Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

21 julho 2016

Domani Passo A Salutare La Tua Vedova... Parola Di Epidemia [O Meu Cavalo... Minha Pistola... Sua Viúva] Especial Brasil

O Meu Cavalo... Minha Pistola... Sua Viúva - Brasil
Domani Passo A Salutare La Tua Vedova... Parola Di Epidemia - Itália
My Horse, My Gun, Your Widow - USA
Tu Fosa Será La Exacta... Amigo - Espanha
Lännen Suurin Kultakeikka - Finlândia  
Naru Kaulassa Ei Naurata - Finlândia      
O Meu Cavalo, A Minha Pistola, A tua Viúva - Portugal
Västern Största Guldkupp - Suécia        
Meine Kanone, Mein Pferd... Und Deine Witwe - Alemanha





Produção: Espanha e Itália, 11 De Agosto de 1972
Direção: Juan Bosch (John Wood)
Escrito: Juan Bosch (John Wood) e Sauro Scavolini         
Música: Bruno Nicolai   
Duração: 90 minutos
Fotografia: Giorgio Tonti             
Produção: Luciano Martino e Ricardo Sanz
Edição: Angela Grau e Ignacio F. Iquino
Direção de Arte: Michele Massimo Tarantini     
Co Produção: Astro C.C., Lea Films
Locações: Almería, Andalucía, Espanha e Elios Estudios de Roma.


Craig Hill - Doutor Janus Saxon/Doc
Claudie Lange - Deborah Page
Pedro Maria Sánchez - Jovem Louis/Lou/ Donovan
Cris Huerta (Chris Huerta) - Carrasco
Rosario Borelli - Doug/Dog (Richard Melvill)
Carlo Gaddi - Capanga de Carrasco
Esteban Dalmases - Autoridade Local
Gaspar 'Indio' González - Miguel
Luis Induni - Xerife Appleton de Brown City
Marcello Meconizzi - Servente do Hotel de Louisville
Carlos Otero - Donovan Arrombador
Mimmo Poli - Gerente do Hotel de Louisville
Juan Torres - Mexicano Ilegal na Fronteira



Mais uma relíquia do Espaghetti Western que selecionei para fazer uma explanação geral em virtude da escassez de informações sobre ele na internet. Dos dezesseis Espaghetti Westerns em que Craig Hill atuou, nove deles foram rodados em Almeria, Espanha. No ano de 1972 ele atuou em cinco Westerns e seu último seria Corte Marziale “A Corte dos Assassinos - Brasil (1974)”.


Craig Hill é o médico “Doutor Janus Saxon” que tem com profissão usar o estetoscópio pra desvendar segredos de cofres de bancos e junto com seu parceiro Donovan (Carlos Otero), um arrombador profissional nunca apesar de profissionais astutos não conseguem se aposentar neste ramo.

Em um de seus assaltos em parceria com Carrasco (o ator português Chris Huerta) e seu bando de mexicanos são bem sucedidos mas traídos pelo mexicano que foge com todo o ouro roubado.


O doutor Janus desfaz sua sociedade com Donovan, o seu parceiro de crime porque Donovan acredita não haver mais condições de continuar na vida de roubos e chega a ser tão dramático que ao tentar se enforcar, falha na tentativa mas Janus é um homem calmo e paciente, portanto não se preocupa em perseguir Carrasco porque sabe que mais cedo ou mais tarde se encontrarão mas no entanto não deixa de perder a pista do mexicano. Ele espera até que tenha uma boa chance de vingança.


Atrás do ouro está também, Deborah Page (Claudie Lange), uma cúmplice de Carrasco que primeiramente se apresenta como uma repórter do Jornal “The Boston Times” para cobrir reportagem do enforcamento de Doug (Richard Melvill) na cidade de Louisville.

Doug é um mexicano irmão de Carrasco envolvido no assalto ao banco capturado pela justiça de Brown City e que sabe onde está escondida a fortuna, fruto do roubo. Janus alia-se à Louis, um jovem pistoleiro, filho de seu ex parceiro, Donovan e juntos saem à procura de Carrasco e Doug para descobrirem onde esconderam o ouro.


"Domani Passo a Salutare la tua Vedova ... Parola di Epidemia" é uma divertida comédia com um bom ritmo e com um boa história. Foi produzido praticamente nos últimos anos do Western Italiano entre 1972-1974.

O Ritmo se desenvolve lento em algumas ocasiões para uma comédia e não é tão boa como "Lo Chiamavano Tresette... Giocava Sempre col Morto", também estrelado por Chris Huerta e George Hilton, mas aqui funciona bem.


Janus Saxon é também um pouco filósofo e principalmente um vigarista que engana seus adversários na mesa de bilhar com bolas cheias de truques e que ninguém sabe mesmo explicar como elas funcionam embora dê certo. Até mesmo uma pescaria na praia a tiros de Colt nos peixes. "Clichês do gênero".


Curiosamente temos uma bicicleta roubada de um pintor de quadros em meio à floresta pelo doutor Janus, que sai pedalando-a sem problemas considerando o seu conhecimento de ter estudado na cidade grande, Boston, sabe do potencial dela, sendo trocada inexplicavelmente por seu cavalo.

Na cena final, vemos Deborah chegando em perseguição aos seus parceiros de trambiques em um triciclo à vapor, um dos primeiros carros inventados na época.


Percebe-se um verde bem mais acentuado na vegetação de Andalucia na Espanha no que parece ter sido filmado durante a primavera na região. Filmado nas mesmas localizações onde foi filmado o primeiro “Sabata” entre outros.

A bela localidade da "Pousada De El Gallo", a cidade de Louisville entre outros cenários, mostram a beleza do local escolhido para algumas cenas.


A música tema do filme composta por Bruno Nicolai [parceiro de Morricone] é particularmente memorável e foi utilizada da trilha sonora de "Arizona Colt Return", “Arizona Si Scatenò e li Fece Fuori Tutti” [O Retorno de Arizona Colt] (1970) com Anthony Steffen.dirigido por Sergio Martino.

Curioso também é que a direção é atribuida a Juan Bosh mas na realidade é de Ignazio F. Iquino e isso as vezes acontecia porque envolviam negociação de valores, do tipo de impostos e aí arrumavam um diretor que assumisse os créditos.

Algumas sequências assobiadas por Alessandro Alessandroni dão o tom melancólico em algumas cenas de descampados. O tema vocal é uma canção que fala alegremente da morte ou de matar alguém.

"Eu acho que eu tenho que pegar minha arma”,
"Eu acho que eu tenho que atirar em alguém”,
"Bang bang, Hey Yuppee Yuppee hoo",


Até mesmo o jovem Louis Donovan (Pedro Mari Sánchez), o filho de seu velho parceiro que foi morto em um tiroteio com a lei o trai. Tudo se desencadeia em uma perseguição frenética a Doug que está sendo transferido para de Brown City para Louisville onde será enforcado. Deborah Page (Claudie Lange) aqui é uma bela jovem tão gananciosa quanto aos homens.


Ela sabe como usar suas artimanhas femininas para chegar ao lado de qualquer homem: primeiro foi Carrasco, em seguida, Saxon, e por fim um banqueiro. Traições é o ponto alto do filme. A decepção de todos em ver uma carroça atravessar a fronteira com rodas forjadas em ouro por Carrasco nas mãos de mexicanos pobres é a lição para todos os traidores.


Não é um mau filme, mas algumas conclusões são meio absurdas como o por que do roubo da bicicleta por Saxon abandonando o seu cavalo.

Convenhamos de era uma bicicleta muito moderna para o período da Guerra Civil em torno de 1895. A maioria dos pistoleiros usando um Colt Peacemaker, o qual só seria introduziu após a guerra também é um detalhe que não passa aos olhos de especialistas.


Outra contradição observada e ver; Saxon, Carrasco e Louis Donavan sendo aprisionados por soldados confederados e logo em seguida surgem no banco com os mesmos uniformes para transportar valores em meio a guerra em curso já perdida para o Exército do Norte.

Este foi mais um Western comédia feita na sequência dos filmes de Trinity que ainda faziam sucesso em seus últimos dias em vários países. Três homens: Doutor Janus Saxon (Craig Hill), o arrombador Donovan (Carlos Otero), e o bandido mexicano Carrasco (Chris Huerta) e Deborah Page (Claudie Lange), são os protagonistas de muitas confusões aqui. Inédito na TV brasileira.


Versão com áudio inglês e legendas dinamarquesas disponível no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: