Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

12 fevereiro 2020

Five Bloody Graves-1970 [5 Sepulturas Sangrentas] (Robert Dix) Subtitles/Legendas Inéditas PTBR SRT exclusivas [Especial Brasil]

5 Sepulturas Sangrentas - Brasil
Five Bloody Graves - UK/USA
Le Rscapé de la Vallée de la Mort - França
O Trinita Ekdikeitai 7 Katharmata - Grécia
Os Bandoleiros do Rio Bravo - Portugal
5 Tumbas Sangrientas - Espanha
Five Bloody Days to Tombstone - USA
The Gun Riders/The Lonely Man - USA
Fünf Blutige Gräber - Alemanha



Produção: UK/USA, Produção: 01 Fevereiro de 1970
Direção: Al Adamson     
Escrito: Robert Dix
Duração: 88 minutos
Fotografia: William Zsigmond
Locações: Capitol Reef National Park, Utah, USA
Co Produção: Independent-International Pictures, Dix International Pictures Inc.



Robert Dix - Ben Thompson
Scott Brady - Jim Wade
Jim Davis - Clay Bates
John Carradine - Boone Hawkins
Paula Raymond - Kansas Kelly
John 'Bud' Cardos (John Cardos) - Joe Lightfoot/Satago
Darlene Lucht (Tara Ashton) - Althea Richards
Gene Raymond - (A Voz da Morte)
Darlene Lucht - Lavinia Wade
Ken Osborne (Kent Osborne) - Dave Miller
Vicki Volante - Nora Miller
Ray Young - Horace Wiggins
Victor Adamson (Denver Dixon) - Rawhide
Fred Meyers - Condutor
Maria Polo -  Pequena Corça
Jill Woelfel - Val
Al Adamson - Yaqui que ataca Nora com faca
Ray Goldrup - Yaqui sem camisa que ataca Nora
Tom Goldrup - Yaqui ataca nora na cabana
E com Keith Durphy.


Um atirador solitário caça o temível Apache Satago através das planícies do oeste selvagem. Quando os saqueadores de Satago emboscam uma diligência, o atirador parte para o resgate dos passageiros presos e ajuda-os contra os índios mortais.

Uma curiosidade é que “Cinco Sepulturas Sangrentas” é um dos poucos westerns dirigido pelo afamado Al Adamson. Com ele a violência é desenfreada e há sempre o excesso de torturas e crueldades, este não é exceção. Curioso também por ser uma co produção com o Reino Unido.

Vagando pela paisagem do deserto de Goblin Valley, Utah. Ben Thompson, um ex-oficial da lei está a caça de uma gangue de índios Yaqui renegados, depois que sua esposa foi morta pelo chefe deles, o selvagem Yaqui Satago. Depois de salvar a vida de um mestiço Yaki, irmão de Satago e sua mulher do ataque de dois índios Yaquis, Bem Thompson de passagem pelo local também ajuda sua ex-namorada Nora Miller que estava caçando cervos e estava sendo atacada por Satago e seu bando de Yakis.


Já no rancho de Nora, o seu marido, Dave Miller, pede a Ben que saia pensando que Ben e Nora estivessem tendo um caso enquanto ele estava fora. Depois de Nora e Dave serem abatidos por Satago, Ben une-se a um grupo de pessoas de uma carroça que estão encurralados pelos Yakis no meio do nada.

Dois traficantes de armas após entregarem sua carga vendida a Satago, unem-se ao grupo da carroça. Ben e todo o grupo, agora companheiros, e unidos pela sobrevivência tentam se entender, e para poderem sobreviver terão que resistir a fúria assassina de Satago, mas há muitas intrigas entre o grupo dificultando ainda mais as circunstâncias de sobrevivência entre eles, mas Bem pretende levar seu plano de vingança contra Satago até o fim.


Homens loucos por luxúria e mulheres sem lei em uma orgia cruel e sensual de abate!
A Voz da Morte: “Ben Thompson, oficial da justiça, que permanece vivo apenas por causa de sua mortalidade, cavalga na trilha do chefe dos Yaquis chamado Satago (significa Coração cheio de ódio) foi como decidi corretamente, como faço com todos os homens, no meu cavalo pálido.”

“Eu sou amigo íntimo de Ben Thompson. sou o médico e quem cura toda a dor. Pelos próximos cinco dias sangrentos, eu cavalgarei com meu mortal mensageiro Ben Thompson cobrando a dívida que todos os homens devem pagar.”


O filme foi cortado para a TV em 1970, eliminando algumas nudez e pelo excesso de violência As locações foram realmente no estado de Utah, mas Al Adamson é um diretor que não sabe aproveitar isso e poucas vezes deslumbramos os seus maravilhosos canyons.

As “5 Sepulturas Sangrentas”. não condiz literalmente com o título e há muito mais de cinco pessoas mortas e as únicas sepulturas mostradas aparecem no final em lápides de pedras e são apenas quatro delas.


Alguns absurdos que podemos notar poderiam ter sido corrigidos na edição com quando um índio dispara uma flecha acesa no meio da parede da cabana de Nora a uma distância de cerca de cinco metros, e a casa começa a queimar do chão para cima em segundos.

Em todo o filme, há uma narração hilariante e pretensiosa da "Morte" que não faz muito sentido assim como o filme no geral. Adamson reúne bons atores como: John Carradine, Scott Brady, Jim Davis, Paula Raymond mas também arrumou papeis para Kent Osborne, John Cardos, Vicki Volante.


John Cardos não é tão ruim assim e executa dois papeis sendo o de Satago e do irmão dele, Joe Lightfoot, mas Osborne e especialmente Vick Volante não estão bem em seus papeis.

Darlene Lucht (Tara Ashton) interpreta uma das prostitutas na carroça atacada pelos índios, e ela não é tão ruim em tudo. É lindamente bela mas o roteiro medíocre na ajuda. Ben, que deveria ser o especialista em índios, diz que os índios yaquis são na verdade apaches mas chamados assim pelos mexicanos. Isso é totalmente falso; Yaquis e Apaches são duas tribos completamente distintas.

As cenas mal feitas de "ação", as confusas edições, a trilha sonora inapropriada (enquanto Joe Lightfoot está perseguindo o homem que estuprou e matou sua esposa, a música que está tocando é um pseudo-jazz rock dos anos 60.

No geral é um filme curioso, exótico e peça de colecionadores e por muito tempo não se ouvia falar dele.
Decidi elaborar uma subtitle/legenda com idioma português SRT para e espero que os fãs e amigos compartilhem para conhecer mais este Raro Cult Western.


Trailer Original 
https://www.youtube.com/watch?v=S3_m8IEYgos&ab_channel=StrangeVice1

Versão Espanhol:
https://www.flixhouse.com/video/five-bloody-graves



6 comentários:

  1. Olá amigo...acessei o link mas só a reprodução do filme não tem como baixar..poderias verificar obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto criava esta legenda para o filme ele estava sendo retirado do Youtube, Vou enviar uma cópia dele via e-mail pra você. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ok fico no aguardo desda preciosidade...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. e-mail...paulo.schmitz@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirme se recebeu o link no E-mail ok?
      Abraço.

      Excluir
  5. Sim recebi... muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: