Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

06 fevereiro 2020

Madron [His Name Was Madron-1970] Subtitles/Legendas Inéditas PTBR STR exclusivas [Especial Brasil]


Madron - Brasil {1970}
Madron - USA/Finlândia/Espanha
La Valle Dei Comanches - Itália
His Name Was Madron - UK

Produção: Israel/USA, 01 de Dezembro de 1970
Duração: 90 minutos
Direção: Jerry Hopper
Escrito: Leo J. McMahon e Edward Chappell
Música Conduzida: Riz Ortolani  
Música tema: "Till Love Touches Your Life"
Composição: Arthur Hamilton
Interprete: Richard Williams and Jan Daley
Fotografia: Adam Greenberg e Marcel Grignon
Edição: Renzo Lucidi      
Locações: Israel, Hollywood, Los Angeles, California
Co Produção: G.B.C., Edric e Isracine, Zev Braun


Richard Boone - Madron
Leslie Caron - Irmã Mary
Gabi Amrani - Angel
Mosko Alkalai - Claude
Chaim Banai - Sam Red Coyote
Ya'ackov Banai - Sanchee
Willy Gafni - Minerador
Aharon Ipalé - Singer
Avraham Pelta - Drygulcher
Sami Shmueli - Saba
Paul L. Smith - Gabe Price


Madron (Richard Boone) da série de TV "O Paladino" é um Western norte-americano dirigido por Jerry Hopper e estrelado por Richard Boone, Leslie Caron e também por vários atores israelenses.

Filme maravilhoso, fascinante, violento e tem clima. Filmado no deserto de Negueve em Israel, substituindo o deserto norte americano profundo e que não faria nenhuma diferença.

A freira Irmã Mary (Leslie Caron) é uma enfermeira franco-canadense que pede a ajuda de Madron após ser a única sobrevivente de um ataque de Apaches à sua caravana e ambos partem em uma infinita batalha pela sobrevivência.

"Madron" é um anagrama de "Random" (abandonado, solitário) e ele promete conduzi-la em segurança ao seu destino, mas os dois devem lutar contra bandidos mexicanos e índios saqueadores.

A jornada é longa e cansativa, e o pobre e velho Madron também têm que lidar com uma mulher de fala mansa que começa a discutir todas as suas decisões em meio a um verdadeiro e quente inferno.


Três bandidos tentam estuprar a freira, mas Madron mata dois deles e o terceiro, vivo, jura lealdade à Irmã Mary em troca de sua vida. Madron é um pistoleiro vagabundo, um homem primitivo que sobrevive agora seguindo seus instintos e que perdeu toda a esperança de vida e crédito na humanidade, inclusive nele mesmo.

Está agora preso por circunstâncias violentas no deserto com uma linda mulher pura e inteligente e lentamente o contato com ela faz com que ele comece a recuperar a esperança na humanidade e em si mesmo, apaixonando-se por ela e assim considerando-a como sendo o seu último amor, é capaz de sacrificar a sua vida para que ela possa viver após a sangrenta jornada.

Esta narrativa também é parte da letra da premiada música-título "Till Love Touches Your Life" de Riz Ortolani e Arthur Hamilton, interpretada por Richard Williams & Jan Daley, e que foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro e que soa suavemente na história.


"Two Mules for Sister Sarah" (Os Abutres Têm Fome) [1970] de Don Siegel, com Clint Eastwood e Shirley MacLaine fora lançado em março de 1970 e Madron oito meses depois, em dezembro de 1970, então poderia até ser mera coincidência, pois ambos contavam uma história semelhante sobre um mercenário, uma freira e sua jornada pelo deserto.

Boone mostra uma divertida performance de desajeitado mas eficaz. O filme consiste em arrastar Boone e Caron pelas areias áridas e quentes e que encontram-se lutando contra bandidos e índios em várias cenas de ação. Sem muitas surpresas. Até mesmo a freira tirando o Hábito não surpreende mesmo sendo muito bonita.

A presença dos muitos atores e coadjuvantes israelenses são meramente percebidas no filme e a película tem um tom amarelado e de baixa qualidade e as planícies israelenses poderiam ter sido melhor aproveitadas como pano de fundo.

Um filme mediano sem muito a oferecer. Uma curiosidade maior também é a presença Paul L. Smith [Carambola] (Sosia de Bud Spencer) em um papel de bandido.


Todas as cópias hoje existentes disponíveis no mercado são de baixa qualidade e torcemos para que algum dia apareça uma cópia digna de uma restauração completa para preservação deste trabalho de Boone.

Madron um dos primeiros filmes produzidos por GBC Edric Isracine e o primeiro filme israelense rodado naquele país sem abranger tema israelense. Foi co-produzido pelas produções de Zev Braun, com sede em Chicago. O filme foi produzido em meio a dezenas de outros no mesmo ano e por isso enfrentou forte concorrência nas bilheterias,

Apesar da narrativa e das brutalidades nele, a Irmã Mary prega a religião à todos sendo eles os piores homens da terra e os índios aparecem como cruéis e supersticiosos. Um mexicano católico é salvo pela irmã Mary no momento em que Madron pretendia executá-lo e enterrá-lo e logo em seguida este mesmo mexicano se sacrifica para salvá-la de ser estuprada e morta pelos apaches.

Aparentemente, o filme foi feito para a televisão, mas lançado nos cinemas quando foi julgado pela censura violento demais para a telinha. Poucas pessoas compraram um ingresso. Boone e Caron desempenham seus papéis soberbamente e conseguem salvar a produção leve, divertida e Modesta e despretensiosamente.

Richard Boone ajudou a indústria cinematográfica israelense nas décadas de 1960 e 1970 e recebeu um prêmio especial de Yitzhak Rabin em 1979 por sua contribuição ao cinema israelense.

A atriz Leslie Caron nasceu na França e por esse motivo, foi sugerida ao filme que ela fosse de nacionalidade franco-canadense. Elaborei uma subtilte/Legenda no idioma português para uma versão com áudio em inglês e estou diponibilizando aos leitores deste blog.



  
Madron Theme
"Till love touches your life"
Música Conduzida: Riz Ortolani   
Composição: Arthur Hamilton
Interprete: Richard Williams and Jan Daley

Till love touches your life
You drift and you wander, and you roam
Through towns
And lives of strangers

Till love touches your life
Your heart doesn't ever feel at home
You fight, the world
And tell yourself you're happy
But, when love touches your life
You learn what it's really like to live

Oh, the feel, of home
The learning how to give
The need never to part
The warmth there in your heart
When love gently reaches out
And touches your life

When Love touches your life

Oh, the feel, of home
The learning how to give
The need never to part
The warmth there in your heart
When love gently reaches out
And touches your life

When love touches your life

Your life
Your life
Your life
Your life
Your life...


Tradução Português Brasil

Até o amor tocar sua vida
Você deriva e vagueia, e você vagueia
Pelas cidades
E vidas de estranhos

Até o amor tocar sua vida
Seu coração nunca se sente em casa
Você luta o mundo
E diga a si mesmo que você é feliz
Mas quando o amor toca sua vida
Você aprende como é realmente viver

Oh, a sensação de casa
O aprender a dar
A necessidade de nunca se separar
O calor lá no seu coração
Quando o amor se estende gentilmente
E toca sua vida

Oh, a sensação de casa
O aprender a dar
A necessidade de nunca se separar
O calor lá no seu coração
Quando o amor se estende gentilmente
E toca sua vida

Quando o amor toca sua vida

Sua vida
Sua vida
Sua vida
Sua vida
Sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: