Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

20 fevereiro 2020

Canhões para Córdoba [Cannon for Cordoba-1970] Subtitles/Legendas Inéditas PTBR SRT exclusivas [Especial Brasil]


Canhões para Córdoba - Brasil
Canhões de Córdoba - Brasil
Cannon for Cordoba - USA/Canadá
Cañones para Córdoba - Espanha
4 per Cordoba - Itália
Оръдие за Кордоба - Bulgária
Cannon for Cordoba
Les canons de Cordoba - França
Kanonen für Cordoba - Alemanha
コンドルの砦 - Japão


Direção: Paul Wendkos
Escrito: Stephen Kandel
Produção: USA e Espanha, Outubro de 1970
Duração: 104 minutos
Música: Elmer Bernstein              
Fotografia: Antonio Macasoli     
Locações: Espanha
Co Produção: The Mirisch Production Company


George Peppard - Capitão Rod Douglas
Giovanna Ralli - Leonora
Raf Vallone - Hector Cordoba
Pete Duel - Andy Rice
Don Gordon - Jackson Harkness
Nico Minardos - Peter
Gabriele Tinti -   Antonio Gutierrèz
John Larch - Harry Warner
Francine York -  Sophia/Dançarina Exótica
John Russell - John J. Pershing
Lionel Murton - Colonel Hammond
Hans Meyer - Svedborg
Richard Pendrey - Adam
Takis Emmanuel  - Campo
Janis Hansen - Garota loira da banheira
John Clark - Major Wall
Charles Stalmaker - Capitão Riggs
Robbie Fields – Soldado
Cris Huerta - Oficial de Cordoba
Kate O'Mara – Ruby/Garota morena da banheira
Aldo Sambrell - Ortega
Gito Santana - Bandido Mexicno
Dan van Husen  - Soldado
E com Luis Barboo e  Barta Barri.


Entre 1912 e 1916 na fronteira entre Estados Unidos, Texas e México onde ocorria a Revolução Mexicana, um capitão do exército e aventureiro norte-americano comanda um grupo de soldados dispostos a acabar com a hegemonia do bandoleiro rebelde e ditador conhecido como Hector Córdoba que rouba seis canhões das forças do General Pershing que havian sido enviados pelo governo para trazer ordem à fronteira Texas-México.

Pershing então designa um soldado chamado Rod Douglas para recuperar os canhões. Douglas recruta um trio de desajustados para camuflar-se do inimigo e eles, juntamente com um oficial mexicano e uma mulher enigmática, viajam 320 quilômetros ao sul da fortaleza montanhosa de Córdoba. Explosões e tiroteios logo eclodem em um Western de aventuras com muitos dos ingredientes do Espaghetti Western, em que nem parece ser um filme produzido por americanos.


Essa sensação é percebida com a presença de Aldo Sambrell, típico e frequente personagem dos bandidos mexicanos nos Espaghettis.

A exuberante Romana Giovanna Ralli de “Os Violentos vão para o Inferno” [Il Mercenario 1968]de Sergio Corbucci, atuando com Franco Nero no papel de “Columba” também registra a participação italiana em "Canhões para Córdoba" que narra mais uma história de ação, ambientada na fronteira mexicana e produzido em uma época em que o gênero Western praticamente perdia força no cinema clássico.


O diretor Paul Wendkos, atreveu-se a fazer esse Western para o cinema tendo em vista que sua toda a sua carreira tenha sido dedicada a TV.

As locações na Espanha são sensacionais como o tiroteio que ocorre entres os homens do Capitão Douglas e bandidos de Córdoba em uma emboscada nas ruínas do Monasterio de San Martin de Valdeiglesias.

 À frente deste elenco está o charmoso e canastrão George Peppard, que teve uma boa carreira na era de ouro do cinema e sessão da tarde. Sempre gostou de mostrar seu corpo atlético que ajudava vender a imagem e que neste aqui não deixou de ser diferente e aparece três vezes sem camisas.
Os "Canhões para Córdoba" que estão sendo transportado na estação militar, estão em uma verdadeira estação de trem.
Na realidade esta locação interessante do posto militar tem como pano de fundo uma fábrica de farinha na cidade de Navalcarnero, na Espanha, que foi muito importante e que tinha sua própria conexão comercial ferroviária. Esse foi o local escolhido para esta cena.

Hoje já não há mais os trens e esta fábrica tornou-se um oásis de pensionista bem conservado e perfeitamente restaurado com hospedagens que oferecem conforto de primeira classe e que turisticamente tornou-se curioso também pelo filme rodado aqui e tem preferência por hóspedes aposentados e pessoas da terceira idade pela tranqüilidade do local.


É um filme conhecido mundialmente por todos os fãs e que sempre será revisto por cinéfilos do Western mas não haviam subtitles/legendas perfeitas para ele.
Além das batalhas na missão para capturar o general rebelde, há um pouco de sexo, ameaças, princípio de traição, clíma apreensivo e a maioria do elenco morrerá após conseguirem o objetivo.

Uma fotografia deslumbrante, boa direção de arte, música bem elaborada de Elmer Bernstein e um elenco multinacional acima da média com americanos, espanhóis, italianos, alemães e conta até com a participação do ator português Cris Huerta, como Oficial de Cordoba.
Um filme muito assistido por possuir um título de forte impacto divulgativo e convidativo à “batalhas”.


Existem subtitles/Legendas para este filme, todas incompletas e com traduções distorcidas e com lacunas de frases vazias em suas traduções antigas.
Estou disponibilizando uma SRT em português para a versão completa sem cortes e outra reduzida para este filme com para download aos leitores e amigos seguidores do blog e espero que apreciem.
Seus comentários serão bem-vindos.



Ilustração Fantasia 

link torrent Bluray:

https://katcr.co/torrent/697000/cannon-for-cordoba-1970-usa-george-peppard-western-action.html#

4 comentários:

  1. Pq n postar os filmes dublados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria deles já estão disponíveis no Youtube e os que não estão lá estão guardados por colecionadores que não têm interesse em divulgá-los ainda. Tornam-se raros.
      Alguns quando postado na internet são retirados por infringirem direitos autorais.

      Excluir
  2. Valeu Edelzio, mais um bom western....obrigado.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: