Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

01 maio 2010

Nos westerns-espaguetes, na sua maior parte as mulheres tinham papel de prostitutas, viúvas, e alguns críticos queixaram-se da natureza de preconceito e racismo nos filmes inclusive os negros que eram quase inexistentes. E os mexicanos prevaleciam como padres ou bandidos.
Julgando-se o papel dos atores tão importante quanto ao terreno, A grande maioria dos westerns-espaguetes fora filmada na Espanha, geralmente perto da cidade litorânea “Mediterrânea de Almeria".
Esta área do país assemelhava-se ao sudoeste americano, dá-se o porque da maioria dos filmes ocorrerem ao longo da fronteira mexicana com cenários espanhóis idênticos ao México. A maioria dos filmes alemães de “Winnetou” usaram a região de montanhas em torno da cidade Croata de Split na antiga Yugoslávia. Outras tomadas incluíram os alpes italianos, África do Sul, e as Ilhas Canárias, e Albert Band filmaou seqüências da movimentação do gado na Argentina para “The Tramplers” (1966), melhorando o visual no fundo da paisagem.
Era Uma Vez no Oeste de Sergio Leone (1968) e Meu Nome é Ninguém de Tonino Valerii (1973) tiveram já suas seqüências filmadas em Monument Valley em Utah (cidade natal de John Ford)
Em 1968, Sergio Leone deu-nos seu quarto filme, e o mais reverenciado dos westerns-espaguete “Era Uma Vez no Oeste” uma homenagem longa e fascinante aos filmes americanos de John Ford, Howard Hawks, e outros. Com um orçamento feito por Hollywood sob medida e atores com presença forte como Henry Fonda, Charles Bronson, Jason Robards, e Claudia Cardinale, foi aclamado pela crítica e na Europa foi tanto o sucesso que firmaram contrato por quatro anos de exibição adaptando o filme a uma peça teatral para ser apresentado em Teatros de Paris.
Apos pesquisado pelos críticos americanos de cinema nos EUA, chegaram a conclusão de que o filme ficaria marcado mesmo como um clássico.

2 comentários:

  1. Na primeira semana de Junho conto ir visitar Almeria...

    ResponderExcluir
  2. Estaremos anciosos esperando novas curiosidades.
    boa Viagem

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: