar - ...E Il Terzo Giorno Arrivò Il Corvo - Brasil


O Corvo Chegou Para Matar - Brasil
...E Il Terzo Giorno Arrivò Il Corvo
E Tre Giorno Arriva Il Corvo
Arriva! Il Crow
On The Third Day Arrived The Crow - U.S.A.
Crow - Alemanha
Ao 3 Dia Chegou O Corvo - Portugal
Korppi (Finlandia)


Três aventureiros, os irmãos Kennedy: Link, Tornado e Sally, estão no encalço de um bandido que matou o seu pai. Este cruel e famigerado bandido é conhecido como "O Corvo".
Acabam por descobrir que o Corvo e o bando de Jack, seu irmão estão envolvidos nos roubos de carregamentos de ouro das minas da região da cidade de Sternwood.
Os três se envolvem na investigaçãodo roubo de uma carga de ouro falso  e acabam por desmascarar uma  conspiração que envolve um rico e famoso empresário local,  mas não conseguem evitar a morte de Tornado, um de seus irmãos, pelo Corvo.
Sally e seu irmão Link agora devem vingar a morte do pai e de seu irmão e isto será concreticado em um duelo com o bandido.


Gianni Crea tentou criar mais um personagem como Sartana, Django, Sabata, usando um pássaro carniceiro como inspiração mas não conseguiu tanto exito como a estes mais consagrados.
Um estilo barroco e com produção muito apressada deveria ter um foco mais atencioso para se conseguir um bom resultado com este filme pois o Espaghetti Western já estava se retirando de cena.
Tentou reciclar alguns cenários e até mesmo figurinos para este filme, mas se não fosse por um roteiro fraco e uma edição complicada, poderia ter conseguido até um bom resultado.

Nota-se Cachicois italianos e casacos de peles de carneiros para o oeste americano.
As lutas são muito extensas, diálogos cansativos e Gianni Crea tenta dar uma temperada de humor mas as piadas são muito fracas e não consegue tirar risos de quem assiste.
O filme porem é reforçado com aproximadamente dez minutos de aparição de William Berger, extraordinário ator do gênero na época em que o seu personagem deveria ter sido melhor explorado pelo diretor que consegue manter um bom suspense em torno do personagem até o momento de sua aparição:" O Corvo".


Sem dúvida, com o olhar e expressão facial de Berger em pouquíssimo tempo que se vê no filme, se o diretor tivesse se concentrado mais no personagem a quem dá o título do filme, ele poderia até ter conseguido uma pequena obra-prima gótica.
O duelo entre Link Kennedy e o Corvo é um dos raros destaques.

Entre os atores está uma jovem e bela; A cantora e ainda aspirante a atriz, Fiorella Mannoia, com um rostinho de manequin em meio aos brutamontes briguentos.
Entre 1973 e 1978, Fiorella era a número um em acrobacias sobre cavalos e trabalhou também em vários filmes como dublê.

Fiorella Manoia trabalhou ainda em mais três Espaghetti Western:  1972 (Il Magnifico West) “Texas Bill” [Brasil] também do diretor Gianni Crea interpretando a jovem ‘Mary’.  Em 1973 (Una Colt in mano al diavolo) “Um Colt na mão do Diabo” [Brasil]  no papel de ‘Grace’ dirido por Gianfranco Badanello contracenando com Robert Woods e William Berger e um terceiro Espaghetti; Também em 1973 (Sei Bount Killers per una Strage) “Seis Invencíveis Pistoleiros” [Brasil] interpretando ‘Rossella’.


Existe uma lenda urbana que menciona uma versão deste filme com seis minutos a mais da tradicional versão italiana conhecida com os cortes realizados na época por excesso de violência.
No Brasil a cópia dublada em português também não consta esta cena.
Uma das cenas em referencia cortada seria aquela em que o Corvo ao interrogar seu prisioneiro por meio de tortura, pede para ele colocar uma banana de dinamite na boca acesa e que a deixa explodir.
Esta cena é vista nos cartazes de divulgação do filme.

Outra cena com supostos cortes é a execução de Jack (Dean Stratford), irmão do Corvo sendo linchado pela população de Sternwood.
Gostaria de tirar minha dúvida sobre esta versão estendida e conseguir notícias se realmente existiu ou existe para que possamos resgatá-la e divulgar aos fãs e colecionadores. 
Se alguém puder confirmar, peço para deixar um comentário na postagem.



A música ficou a cargo da musicista Nora Orlandi e o tema vocal “The Silent Man” raríssimo, ficou sobre a interpretação do grupo americano “The Wilder Brtothers”, lançado em 1966 para Johnny Yuma no lado B do compacto simples de 45 rpm que viria fazer parte desta trilha em 1973 e que pela primeira vez, você poderá desfrutar e conhecer a sua letra na integra.

“O Corvo Chegou para Matar” foi exibido pela TV Record no Brasil, na seção Bang Bang à Italiana nos dias 23 de fevereiro de 1983, 18 de janeiro de 1984 e 02 de janeiro de 1985, pela última vez.
No geral não é um dos melhores de Gianni Crea mas vale a pena ver pelo personagem do Corvo interpretado por William Berger e pelo grande sucesso que fez no Brasil e para muitos com certeza ficou inesquecível.


Lobb Card, Colaboração de Marcos Maurício Lima – Belo Horiznonte – Minas Gerais

 Versão com áudio em Inglês disponível

4 comentários:

  1. Eu assisti este Western na "Segunda Sem-Lei", no início dos anos 80. Se não me falha a memória quem canta a canção tema é o americano Peter Boom.

    ResponderExcluir
  2. Como faz para assistir o filme?

    ResponderExcluir
  3. Como faz para assistir o filme?

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: