Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

22 fevereiro 2017

Todos Por Um... Cacetada Para Todos [Tutti Per Uno Botte Per Tutti] Especial Brasil


Todos Por Um... Cacetada Para Todos - Brasil
Tutti Per Uno Botte Per Tutti - Itália
Three Musketeers of The West - USA
Los Tres Mosqueteros Del Oeste - Argentina
Vestens Værste Musketerer - Dinamarca
Todos Para Uno, Golpes Para Todos - Espanha
Lännen Muskettisoturit - Finlândia
Les Rangers Défient Les Karatékas - França
4 Yperohoi Trinita - França
Kataigida Me Karate Sto Far West - Grécia
Svi Za Jednog... Bure Za Sve! - Sérvia
Västerns Vildaste Musketörer - Suécia
Alle Für Einen - Prügel Für Alle - Alemanha


Produção: Espanha, Itália e Alemanha 28 De Setembro de 1973
Direção: Bruno Corbucci
Escrito: Peter Berling, Tito Carpi, Bruno Corbucci e Leonardo Martín
Produção: Edmondo Amati
Duração: 93 Minutos
Música: Carlo Rustichelli
Fotografia: Rafael Pacheco
Edição: Vincenzo Tomassi
Design de Produção: Emilio Ruiz Del Río
Decoração do Set: Antonio Visone 
Locações Externas: Almería, Andalucía, Espanha
Co Produção: Capitolina Produzioni Cinematografiche, Dieter Geissler Filmproduktion, Star Films S.A.


Giancarlo Prete (Timothy Brent) - Dart Coldwater Jr.
George Eastman - Mac Athos
Chen Lee  - Chen Lee
Leo Anchóriz - Aramirez
Cris Huerta (Chris Huerta) - Portland
Karin Schubert - Dra. Alice Ferguson
Eduardo Fajardo - Horatio Maurice DeLuc/Felipe LeDuc
Vittorio Congia - Cerimoniador despedida de Dart
Max Turilli - Barão Von Horn/Barão von Gruppen
Peter Berling - Soldado Hans/Trem
Pietro Tordi (Pietro Torti) - Pai de Dart/Ex sargento Dart
José Canalejas - Mendoza
Eleonora Giorgi - Cena de amor com Dart
Gilberto Galimberti - Homem da luta do bolo
Luis Gaspar - Gabriele
José Jaspe - Homem assobiando
Osiride Pevarello - Cuspidor de fogo
Carlo Rustichelli - Lider da Hillbilly Band
Clemente Ukmar - Bandido
E com Roberto Chiappa, Bruno Boschetti, Luigi Leoni, Luigi Antonio Guerra, Giuseppina Cozzi e Lorenzo Ramírez.


No estilo pastelão, um divertido Espaguette Western. Filme engraçado médio com ação baseada em pancadarias as vezes desnecessárias. Lutas e tiroteios exagerados feito por um profissional especialista no gênero, Bruno Corbucci. Esta co-produção Espano-italiana refere-se a um simpático desocupado conhecido como Dart Jr. (Timothy Brent, creditado aqui como Giancarlo Priete), que deixa sua casa em Cheese Valley [O Vale do Queijo] em busca de sua glória como um Texas Ranger assim como o seu velho pai foi, um ex-sargento dos Rangers.

Muito distante de sua terra, ele procura os amigos de seu pai: MacAthos (George Eastman), Aramirez (Leo Anchoriz) e Portland (Chris Huerta), conhecidos como os três inseparáveis Mosqueteiros do Oeste. Dart encontra os três sujeitos nada confiáveis e juntos ajudam a escoltar a bonita médica epidemiologista, a Dra. Alice Ferguson (a futura atriz-pornô alemã Karin Schubert), para transportar remédios a uma vila no México conhecida como San Firmino.

Na realidade ela está contrabandeando ouro para um ditador mexicano. Todos eles unem forças para irem ao México para a cidade de San Fermino onde haverá a negociação do ouro com o ditador e é neste caminho que a maior parte da ação acontece. Ao longo do caminho muitos bandidos e caçadores de recompensas tentam agarrá-los para também descobrir e se apossarem desta fortuna.


Os mosqueteiros como diz o título do filme são exímios lutadores cheios de truques para ludibriarem seus oponentes. Toda a luta e disputa pelo ouro culmina dentro do trem circense do Barão von Gruppen (Max Turilli). Um general revolucionário mexicano e seu exército não sabem, mas apoderam-se da ambulância da doutora na qual está escondido o ouro e os mosqueteiros e a doutora entram para seu exército para continuar a perseguição ao ouro.

Após a ambulância passar por várias mãos ninguém consegue por as mãos no tesouro e ao final uma mensagem nos créditos do filme: "Por enquanto nos despedimos, somente por enquanto". O que dá-se a entender que haveria uma continuação que não houve.

Seu irmão Sergio Corbucci (Django) já havia lançado a um ano antes (1972) (Que Faço no Meio de uma Revolução?), "Che C'entriamo noi con la Rivoluzione?" outra comédia no mesmo seguimento e bem superior a esta. Percebe-se aqui também o estilo de Trinity e Bambino por haver uma cultura à sujidade com um tom de puro humor negro e com violência. Consegue-se sentir vestígios do estilo Enzo Barboni (E. B. Clucher) como em: ¨Trinity é meu Nome¨ e ¨Trinity Ainda é meu Nome¨.

Às vezes até sem motivos presencia-se a ação, diversão, brigas, tiroteios e entretenimento cheio de surpresas em exageros, mas é obvio que o objetivo era este mesmo. “Para a época quanto mais pancada, mais bilheteria.” Objetos são usados como armas em abundância, jogos, lutas engraçadas bem ao estilo Terence Hill/Bud Spencer.

Um roteiro divertido de comédia leve e bobagens em excesso com resultados menores comparáveis à série Trinity. Ele certamente tem um elenco entusiasmado e muito extenso de rostos conhecidos do Espaghetti, e mostram isso quando enfrentam uma exótica vila de lutadores chineses fabricantes de carroças em meio ao Oeste e que tem a participação do ator Chen Lee "Xangai Joe", exímio lutador de Kung Fu que ajuda os mosqueteiros em sua viagem passageira pela vila.


São todos personagens exóticos e divertidos. Uma verdadeira salada talvez com excessiva inspiração de Bruno. "Tutti Per Uno ... Botte Per Tutti" (título original na Itália), "Os Três Mosqueteiros do Oeste" tem como herói principal Timothy Brent que realizou um filme semelhante, ¨Tedeum¨, de Enzo G. Castellari e atuou ao lado de Jack Palance, ambos os papéis têm notável semelhança, aqui como Dart Jr. que rouba as cenas com toda a sua malandragem.

O grandalhão George Eastman tem seu papel limitado aqui e parece que só preencheu a vaga de um figurante que vive bebendo whisky de canudinho. Ficou como um ator secundário, o que não seria habitual a ele no neste gênero. Outros simpáticos atores espanhóis como: Leo Anchoriz, (Poeta, romântico e mulherengo) Chris Huerta, (O comilão e bruto desajeitado) e o Badman Eduardo Fajardo (Ordinário Major Jackson de Sérgio Corbucci em Django) e José Canalejas, (Mendoza, um contrabandista de Armas).

Ótima trilha musical de Carlo Rustichelli que executou muitos trabalhos com Corbucci e que faz uma pontinha como líder da banda no prólogo do filme.


Uma bela fotografia atmosférica de Rafael Pacheco para um roteiro fraco e inusitado com excesso de situações ridículas escrito pelo habitual Tito Carpi, Leonardo Martin e Peter Berling que também está em uma pontinha com soldado Hans, no trem.

Dirigido por Bruno Corbucci, irmão de Sergio Corbucci que faz um trabalho agradável de câmera com zooms habituais e coreografias inteligentes sobre os confrontos, as lutas, brigas tiroteios e cenas panorâmicas. Bruno escreveu e dirigiu vários filmes de Terence Hill e Bud Spencer como: ¨Banana Joe¨ e tantos outros.

Quem sempre gostou de filmes de Hill-Spencer, deve ver este, e se você nunca viu um este será um agradável começo. É um filme que foi feito para a matinê, juvenil e divertido com exceção a cena de nudez da bela atriz Karin Schubert (Dra. Alice Ferguson) que sai de sua banheira mostrando seu corpo escultural e que Bruno Corbucci soube captar discretamente. Para os amantes do Espaghetti Western que nunca assistiram e inédito na TV brasileira. Só exibido nos cinemas.



Trailer áudio Inglês
”Música 1 Track não original”

Um comentário:

  1. http://diskokosmiko.mx/naredo/western-19889/todos-para-uno-golpes-para-todos,69676.avi

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: