Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

27 março 2013

Dois Reverendos Bagunçando o Oeste - Hallelujah to Vera Cruz



Dois Reverendos Bagunçando o Oeste – Brasil
Dois Canalhas e uma Revolução - Brasil
Partirono Preti, Tornarono... Curati
Hallelujah To Vera Cruz

Produção:  Itália, 01 de Março 1973
Direção: Stelvio Massi  (Newman Rostel)
Duração: 102 minutos
Brasil:  97 minutos
Música: Luis Enriquez Bacalov
Fotografia: Carlo Carlini
Co-Produção: C.I.P.D.I. Cinematografica 
Excrito e Produzido: Bianco Manini

Lionel Stander – Padre Sam
Riccardo Salvino – Padre John
Jean Louis - Don Felipe
Giampiero Albertini - General Miguel
Clara Hopf – Adelita
Flavio Colombaioni - Palhaço
Federico Boido (Rick Boyd) - Caquete
E com Spartaco Conversi, Sergio Serafini, Tom Felleghy, Francesca Milizia, Stefano Patrizi,
Renato Salvini, Anita Strindberg, Alvaro Vitali, Luigi Antonio Guerra, Carla Mancini, Camillo Milli, Giancarlo Badessi. 
Espaghetti Western Comédia curioso, tendo como protagonistas, dois padres americanos.

Sam (Lionel Stander) e John ( Riccardo Salvino) farsantes no velho oeste tentando colocar as mãos em 18 milhões de dólares que supostamente estão sendo transportados em um trem entre as cidades de Tescala  e Vera Cruz.

Mais uma frustrada  tentativa de ressuscitar o Espaghetti  por um diretor experiente.  Stelvio Massi assinando aqui com pseudônimo de Newman Rostel, chegando a ser exibido também no Brasil em nossos cinemas, sem o objetivo esperado e cultuado somente pelos fãs mais fervorosos na época em 1973.

Ainda existe uma cópia deste filme em circulação por aqui com legendas em Russo e legendas em Português sobreposta a ela. 

Lionel Stander (1908–1994) Bronx – New York City 

O ouro disputado pertence ao Exército Federal Mexicano e alem deles, existe o bando de revolucionários mexicanos liderados pelo General Miguel (Giampiero Albertiti). Albertini faz curiosamente bem o papel do líder de bando mexicano com cabelos ruivos, mas bem ao estilo Fernando Sancho dos filmes de Ringo. 
Não entendi o porquê do braço esquerdo manêta, pois no filme não há nenhuma referência a situação e raramente é notado. 
Os dois padres acabam contrariamente unindo-se ao bando mexicano para tentar descobrir o verdadeiro paradeiro do ouro e entre as diversas situações em que são obrigados a enfrentar em sua jornada de caça ao ouro estão: 
No hotel da cidade onde os padres são odiados, os dois padres Sam e John fazem os bandidos de Dom Felipe, outro mexicano poderoso na região a se comportarem na hora do almoço, prestando agradecimentos a Deus pela comida e fazem até arrotarem em coro após uma sopa servida a eles.
  Acabam por fazer o parto de uma mexicana sem experiência nenhuma, envolvem-se com o exército mexicano e acabam sendo aprisionados em um forte, como espiões. São libertados inesperadamente em conseqüência de um ataque a este forte pelo bando de Miguel. Escavam um cemitério à noite sem saber onde está escondido o ouro. Alem de metem-se em uma grande confusão no picadeiro de um circo na cidade. Jean Louis São consagrados heróis pelo General Miguel em uma batalha, na qual não fizeram literalmente nada para o conquista do forte. John é eleito prefeito em um vilarejo mexicano e para isso tem que sentar em um trono em brasas para provar a lealdade contrariamente a sua vontade. O padre Sam é amarrado à linha do trem, para forçá-lo a uma parada para o bando de Miguel concretizar o saque e roubar o ouro. Curiosamente em uma das cenas do ataque ao trem, existem duas frases ditas por Aldo Sambrell, as mesmas que foram utilizadas em "Uma bala para o General", [Quien Sabe!] em uma mesma situação em que um capitão do exército mexicano está amarrado em uma cruz também na linha do trem para o ataque de Chuncho (Gian Maria Volontè).

                                  Cena do filme "Uma bala para o General" [Quien Sabe!]

Nota-se também em uma das cenas do trem, um único Cactus Ornamental no filme, em primeiro plano ao trem, para simulação de fronteira mexicana.

Em uma de suas perambulações, param em um convento para descansar e recebem a hospitalidade do Cardeal responsável pelo local.
Em troca dessa hospitalidade, o padre Sam (Lionel Stander) deve substituir uma estátua roubada de São Teodócio em uma importante procissão que terá a presença do bispo.

Neste convento, os dois padres presenciam através de um furo na parede de seu quarto, a madre superiora "Estela" uma freira bem gordinha, despindo-se e recebendo através da janela do quarto, um intruso em sua cama.
Durante o desfile, surge um mosquito no rosto de Sam e quase compromete toda a encenação na procissão.
Roubam os dois mil dólares arrecadados na procissão dos fiéis.

Giampiero Albertini – Muggiò – Lombardia – Itália 1927-1991. 
Famoso dublador de Peter Falk da série Columbo. 

Padre John demonstra que é um tremendo Dom Juan, tentando seduzir mulheres por onde passa dando trabalho para Sam tirá-lo de encrencas. Consegue seduzir Adelita, a mulher do revolucionário Miguel e ao final termina com ela com o consentimento dele.
Disfarçado de uma autêntica aristocrata austríaca, John participa de uma festa com o Sam disfarçado de Cônsul austríaco para infiltrarem-se na residência do prefeito onde as pistas do ouro levam ao seu cofre. 

Rick Boyd, loiro de barba comprida como bandido mexicano ficou muito estranho.
A mulata Adelita (Clara Hopf)  de “Una Donna Chiamata Apache – 1976” em cutíssimas aparições.
Um final desastroso para todos os pretendentes ao tesouro que acabam se divertindo em ver uma chuva de dinheiro na praça da Catedral de Vera Cruz.

Percebe-se que o diretor procurou a todo o custo enxertar o filme de todas as situações mais variadas possíveis para entreter o espectador e até consegue, mas não causa o humor necessário o qual pretendia atingir.
Nesta mesma época Terence Hill e Bud Spencer ainda faziam sucesso e isto foi mais uma tentativa de se infiltrar no sucesso da dupla apostando em dois padres.  Nunca foi exibido na TV brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: