Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

22 julho 2010

UMA PISTOLA PARA RINGO


“UNA PISTOLA PER RINGO”
“A GUN FOR RINGO - USA”

Produção: 1965 Itália / Espanha
Direção: Duccio Tessari
Música: “Angel Face” de Ennio Morricone
Conduzida sob a direção de Bruno Nicolai
Interpretada por Maurizio Graf
Duração: 97 min.
Fotografia: Francisco Marin
História: Duccio Tessari e Alfonso Balcázar
Estúdios de Almería – Andalucía – Espanha
Co-Produção: Mediterranee (Roma) e Barcelona Films
Distribuição no Brasil: Ocean Pictures

Giuliano Gemma (Montgomery Wood) - Ringo
Fernando Sancho - Sancho
Hally Hammond (Lorella de Lucca) - Ruby
Nieves Navarro (Susan Scott) - Dolores
George Martin – Xerife Ben
Antonio Casas – Major Clyde
José Manuel Martin - Pedro
Tunet Vila – Índio
Monica Sugranes, Victor Bayo,
Juan Torres - Henry (bancário)
Manuel Muñis - Pajarito
Juan Cazalilla – Sr. Jinkenson – Dir. Banco
Pablito Alonso – Chico
Nazzareno Zamperla – Membro do Bando de Sancho
Francisco Sanz (Paco Sanz) – Coronel
Jose Halufi – Membro do bando de Sancho
Murriz Bramdarriz – Prefeito TIM
Franco Pesce – Quemada - Carregador
Duccio Tessari - Bandido


Os Spaghetti Westerns de Duccio Tessari foram superiores à média das produções italianas do gênero pelo olhar bem-humorado que o diretor costumava lançar sobre as convenções do gênero. Isso não basta para elevá-lo ao plano de um Sérgio Leone, mas aqui em seu primeiro western garante hora e meia de movimentada diversão.
O jovem Ringo “Cara de Anjo” (Gemma), - o ator do melhor filme de Tessari “Os filhos do Trovão” é um incrível pistoleiro do Texas que atendendo ao pedido do xerife local “Ben” (George Martin) em ajudar a salvar uma família de aristocratas das mãos de uma quadrilha de bandidos mexicanos lideradas por “Sancho” (Fernando Sancho), que invadem sua fazenda após um assalto ao banco da pequena cidade.
A história se passa na fronteira entre México e EUA a qual o xerife fica entre ela aguardando a ação de Ringo o qual sem sua interferência e infiltração no bando não teria chances de vencer os bandidos e libertar o major “Clyde” (Antonio Casas) e sua adorável filha “Ruby” (Hally Hammond) noiva do xerife. Para isso o cínico, anti-herói e oportunista Ringo negocia a quantia de 30 por cento do dinheiro roubado para libertar os reféns.


Ringo contra os Bensons e Duccio Tessari observando o duelo

O sucesso deste filme se deu no mesmo ano em que (Por um punhado de dólares – A Fistful of Dollars) havia sido lançado. Tessari aproveitou o embalo já conhecendo o trabalho de Leone.
Atuações memoráveis como a de Nieves Navarro sempre linda casada com o co-produtor deste filme ”Luciano Ercoli”. Os papéis de Gemma e Sancho convincentes com um diálogo descontraído e divertido com frases clássicas de Ringo como; “Deus criou os homens iguais, foi o revólver que os fez diferentes”.
Ringo é um pistoleiro limpo e não é alcoólatra, prefere tomar leite talvez por isso o apelido “Cara de Anjo” e Sancho (Fernando Sancho) que atuou em mais de 230 filmes e só em Westerns foram 35) entretanto sempre cruel querendo neste aqui assassinar um refém ao nascer e outro ao pôr-do-sol. Uma das situações irônicas do filme é que logo no início, Ringo que havia sido acusado de matar um dos irmãos Benson mas fora inocentado das acusações de assassinato, é procurado por eles para executarem a vingança por conta própria e encontram-no jogando amarelinha (scoth-hop) com um grupo de crianças em uma vila mexicana aparentando ser um “anjinho” mas Ringo não respeita nem as crianças que presenciam executar os irmãos Benson com tiros certeiros, mostrando a elas que a violência é um “mal necessário”.
Um grande sucesso. Este filme que foi um pioneiro do Western Spaghetti no Brasil. Um dos faroestes mais cultuados no Japão.

 Scaner de foto original de um original de época no Brasil.

11 comentários:

  1. Amigos fãs do Faroeste Spaghetti. Não percam a mostra Faroeste Spaghetti, O Bangue-Bangue à Italiana.

    CCBB Brasília
    de 03 a 22 de agosto de 2010

    CCBB São Paulo
    de 18 a 29 de agosto de 2010

    CCBB Rio de Janeiro
    de 24 de agosto a 10 de setembro de 2010

    Confira informações sobre os filmes e a programação completa em http://www.faroestespaghetti.com.br

    Vinheta em http://vimeo.com/13767030

    Patrocínio e Realização
    Centro Cultural Banco do Brasil

    Apoio Cultural
    Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
    Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Una película entretenida, con un personaje, Ringo, diferente a los demás, pícaro, pero amable. Fernando Sancho en el prototipo de mexicano está genial. Y la música también preciosa, de Morricone.
    ¡Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Belén todo bien, no solo les peliculas las música también fueron un espectáculo la parte. abrazos!

      Luiz Carvalho

      Excluir
    2. Ringo sempre será inesquecível e memorável.

      Excluir
  3. olha , meu parabéns, seu site é muito bem, mas tem um grave defeito,,,,,,não tem link para dowloads, bom se quiser passo pra vc alguns dos melhores filmes do bang bang a italiana ou se não, em breve estarei disponibilizando varios titulos dos melhores filmes de western que quase ninguem tem aguarde,,,,,,sp-edu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Grato pelo comentário amigo Nelson

    Ola ,editor .Edelzio Sanches nao sei como voce conseguiu o meu endereço eletronico, mas voce conseguiu me emocionar com o acervo que voce tem , parabens ; olha esse filme uma pistola para ringo eu ainda nao tenho na minha coleçao. e tem um outro filme com giuliano gema que tambem estou procurando que penso eu achando que foi um dos ultimo filme de wester que ele atua a historia foi tirada das revista em quadrinhos e passado para as telonas . o filme e Tex willer no vale da morte . tex willer e um ranger e tem um filho que o acompanha nas aventuras e tem dois companheiros ; kit carson e um indio espero achar estes filmes para a minha coleçao ok um abraço e muito obrigado por me mandar uma amostra do que voce tem ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do filme é, Tex WillER e Os Senhores Do Abismo. tenho este filme, é muito bom, Giuliano Gemma trabalha com um comportamento sério, sem aqueles seus sorrisos. acompanhado com um amigo indio para combater um velho vidente, que cultua um minério fatal. Luiz Carvalho.

      Excluir
    2. Outro ator importante em TEx Willer é William Berger.

      Excluir
  5. Caro Edelzio, os filmes de Giuliano Gemma,que o Nelson menciona são:Ringo Não Discute Mata(Il Ritorno de Ringo/a sequência)e Tex,e o Senhor do Abismo.Houve uma confusão no primeiro lançamento do Ringo,pois lançaram Ringo Não Discute:Mata" como se fosse:"Uma Pistola Para Ringo";na reedição fizeram a correção.Os dois filmes do Ringo em questão, saíram 2 em 1 pela Ocean.O primeiro se chama:Uma Pistola Para Ringo(64)e o segundo,O Retorno de Ringo(isto é o título em dvd,pois nos cinemas chamou-se "Ringo Não Discute:Mata"(65).mlmlmarcoslima@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Edelzio esse filme me emociona pelo fato dele se passar por uma comemoração Natalina. e sobre o o nosso saudoso Gemma, o que nos lembra dele agora são suas memórias póstumas.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não tinha notado essa observação e agora me lembro que quando Fernando Sancho morre no final, abraça uma árvore de natal da sala e cai com ela no chão, após alvejado por Ringo.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: