Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

17 agosto 2023

“Ya tiene comisario el pueblo” (A Vila já tem um Comissário) [Argentina 1967], Subtitle/Legenda: Ptbr SRT Exclusiva Download


Ya tiene comisario el pueblo - Argentina
A Vila já tem um Comissário - Brasil
 
Produção: Argentina, 13 de julho de 1967
Direção: Enrique Carreras           
Escrito: Claudio Martínez Payva e Augusto Roa Bastos    
Música: Tito Ribero        
Duração: 90 minutos
Fotografia: Antonio Merayo       
Edição: Jorge Gárate     
 
Niní Marshall: Sra. Sofocación
Ubaldo Martínez: Comissário Lorenzo Paniagua
Rafael Carret: Cabo Benites
Luis Tasca: Cura gaucho
Tristán Díaz Ocampo: Tortolero
Nathán Pinzón: Contrabandista/Cuatrero
Ramona Galarza: Pastora
Mario Lozano: Ramon Lucero
Virginia Amestoy: Novia de Gumersindo
Estela Vidal: Mama de Rosaura
Hernán Figueroa Reyes: Gumersindo
María de los Ángeles Medrano: Rosaura               
Jorge Cafrune: El Negro/El Justiciero
Juan Carlos Palma: Inspector Díaz Romero
María Ibarreta, Enrique San Miguel, José Ruzzo, Luis García Bosch, Alfonso Pisano,
Oscar Pedemonti, Osvaldo Canónico, Atilio Pozzobón e Alfonso Pícaro.


"A Vila já tem um Comissário" [Ya tiene comisario el pueblo]. Filmado em Buenos Aires, Distrito Federal da Argentina pela Sono Film S.A.C.I., estreou em 13 de julho de 1967 no cinema Sarmiento e é dirigido por Enrique Carreras com roteiro de Augusto Roa Bastos baseado na peça homônima de Claudio Martínez Paiva. O filme pertence ao gênero cômico e resgata o folclore dos pampas gaúcho. 


Estrelado por Nini Marshall (Doña Sofocacion), Ubaldo Martinez (como Comissário Lorenzo Paniagua), Rafael "Pato" Carret (Benitez), Luis Tasca, Maria de los Angeles Medrano, Tristão. A estes somou-se a atuação e o canto de gloriosos intérpretes da música folclórica argentina, como Ramona Galarza, Hernan Figueroa Reyes (Gumersindo), Jorge Cafrune (El Negro) e Los Arribeños.


O filme tornou-se um Cult Clássico latino americano e hoje quase esquecido no tempo, tornou-se uma obra-prima pela simplicidade e pela realidade mostrada em que um auto denominado sargento corrupto se instalou na delegacia e dominou todo o povoado impondo sua autoridade desmedida, corrupta, abusiva e transforma o pequeno povoado Monte Olvidado, num grande inferno. 


A mensagem política do filme é forte porque são situações mostradas em que todos os povos já passaram ou passam por situações semelhantes. É um filme de reflexão mas conduzido com muito bom humor. Interpretados por atores da época áurea do cinema argentino e com belíssimas canções típicas da região dos Pampas argentinos. 


O Comissário corrupto tem ao seu lado muitos fazendeiros e políticos, mas com a investigação infiltrada de um Agente Federal, toda a sua rede de corrupção e transgressão será desbaratada. 

Não é uma história muito diferente de muitos filmes do Western Espaghetti e pela sua beleza na realização, resolvi fazer uma tradução e adaptação para o idioma português para que outros apreciadores possam conhecer essa riquíssima e artesanal produção. 

Estou disponibilizando exclusivamente uma subtitle/legenda no formato SRT para download aqui neste nosso blog.

“Ya tiene comisario el pueblo” (A Vila já tem um Comissário) [Argentina 1967], Subtitle/Legenda: Ptbr SRT Exclusiva Download

LINK DO FILME
https://youtu.be/8dlHVHJ-Vv4  
 

Ilustração Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: