Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

14 outubro 2019

Duello Nella Sila "Duelo Contra Sete" (1962) Subtitle/Legenda Inédita Exclusiva


Duelo Contra Sete - Brasil
Duello Nella Sila - Itália
Seul Contre Sept - Canadá/França
Monomahia Mehri Thanatou - Grécia
Duelo a Fuego - México
Duel of Fire - USA
Einer Gegen Sieben - Alemanha

Produção, Itália, 21 de Abril de 1962
Direção: Umberto Lenzi
Escrito: Ernesto Gastaldi, Ugo Guerra e Luciano Martino
Música: Gino Filippini
Fotografia: Augusto Tiezzi
Duração: 85 minutos
Edição: Jolanda Benvenuti
Produção: Fortunato Misiano
Locações: Ronciglione, Viterbo, Lazio, Itália
Co Produção: Romana Film

Elenco:
Fernando Lamas - Antonio Franco
Liana Orfei -  Maruzza/Mara Scurati
Armand Mestral - Rocco Gravina
Enzo Cerusico - Nilo Scurati
Nino Vingelli (Giuseppe Villetti) - Sila
Vincenzo Musolino - Rete/Ventre
Loris Gizzi - L'intendente
Edoardo Toniolo - Padre Don Salvatore
Gino Buzzanca - Barão Carteri
Daniela Igliozzi - Dina Franco
Franco Jamonte (Franco Iamonte),
Lisa Gastoni - Sra. Leonore Barker
Tullio Altamura - Sargento
Gino Marturano - Vico                 
Amedeo Trilli - Capanga de Gravina com Capúz                 
Emma Baron - Carmem                            
E com Nada Cortese, Gianni Magetti (Genny Maggetti),
Diego Michelotti, Vladimiro Picciafuochi e Ignazio Balsamo.


O primeiro Espaghetti Wester?
Na Sicília do século XIX, mais precisamente em 1855, Rocco Gravina (Armand Mestral) comanda um bando de bandidos sanguinários, frios e saqueadores que atuam pregando o terror na região.

Em um desses roubos à diligência, Rocco e seu bando, após saquear à todos os passageiros, elimina-os à sangue frio como de costume em suas incursões. Estuprada por todos e morta, Dina Franco, fugia de sua cidade, Corvetto, vítima de assédios do atual mafioso Barão Carteri (Gino Buzzanca) um aristocrata local, cúmplice de Rocco Gravina.


O irmão dela Antonio Franco (Fernando Lamas) ao esperar pela chegada da diligência em seu destino, descobre que sua irmã fora assassinada durante a viagem. Demonstrando ser um homem determinado e astuto, fugitivo revolucionário, decide investigar o crime e parte para a cidade de Corvetto e começa suas investigações para descobrir os assassinos e executar sua vingança.


Os perversos bandidos de Rocco Gravina, são: Rete, Vico, Manco, Sila e Lingua Cortada.
Este poderia claramente ser considerado um Espaghetti Western se não fossem os nomes das cidades italianas. Se fossem dublados como sendo no México, Texas, Califórnia, ou outras americanas, passaria por ser um Espaghetti tradicionalmente original.

Sergio Leone com certeza assistiu a esse filme e também deve ter pensado em fazer isso, pois já estava começando a traças os seus planos para "Um Punhado de Dólares" (1965).


Filmado em locações no sul da Itália, Antonio Franco infiltra-se no bando procurando pelos assassinos acompanhado de uma jornalista inglesa, a Sra. Leonore Barker (Lisa Gastoni) que deseja escrever sobre Rocco Gravina que é visto como um romântico revolucionário pelos ingleses.

Infiltrado no bando, ele passa a se tornar cúmplice dos ataques dos bandidos, mas consegue com seus métodos executá-los sem matar ninguém e ludibriando os bandidos fazendo com eles acreditem pois Antonio não pode deixar que desconfiem de sua fidelidade a eles, isso seria a morte.


Antonio também se apaixona por uma camponesa, Maruzza Scurati (Liana Orfei) irmã de um dos membros do bando de Rocco, Nilo Scurati (Enzo Cerusico).

As conseqüências e os golpes de Rocco, levam Antonio a ser acusado de traição. Julgado pelas leis da aldeia de Rocco, ele é forçado a desafiar Rocco Gravina em um duelo mortal, que é decidido dentro de uma cabana escura, trancada, e iluminada apenas com a luz de uma vela acesa.

Os desafiantes são colocados dentro desta cabana com suas armas carregadas e apenas um sairá vivo de dentro dela. Conseqüentemente ele dsafia os outros seis membros de Rocco para um duelo que terá seus desfecho em um local escolhido pelos bandidos.


É um filme que certamente merece ser visto por fãs sérios do gênero, tendo em vista também a curiosidade de ter sido anunciado na época como sendo o primeiro Western Espaghetti.

Um filme repleto de ação, aventura e drama num clima europeu o qual eu não o conhecia e não esperava tanto dele e realmente acabei-me surpreendido por ele.

Um roteiro com intensidade na narrativa, filmado em um cenário humilde mas com a genialidade do diretor Humberto Lenzi e há também a presença do futuro diretor Vincenzo Musolino que também interpreta um dos bandidos de Rocco, o malvado “Rete”. Era o “pré natal” do seguimento Espahetti.


Há uma conotação de Shakespear (Humlet) ao final quando sua amada deseja ficar com seu amado, mesmo que ele tenha que matar o irmão dela pelo amor dele.

Um pioneiro "Euro-Cult" que deve ser visto e que cada um tire suas conclusões se pode ou não ser considerado o primeiro Western Espaghetti como é mencionado no trailer e nos créditos finais.


Elaborei uma subtitle/Legenda no idioma português ptbr.str, inédita e exclusiva para este filme com áudio italiano disponibilizado no Youtube, nunca antes exibido no Brasil.

Ilustração Fantasia

3 comentários:

  1. Muito obrigado por postar estas pérolas do Spaghetti...vida longa ao bloch...sou colecionador de filmes Spaghetti Western.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: