Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

04 janeiro 2021

O Pistoleiro do Inferno [1971] Subtitle/Legenda inédita Ptbr, Inglês, Espanhol e Alemão srt. Exclusiva



O Pistoleiro do Inferno - Brasil 
A Volta do Pistoleiro - Brasil 
A Volta de Sartana - Brasil 
Anda Muchacho, Spara! - Itália 
Il Sole Sotto la Terra - Itália 
El Sol Bajo la Tierra - Chile/Espanha 
Knie Nieder und Friß Staub - Alemanha 
Ma Dernière Balle Sera Pour Toi! - França 
Arany a Prérin - Hungria 
Dead Men Ride - Irlanda 
Ike, Yarô, Ute! - Japão 
Ele aí Está! - Portugal 
Dead Men Ride - USA 
At the End of the Rainbow - Título Inglês


 
Produção: Itália e Espanha 26 de Agosto de 1971
Direção: Aldo Florio
Escrito: Aldo Florio, Eduardo Manzanos Brochero e Bruno Di Geronimo
Fotografia: Emilio Foriscot
Música: Bruno Nicolai 
Duração: 103 minutos
Locações: Hoyo de Manzanares e Alcalá de Henares, Madrid, Espanha
Co Produção: Roberto Cinematografica, Italian International Film e Transeuropa Film.
Distribuição no Brasil: VHS Pela Reserva Especial e DVD pela Spectra Nova Editora
 

Elenco:
Fabio Testi - Roy Greenford
Charo López - Jessica
José Calvo - Joselito
Ben Carra - Lawrence
Romano Puppo (Roman Barrett) Newman
Massimo Serato - Emiliano
Eduardo Fajardo - Redfield
Daniel Martin - Pedro/Minerador Mexicano
Goffredo Unger - Chris/Gangue de Redfield
Mario Morales - Informante Miguel
Luciano Pigozzi - Manolo/Barbeiro
Francisco Sanz - Telegrafista
José Nieto - Xerife Mortimer
Fabián Conde - Francisco/Minerador
Barbara Pignaton - Prostituta com Telegrafista
Miguel del Castillo - Caixa do Banco
Rufino Inglés - Proprietário do Saloon
Mario Novelli - Alan/gangue de Redfield
Joaquín Parra - Burt/gangue de Redfield
Antonio Basile - Gangue de Redfield
Gonzalo Esquiroz - Gangue de Redfield
Oscar Giustini - Gangue de Redfield
Riccardo Petrazzi - Gangue de Redfield
Antonio Orengo - Juiz
e Tomas Pico

Este é o segundo e último Western Espaghetti produzido pelo diretor Aldo Florio que tentava manter ainda o sucesso com elementos violentos da época prematura do gênero mas aqui já em 1971, o Espaghette já estava assumindo o formato comédia como os filmes de Terence Hill e Bud Spencer. 

O outro filme produzido por Aldo Florio foi "I Cinque della Vendetta" (5 Gigantes do Texas) em 1966 com Guy Madison e Mónica Randall também rodados na Itália e Espanha. 

Filmado quase que totalmente em locações de Hoyo de Manzanares, onde fora também rodado "Por um Punhado de Dólares" e pode se perceber nitidamente isso em algumas cenas comparando-as com as de Leone.

Hoje é considerado um western Espaghette bem acima da média dos já produzidos, mas na época de seu lançamento o público, já esgotando-se destes filmes, não apreciou o esforço desta produção na qual diga-se de passagem teve uma equipe de profissionais experimentados na década de 60.

Aqui  ele oferece a maioria das características com as quais o gênero é identificado, ou seja, como belos tiroteios, lutas, tortura, vingança, traições e uma trilha sonora fascinante acima da média para este gênero com a batuta de outro gênio da musica, o maestro Bruno Nicolai.

Um roteiro que até certo ponto é meio confuso, mas com o decorrer dos fatos, as coisas vão se encaixando.

Fabio Testi é Roy Greenford, um presidiário fugitivo que se refugia em um campo de mineração de ouro perto da fronteira mexicana. 

Mineiros mexicanos que são forçados e explorados a trabalhar com salários baixos por um trio de implacáveis e tiranos empresários americanos. 

Quando Roy viaja para a cidade após sua recuperação, ele começa a fazer perguntas sobre um tal 'Emiliano', aparentemente, um amigo que morreu em circunstâncias misteriosas. 

Quando ele atira no barbeiro local em defesa própria, ele atrai a atenção do tirano local, Redfield (Eduardo Fajardo) e seus associados Lawrence e Newman. 

Assim como em "Por um Punhado de Dólares", de Sergio Leone, existem mexicanos de um lado e americanos do outro e Roy é o desconhecido homem no meio do conflito. 

Ele obviamente simpatiza-se com os mexicanos, mas depois de devolver um carregamento de ouro roubado para a cidade, ele é abordado pelos tiranos locais e em um determinado momento o poderoso Redfield, o usa para eliminar seus parceiros de negócios. 

Assim como aconteceu com o estranho sem nome de "Por um Punhado de Dólares", Roy é exposto como um traidor e brutalmente torturado, mas ele é salvo por Jessica (Charo López) refém de Redfield, que com outros amigos, cuidam da sua recuperação. 

Apesar do conflito entre os mexicanos e os americanos "Dead Men Ride" como foi lançado nos EUA não tem conotação política. 

Conheceremos muito tardiamente no filme quem é o tal de 'Emiliano' que Roy procura e o que Redfield e seus associados teve a ver com destino cruel e miserável de seu amigo. 

Até certo ponto do filme não é possível termos a menor idéia sobre o que está acontecendo e somente no final surgem as revelações para complementarem a história. 

Apesar da confusão em entendê-lo de imediato, as cenas de ação são bem coreografadas e possui dois protagonistas cativantes. 

Sempre fui um fã de Fajardo, e ele aqui como sempre não me desapontou. Lembra muito o inesquecível e famigerado Major Jackson de Django de Corbucci como Redfield, o pervertido que gosta até de espionar seus parceiros de negócios Lawrence e Newman abusando da mulher pela qual os dois estão loucamente apaixonados e disputando-a. 

Em 1971 a censura começava dar maior abertura ao cinema e aqui podemos presenciar cenas de nudismo, as primeiras liberadas na época.


Não é uma cópia fiel, mas "Anda Muchacho Spara!" tem tudo a ver com "Por um Punhado de Dólares" de Leone e "Yojimbo" de Akira Kurosawa.



No Brasil não havia uma legenda/subtitle SRT digna à altura do filme, então resolvi atualizar uma antiga do idioma Inglês traduzindo-a e atualizando-a para as versões estendidas e completas hoje existentes na Web. 

Estou disponibilizando esta subtitle SRT em Português, Inglês, Alemão e Espanhol mas devo lembrar a todos que atentem para a velocidade "fps" (Flames por segundo) de cada uma, pois as várias versões disponíveis deste filme podem variar e se isso não for observado, a sincronia da subtitle com o filme não será perfeitamente ajustável. 

Link do filme - áudio Espanhol
https://www.youtube.com/watch?v=MfEIMnIpy80&ab_channel=CarlosLlanos

Trailer Inglês

3 comentários:

  1. Excelente spaghetti. O diretor Florio mostrou muita habilidade.

    ResponderExcluir
  2. É uma homenagem a Por um punhado de dolares, com uma reelaboração no roteiro, apresentando variações, conseguindo apresentar inovações.
    aprigiohistoria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eeu o classificaria com quatro estelas.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: