Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

25 março 2014

O Longo Dia da Vingança - I Lunghi Giorni Della Vendetta



I Lunghi Giorni Della Vendetta
Dias De Vingança - Brasil
Os Longos Dias da Vingança - Brasil
Long Days of Vengeance – USA

Produção: Espanha/Itália/França - 23 de Fevereiro de 1967
Direção: Florestano Vancini (Stan Vance)
Duração: Versões em 105, 123, 118 e 90 minutos
Locações: Almería, Andalucia - Espanha
Fotografía: Francisco Marín
Música: Armando Trovaioli & Ennio Morricone
História: Mahnahen Velasco, Augusto Caminito e Fernando Di Leo
Produtores: Luciano Ercoli, Alberto Pugliese
Co-Produção: Produzioni Cinematografiche Mediterranee (PCM), Mingyar P.C., Rome Paris


Giuliano Gemma - Ted Barnett
Francisco Rabal - Xerife Joe Douglas
Gabriella Giorgelli - Selvagem  Dulcy
Conrado San Martín - Sr. Cobb
Franco Cobianchi d'Este (Franco Cobianchi) - General Porfirio
Nieves Navarro - Dolly
Manuel Muñiz (Pajarito) - Doutor Pajarito
Teodoro Corrà (Doro Corrà) – Morgan, Capanga De Cobb
Carlos Otero - Gomez, O Barbeiro
Milo Quesada – Novo Xerife de Charlestown e ou Carltown City
Giovanni Ivan Scratuglia (Ivan Scratuglia) – Guarda Do Campo De Prisioneiros
Pedro Basauri 'Pedrucho' – Mike, Chefe da Estação Ferroviaria
Moises Rocha – Homem Que Tem Os
Dentes Extraídos Pelo Doutor No Saloon
e Com Omán De Bengala, Carlos Hurtado, Jesús Puche, Juan Antonio Rubio e Bill Farbert. 



Após fugir de uma colônia penal Federal de trabalhos forçados em motim ajudado por outro presidiário que morre durante a fuga, Ted Barnett, (Giuliano Gemma) é um ex- xerife que fora condenado  e cumpria de três anos pena de um total de trinta anos, acusado de assassinado de um certo Coronel Staigher.

Agora se dirige à sua cidade natal, Charlestown para tentar provar sua inocência, descobrir quem assassinou Staigher e realizar sua vingança contra os seus conspiradores.


Existem vários envolvidos na conspiração que o levou a prisão e todos estão de alguma forma enriquecendo e ligados uns aos outros.

Todos tem uma parcela de culpa em acusá-lo injustamente para apoderarem-se da ferrovia de seu pai e de toda a fortuna da família Barnett.



O xerife Douglas e Cobb, um rico fazendeiro que possui uma grande quadrilha de bandidos que usam a ferrovia para o tráfico de armas aos mexicanos revolucionários na fronteira são também auxiliados por Gomez, o barbeiro, o principal informante da organização e Dolly, a ex- mulher de Barnett agora mulher do xerife que assumiu o seu posto após ter
sido condenado pelo xerife Kim Kate pelos trinta anos com provas falsificadas pela quadrilha.

Todos agora são perseguidos por Barnett. Hábil e astuto pistoleiro com sede de vingança sem piedade, vem a Charlestown para ajustar contas com seus traidores. 
 
Cobb e Gomez logo de início preparam uma recepção a Barnett no desfiladeiro no caminho da entrada de Charlestown e enviam quatro cruéis pistoleiros mexicanos, mas não são páreo para Barnett que deixa um deles vivo para seguí-lo até o seu chefe, o barbeiro Gomez.
Ted Barnett sabe perfeitamente que irá encontrar muitos problemas em sua jornada de vingança e sabe que não deve confiar em ninguém mas após salvar "Pajarito" o dentista e sua sobrinha Dulcy
(Gabriella Giorgelli) de um linchamento no saloon, em retribuição é convencido por Ted à ajuda-lo.


Agora o seu esconderijo passa ser a carroça do dentista até que aos poucos vai desmembrando a quadrilha e para isto o seu principal plano é roubar um trem carregado de armas de Cobb colocando-o contra a os seus compradores: A quadrilha de mexicanos, negociadores das armas.


Quando os mexicanos ficam sabendo que as armas foram roubadas e parte delas já tinham sido pagas pelo seu chefe o “General Porfirio”, Começa uma verdadeira batalha entre os dois bandos e Ted  avisa o xerife Kim Kate da negociação tentando com isso conseguir provas e convencer o juiz de sua inocência e voluntariamente se entrega a lei.
Em um encontro de Ted com o xerife Douglas (Francisco Rabal), Ted é forçado a matá-lo e fica com sua estrela guardada no bolso do paletó e esta por coincidência será o seu trunfo no encontro final com Cobb.

Aproveitando o sucesso de Ducio Tessari em "Uma Pistola para Ringo" onde Ringo era chamado de “Cara de Anjo”; Em alguns países o filme recebeu parte deste titulo. 
No Chile, o filme foi mesmo batizado de "Cara de Angel" e na Alemanha de "Angel Face - Der lange tag der Rache". 

Uma Co Produção hispano, franco e italiana de 1967 que conta com um time de primeira linha e já bem experimentado em suas interpretações.

Dirigida por Florestano Vancini, aqui com pseudônimo de Stan Vance, um prestigiado diretor em temas políticos do cinema e neste tem como em "Quien Sabe" de Damiano Damiani, a Revolução desfilando discretamente ao fundo da história com o tráfico de armas para o México por um suposto "General" nomeado por um bando de desocupados da fronteira, típico dos Westerns com roteiros Zapatistas.

Nieves Navarro que teve seu pseudônimo batizado de Susan Scott pelo seu marido e também diretor de grandes  "Terror Europeus”, Alberto Plugiese, participa também neste filme curiosamente como assistente de direção e mostra que além de boa atriz no gênero ainda participava dos bastidores.

Percebe-se uma leve adaptação do “Conde de Monte Cristo”, onde o protagonista, após anos de sofrimento
encarcerado, retorna para fazer a justiça contra seus inimigos. Por isso, toda a primeira parte do filme torna-se um pouco lenta mas é preciso mostrar toda trama, a elaboração e o planejamento de vingança pelo seu executor, Ted Barnett.

Giuliano Gemma, graças aos sucessos obtidos com os dois Ringos, comentou certa vez em entrevista que após fazer "O Dólar Furado" e "Arizona Colt", sentiu-se confortável no papel de Ted Barnett.
O seu papel típico de ter sido enganado e traído por várias pessoas.

Um personagem que evolui ao longo da história, pois à medida que prepara a sua vingança, o público vai sentindo nele um ser vingativo e frio de se fazer justiça. 
O confronto final entre Ted e Cobb nas ruas de Charlestown é decidido ironicamente com a própria estrela, símbolo da lei e da justiça, cravada fatalmente no pescoço de Cobb.

Em meio à trama de vingança e justiça, estão duas personagens femininas de destaques que tem participações discretamente bem distintas, mas as duas interessadas por Ted.
Gabriella Giorgelli, que eu já vi em outros westerns, aparece sempre rebelde.   
Aqui Dulcy dá vida a uma personagem forte e destemida, meio cigana e meio índia, enquanto o Nieves Navarro, [Susan Scott], aqui, desempenha Dolly, a típica mulher vestida de “Preto Fatal” ainda com amor a Ted Barnett. Ela será fundamental para provar sua inocência, mas pagando um preço muito caro no final.

Francisco Rabal, em uma de suas raras participações neste gênero no papel do pérfido xerife Douglas, que agora está casado com Dolly.
Conrado San Martín como Sr. Cobb, em excelente performance é um magnata maníaco que chega a pronunciar a frase "Eu faço a lei" e seu ramo de atividade é traficar armas e escravos. Ele é o cérebro destas operações e que levou a morte do pai de Barnett e a sua condenação por trinta anos.
A parte pouco cômica ficou como sempre à Manuel Muñiz "Pajarito" como dentista e médico da vida, um  típico charlatão do Oeste, com sua sobrinha Dulcy, e os dois juntos apoiam a Barnett  em sua busca para descobrir a verdade.


Ao que se sabe, Vancini foi o diretor escolhido pelos produtores a substituir Duccio Tessari e seguindo um roteiro de primeira linha, podemos desfrutar de cenas antológicas aproveitando muito as acrobacias que Gemma explorava em suas cenas e também outras situações dignas de Sergio Leone, como a cena antológica da barbearia entre Giuliano Gemma, Carlos Otero (Gomez, o Barbeiro) e cenas de suspense como no momento do enforcamento de Ted Barnett em que podemos ver toda a população da cidade reunida em um único plano mostrando-se os dois ângulos de visão dos principais protagonistas: A de Ted para Cobb e a de Cobb para Ted.
São momentos fantásticos que devem ser apreciados refinadamente.

As cenas do confronto final entre a quadrilha de Cobb e os homens da cidade também são bem editadas e filmadas de ângulos interessantes.

O combate entre as quadrilhas de Cobb e a do revolucionário mexicano, General Porfirio (Franco Cobianchi d'Este) na Garganta do Passo do Coelho é mostrada de forma diferente.
Ao invés de se ver a batalha, é mostrando somente o áudio dela e ao final é mostrada em uma panorâmica os cadáveres espalhados,  e pode-se presumir que Cobb fez uma verdadeira matança aos mexicanos não deixando ninguém vivo.
Uma forma bem criativa econômica e inteligente que mostra o resultado ao público sem acrescentar mais ação em fita.
Percebi também na locação de uma cena com a câmera na mesma posição usada para outro filme, "Pelo Prazer de Matar" [Per il Gusto di Uccidere], onde podemos comparar as tomadas com Giuliano Gemma e Craig Hill, no alto da mesma colina em Andalucia.



Algumas cenas também não agregam muito valor à história como a cena divertida da extração de dentes no saloon pelo Dr. Pajarito que poderia ter conhecido Barnett em outra situação qualquer.

A trilha sonora de Armando Trovajoli, também com atribuições de Ennio Morricone, é forte e tensa, explorando muito os timbres de guitarras, trompetes e o clarinete, instrumento preferido de Morricone.
No geral, é um bom filme que não decepcionará os fãs do Espaghetti.
Exibido pela última vez na TV brasileira em 19 de Maio de 1986 no programa "Oscar" da TV Record.

Giuliano Gemma é garantia de bons westerns e neste aqui ele teve a oportunidade de mostrar ainda mais suas qualidades físicas e atléticas em boa forma, mostrando também que a vingança pode ter momentos de diversão mostrando-se até mais amigável e simpático nesta sua jornada de sangue. 

Clip Music in Youtube

11 comentários:

  1. One of Gemma's best. He looks like Tomas Milian in the opening scenes but once he gets a haircut and shave it's Gemma at his best. A great cast, good story and a terrific score make this one of the best of the genre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. On the Web i not found a more comprehensive synopsis of this movie that is certainly one of the best of Giuliano Gemma, so i Resolved watched it again and make more detailed e analysis with some facts and curiosties about the the filme and its actors, but you was very well remembered the detail of Gemma opening the movie with the features of Tomas Milian in "Face to Face" and "O Cangaceiro".

      Excluir
  2. Download
    Vídeo: AVI
    Tamanho: 1,53 GB
    Idioma: Inglês
    Legendas: Português

    http://jrneto2247.blogspot.com.br/2009/03/dias-de-vinganca-i-lunghi-giorni-della.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Edelzio.

    Bem lembrado deste clássico do spaghetti, com Gemma na sua melhor forma, mais maduro. A cena do barbeiro bem interessante, bem explorada em outros faroestes e até satirizada(meu Nome é Ninguém). Para variar, o tema principal da trilha, com acordes inconfundíveis e típicos. Realmente, Giuliano Gemma, deixou muitas saudades.
    Abraços-Joailton-C
    Caruaru.

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo e conhecedor profundo do Espaghetti sempre bem vindo com seus comentários e observações que ajudam a enriquecer cada vez mais a sua história e a deste nosso humilde espaço dedicado a todos os seus protagonistas.
    Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu pela participação!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho esse filme Edelzio, mais me parece bem clássico o tema do Trovaioli e Morricone muito bacana e impecável. a atriz Espanhola e Almeriana Nieves Navarro está muito bonita nesta foto com esse chapel de seda e a Giorgelli também com uma semelhança de uma garota selvagem.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Mandei esta foto de Daniella Giorgelli a ela semana passada e ela adorou.

    ResponderExcluir
  7. A cópia que obtive é muito ruim. Será que estão preparando um lançamento decente para os fãs de Giuliano?

    ResponderExcluir
  8. Deveriam lançar toda a coleção remasterizada que venderia bem no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, vc teria disponivel o link deste album com as musica do Armando trovajoli, te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse link não está disponível na Web.
      Posso lhe mandar uma cópia por e-mail se interessar.
      Pode deixar seu e-mail aqui em comentários que não será divulgado ok?
      Abração e obrigado pela participação.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: